Ideias de Jardim Simples com Plantas Bonitas e Baratas

ideias de jardim simples

Você não quer gastar muitas horas cuidando do seu jardim, mas ao mesmo tempo quer ter um espaço bonito e aconchegante em casa? Veja as ideias de um jardim simples que separamos para você escolher as plantas mais baratas e fáceis de cuidar.

Mas como fazer um jardim simples sem gastar muito dinheiro e horas de manutenção com as plantas? A resposta está na escolha das espécies certas, que se adaptem bem a diferentes condições climáticas e de luminosidade.

Plantas Baratas e Fáceis de Cuidar para o seu Jardim Simples

Se você quer ter um jardim simples, com plantas bonitas e preparar um espaço agradável e na sua casa, acompanhe a lista que apresentamos a seguir. São plantas resistentes e que tem baixa manutenção. 

1 – Cactos

São ideias para jardins, pois gostam de muita luminosidade. Além de formatos e cores diversas, eles se caracterizam pelo crescimento lento e pela robustez. Contudo, espécies muito jovens devem ser cultivadas em locais de sombra e à medida que vão crescendo, podem receber cada vez mais luz direta do sol. 

Para ter pouco trabalho, escolha espécies de cactos que suportam mais tempo sem água. Fuja do grupo dos Rhipsalis e procure por Astrophytum, Cereus e Echinocereus, por exemplo.

ideias de jardim simples cactos

2 – Suculentas

Esse é um grupo enorme, que compreende muitas famílias e que se caracteriza por plantas que conseguem viver com pouca água. Logo, excluindo algumas exceções, geralmente não precisam de muitos cuidados.

Escolha dentre as muitas espécies dos gêneros da Haworthia, Aloe, Euphorbia ou Kalanchoe, por exemplo.

ideias de jardim simples suculentas

3 – Trepadeiras

São muito decorativas e ao mesmo tempo resistentes, e quando floridas tornam-se ainda mais exuberantes. Dê preferência às espécies nativas, como por exemplo a Trepadeira-macarrão (Ephedra tweediana), a Ora-pro-nobis (Pereskia aculeata) ou a Cipó-tapiá (Cratylia spectabilis).

ideias de jardim simples trepadeiras

4 – Palmeiras

Quem não quer ter uma palmeira no jardim não é mesmo? Procure planejar a escolha de acordo com seu espaço, pois a maioria delas têm um crescimento mais lento. Os preços são bem acessíveis ao adquirir a palmeira ainda jovem.

Faça uma pesquisa antes da compra, mas algumas sugestões que você pode gostar são: Ariri (Syagrus vagans), Palmeira-ráfia (Rhapis excelsa) e Palmeira-do-mediterrâneo (Chamaerops humilis).

Chamaerops humilis, Rhapis excelsa e Syagrus vagans

5 -Arbustos

Aqui estão muitas possibilidades de plantas para o seu jardim simples e bonito. A Nolina (Beaucarnea recurvata) por exemplo, tem um caule largo e suas folhas são finas e longas. Embora cresça lentamente, ela se tornará uma atração no seu jardim. Ou ainda a Alamanda-Roxa (Cryptostegia grandiflora), com folhagem densa e flores em tom arroxeado maravilhoso. Já a Dasilírio (Dasylirion acrotrichum) é um arbusto com caule muito curto com folhagem exuberante, que compõem uma forma arredondada.

Agora você tem muitas ideias para construir o seu jardim gastando pouco, com plantas resistentes e que tem uma manutenção descomplicada. Isso forma um conjunto de facilidades para você aproveitar ainda mais o seu jardim. E se quiser se aprofundar mais nesse assunto, veja esse outro artigo onde mencionamos Dicas De Planejamento Para Um Pequeno Jardim.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre ideias de jardim simples? Conte nos comentários lá no final da página se você já tem alguma dessas espécies em casa. Então, marque suas estrelinhas abaixo.

Deixe um comentário