Não há nada melhor do que um tempero gostoso e fresquinho na comida, não é mesmo? Entre as especiarias mais populares, separamos 5 sugestões de temperos para horta que você pode cultivar na sua casa: orégano, coentro, manjericão, salsinha e cebolinha. Eles formam um combo perfeito para você ter sempre à mão na cozinha.
Além de incrementar os pratos e produzir receitas nutritivas e com mais sabor, as ervas que separamos são também decorativas. Escolha vasos bonitos, que combinem com sua decoração e deixe tudo mais harmonioso. Além disso, você ainda vai economizar e diminuir o valor da sua compra do mercado.
5 Temperos para Horta de Casa
Para começar uma horta na sua casa, separamos temperos que dão muito sabor não só a sua refeição como também aos sucos e chás. Além disso, se a produção for muito rica você pode secar as ervas e utilizar mais tarde.
1 – Orégano
Este é o condimento que vai bem com uma boa pizza e salgados. Mas seu sabor é ainda mais acentuado quando fresco. É uma planta que requer exposição solar frequente e prefere uma temperatura moderada, com uma frequência solar de aproximadamente 4 horas por dia.
Bom saber que quanto mais sol ela recebe, mais saboroso se torna. Suas folhas estarão disponíveis para ir para o seu prato assim que ela chegar aos seus 20cm. No entanto, se quiser que eles sequem, deixe-os expostos em uma área bem ventilada por alguns dias protegidos por um saco de papel.
2 – Coentro
Esse é o queridinho do baiano. Coentro é um tempero muito utilizado na culinária nordestina, mas que requer um manejo especial. Um dos cuidados mais importantes com o coentro é colocá-lo sempre ao sol, o que é essencial para realçar o seu sabor.
A temperatura ideal de cultivo é entre 18° e 25°C. Por isso, evite que as sementes sejam plantadas durante o inverno, já que elas requerem calor e luminosidade para crescer. Temperaturas baixas retardam o seu desenvolvimento.
Além disso, as regas devem ser periódicas para deixar o substrato úmido, mas não muito molhado.
3 – Manjericão
Outro condimento muito popular nas cozinhas é o manjericão. Ele é uma espécie que gosta muito de sol, os especialistas aconselham pelo menos três horas por dia. Além disso, precisam se hidratar bem, mas sem exageros.
Escolha vasos isolados para a sua planta. Se optar por jardineira, instale elas de forma mais espaçada com pelo menos 30 cm de distância entre cada uma. Neste caso, plante-o ao lado do orégano, pois ajuda a prevenir as pragas.
4 – Salsinha
A salsinha tem fama de difícil cultivo por nem sempre germinar com facilidade. Seguindo todas as recomendações não há o que duvidar, você pode ter salsinhas frescas aí na sua casa. Os preparos culinários que incluem a salsinha são os mais variados – desde carnes, sopas, aves, peixes, saladas, bolos até cremes e pastas.
A salsinha gosta de solo arenoso e as sementes devem ficar de molho desde o dia anterior ao plantio. Isso vai acelerar a germinação que pode levar até 6 semanas.
O cultivo deve ser entre 10° e 24°C e em local parcialmente sombreado.
5 – Cebolinha
A cebolinha tem um sabor característico e acentuado que traz mais qualidade a qualquer receita. Além da cebolinha comum, existe também uma variedade chamada de cebolinha-francesa, com sabor mais suave e folhas menores.
Embora o cultivo por sementes germine em apenas 40 ou 60 dias, você terá um resultado acelerado plantando mudas.
A cebolinha gosta de ao menos 4 horas de luz solar por dia, mas algumas regiões com clima mais quente podem ser demais para elas. Assim, se perceber que as plantas estão murchas, convém escolher um local com meia-sombra.
Para conhecer mais dicas de cultivo sobre condimentos, dê uma olhada nesse outro post que fizemos anteriormente: Veja Dicas Para Os Temperos Em Vasos Crescerem Melhor.
Veja Também:
Gostou das dicas sobre os temperos para horta? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.