Conheça 7 Raridades Entre Os Lithops: Chamados De Cactos Pedras

cactos pedras
Cactos Pedras

O grupo das suculentas está cheio de criaturas estranhas e maravilhosas. O gênero Lithops, conhecido popularmente como Cactos Pedras, está entre as espécies ameaçadas ou em perigo de extinção. Este artigo mostra 7 espécies entre as mais raras.

Existem muitos motivos que podem colocar uma espécie de planta em extinção. Isso ocorre por exemplo por causa da perda de habitat, desmatamento, mudança climática entre outros fatores.

Embora os Cactos Pedras recebam este nome eles não pertencem à família Cactaceae e sim Aizoaceae. O nome Lithops vem do grego: “lithos” (pedra) e “ops” (rosto). Além disso, todos eles são conhecidos também como Pedra-viva e Planta-pedra.

São plantas nativas da África do Sul, Namíbia, Botsuana e Angola. Muitas espécies estão disponíveis na internet para compra e são alvo de procura entre colecionadores especializados.

Assunto Relacionado: Como Plantar Lithops, o Cacto Pedra Viva

7 Espécies de Cactos Pedras Raros

1 – Lithops Aucampiae

O Lithops aucampiae é chamado de Pedra-viva ou Planta-pedra. Ele é composto de duas folhas grossas que são separadas por uma fenda. Aliás, a luz solar chega à parte subterrânea através da chamada janela foliar existente em cada folha. Eles atingem de 2 a 5 cm.

2 – Lithops Fulviceps

O Lithops fulviceps tem um par de folhas engrossadas que chegam a 5 centímetros. Sua única flor surge branca com o miolo amarelo e cresce até 3 cm. No inverno surgem as folhas novas que devem ficar sem irrigação até que as antigas sequem.

3 – Lithops Helmutii

A Planta-Pedra Lithops helmutii é uma das poucas espécies de Cacto Pedra em que a dupla de folhas não é completamente fundida. Elas formam touceiras de cerca de 6 cabeças, sendo que cada uma delas corresponde a um par de folhas. As flores são amarelas com o miolo branco e se abrem de dia e fecham ao pôr do sol.

4 – Lithops Hookeri

O Cacto Pedra Lithops hookeri cresce em terrenos rochosos na África do Sul e atinge cerca de 5 cm. Elas se misturam às pedras do local onde crescem, se protegendo assim de predadores. Sua flor amarela surge no outono. Ela cresce entre a fenda das duas folhas da planta. Deve ser irrigada eventualmente no verão.

5 – Lithops Karasmontana

Cactos Pedras

Dentre as espécies de Cactos Pedras, o Lithops Karasmontana é o que cresce menos, atingindo apenas pouco mais de 3 cm. Suas folhas se assemelham a uma pedra acinzentada que cresce em dupla. Tem crescimento muito lento e sua flor é de cor branca.

6 – Lithops Werneri

A Pedra-viva Lithops Werneri é nativo da Namíbia e seu crescimento está limitado a picos de montanhas e falésias. Dentre os Cactos Pedras, este está na lista vermelha de espécies vulneráveis com risco de extinção. É uma das menores espécies entre suas irmãs e assim como os outros, cresce em pares de folhas. Elas têm tons de cinza com muitas linhas marrons escuras no topo bem como alguns pontos transparentes. As flores têm pétalas amarelas e um perfume de aroma picante.

7 – Lithops Julii

cactos pedras

O Cacto Pedra Lithops Julii cresce em forma de cone com duas folhas roliças separadas por uma fissura profunda. As flores surgem no outono e se entendem até o inverno. Após a floração ela não deve mais ser regada. Retome a rega somente depois que as folhas antigas secarem.

Veja Também:

Gostou desse artigo sobre os Cactos Pedras? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.9/5 - (9 votes)

Deixe um comentário