Dicas De Planejamento Para Um Pequeno Jardim

Pequeno jardim

Decorar um pequeno jardim não é tão complicado como possa parecer. Tudo que você precisa é planejar com sabedoria e colocar no papel suas ideias. Algumas sugestões práticas podem transformar o seu espaço e deixar o jardim mais aconchegante. Veja se algumas das ideias abaixo para jardins se encaixam com o que você tem em mente.

Antes de começar a comprar todos os elementos que supõe necessários para a montagem de um jardim menor, você deve reservar um tempo para fazer um planejamento completo. Por certo, você economizará tempo lá na frente, além de controlar melhor os gastos.

Dicas de Planejamento de um Pequeno Jardim

Quem se muda para uma casa com jardim sabe que pipocam ideias e sonhos para deixar tudo do seu jeito. Contudo, algumas perguntas básicas devem ser respondidas antes de começar o projeto.

Móveis

Quais são os móveis de tamanho apropriado para o seu jardim?

É bom fazer medições para não roubar espaço da circulação. Isso vai auxiliar na escolha dos móveis dependendo do tipo de ambiente que pretende construir. Por exemplo, mesas para refeição, número de cadeiras, mesinha de centro com poltronas, cantinho solitário de descanso ou leitura, balanços e por aí vai.

Privacidade

É preciso criar ambientes de privacidade por causa das casas vizinhas?

Alguns tipos de plantas podem facilmente te ajudar a criar mais privacidade, além de criar um efeito de maior amplitude. As trepadeiras, por exemplo, ficam muito bonitas em suportes que rodeiam os limites de um jardim. Além disso, existe uma grande variedade de plantas que podem combinar com a decoração que você tem em mente.

Assunto Relacionado: Conheça Aqui 7 Opções Incríveis De Planta Para Cerca Viva

Manutenção de um Pequeno Jardim

Mesmo com pouco espaço, seu jardim terá plantas, certo?

Estas plantas precisam de manutenção. Quanto tempo você dispõe para cuidar das plantas? Se você não dispõe de muito tempo para as plantas, planeje a escolha das espécies de acordo com sua rotina. Isso evita frustrações futuras com aquelas plantas tão maravilhosas no início, mas que ao longo do tempo, sem a devida manutenção acabam padecendo.

Água

Você pretende colocar espaços molhados como um pequeno lago ou uma fonte?

Mesmo pequenos jardins podem contar com ambientes que tenham a presença de água. Eles são uma alternativa simples que geram um espaço harmonioso, além disso, deixam o local extremamente aconchegante. Todavia, dependendo da sua opção é preciso prever pontos de abastecimento ou de energia com antecedência.

Truques para o Jardim Parecer Maior

Quer que seu pequeno jardim pareça maior?

Sim, com alguns truques de perspectiva é possível aumentar não apenas a noção de largura como também a de profundidade do seu jardim. Combinando cores, texturas, alturas e posições das plantas você pode criar uma ilusão de profundidade óptica no seu pequeno jardim.

Assunto Relacionado: Como Combinar Plantas No Jardim

Veja Também:

Gostou destas dicas? Aproveite para ver, não só sobre Casa e Decoração, como também saber mais sobre Plantas e descobrir novas Receitas lendo os outros artigos do nosso blog. Logo após, compartilhe com alguém que você sabe que vai gostar desses assuntos. E então, deixe sua avaliação nas estrelinhas.

4.9/5 - (14 votes)

Deixe um comentário