Se você procura uma trepadeira de crescimento vigoroso e com flores lindas, é bem provável que você goste da nossa escolha de hoje, a planta Lágrima-de-Cristo. Ela é uma espécie perene de trepadeira florestal que pode crescer até 4 metros de altura. Ideal para caramanchões, pórticos e pergolados.
Separamos algumas dicas que podem te ajudar a decidir se essa é uma opção de trepadeira para sua casa. Acompanhe nos tópicos a seguir algumas sugestões de como cuidar, podar, além de métodos de propagação.
Sobre a planta Lágrima-de-Cristo
A planta Lágrima-de-Cristo é também conhecida como Clerodendro-trepador e recebe o nome científico de Clerodendrum thomsoniae. Essa é uma espécie de planta com flor do gênero Clerodendrum da família Lamiaceae.
É nativa da África tropical ocidental, ocorrendo desde de Camarões ao Senegal, e é cultivada como planta ornamental, sobretudo por causa de suas flores em duas cores.
As flores podem ser totalmente vermelhas. Por outro lado, podem também apresentar duas cores: elas têm um cálice de cinco lóbulos desde o tom branco puro até um roxo pálido. Além disso, elas possuem uma corola vermelha, também de cinco lóbulos, que lembram gotas de sangue em um coração branco.
Aliás, nos países de língua inglesa ela é conhecida como Coração-sangrando (Bleeding Heart).
Suas folhas ovaladas, brilhantes e verde-escuras medem de 8 a 17 cm de comprimento.
Ela produz flores com um contraste único e sempre muito marcante, sobretudo à primeira vista. Cada flor consiste em um cálice branco em forma de coração, do qual emerge uma corola vermelha profunda ou às vezes rosa.
As flores normalmente crescem em cachos. Essa trepadeira tende a florescer durante os meses de verão, mas em climas tropicais, com temperatura alta e umidade, pode florescer intermitentemente durante todo o ano.
A planta é atrativa tanto para abelhas como borboletas, que auxiliam na polinização.
Como cuidar da planta Lágrima-de-Cristo
A Lágrima-de-Cristo não tem segredos no cultivo, se desenvolvendo bem desde que em condições adequadas, que incluem temperaturas quentes e umidade elevada.
Acompanhe conosco quais são os requisitos de luz, água, solo, fertilização e poda. Além disso, saiba como propagar e fazer o controle de pragas e doenças.
Luz e Temperatura
A Lágrima-de-Cristo adora o sol pleno das regiões subtropicais e precisa dessa condição para florescer bem. No entanto, em algumas regiões do país, com temperaturas altas, o sol mais quente do dia pode queimar suas folhas e flores.
Nesse sentido, o local ideal para a Lágrima-de-Cristo é aquele que recebe muita luz, mas protegida por uma pérgola, treliça ou copa de árvore quando exposta a locais de temperatura mais severa.
Essa é uma trepadeira sensível ao frio e pode não resistir a locais atingidos por geadas.
Rega
A Clerodendrum thomsoniae é uma planta sedenta que requer rega regular e abundante, especialmente na primavera e no verão, quando está crescendo ativamente.
O solo deve ser mantido úmido, mas sempre com o cuidado de não deixar encharcado, pois isso pode causar podridão das raízes, além de infecções por fungos.
Com o tempo, a Lágrima de Cristo fica mais resistente à seca. Além disso, no inverno, você pode reduzir a frequência das regas. No entanto, evite deixar o solo secar completamente, pois isso pode fazer com que a planta murche e perca suas folhas e flores.
Um bom indicador das necessidades hídricas da planta são as suas folhas: se estiverem caídas ou amareladas, significa que a planta sofre de falta ou excesso de água.
Solo
A trepadeira Lágrima de Cristo prospera em solo rico em matéria orgânica e bem drenado. Antes do plantio é importante revolver a terra para um melhor aproveitamento das condições de decomposição de folhas.
Se o solo do seu jardim for mais argiloso, acrescente areia ou algum composto de folhas e pedaços de madeira.
O pH do solo deve ser ligeiramente ácido, entre 5,5 e 6,5. Você pode usar um medidor de pH para testar a acidez do solo, facilmente encontrado em lojas de jardinagem.
Para diminuir o pH do solo alcalino, você pode adicionar um pouco de turfa ou enxofre. Para aumentar o pH do solo ácido, você pode adicionar um pouco de cal ou cinza de madeira.
Adubo
A Lágrima de cristo gosta de fertilização periódica. Escolha um fertilizante padrão balanceado como NPK 10-10-10, a cada dois meses, durante a época de floração (primavera ao verão). Como alternativa, você pode usar um fertilizante orgânico como esterco de animal, por exemplo.
Ao fazer a aplicação, coloque o fertilizante na superfície do solo, sem enterrar ou tocar na planta. Regue bem após a fertilização para dissolver o fertilizante e evitar que queime as raízes. Não exagere nas quantidades de adubo, pois isso pode causar acúmulo de sal no solo e prejudicar a planta.
Como podar a Lágrima-de-Cristo
A Lágrima de Cristo é uma trepadeira de crescimento rápido que precisa de poda regular para manter sua forma e tamanho e estimular novos picos de flores. Você pode podar a planta após a floração (outono ao inverno), cortando os galhos mortos, doentes ou indesejados. Você também pode remover as flores murchas para estimular novos botões.
Como ela cresce retorcida e com muitos ramos, necessita de um suporte ou treliça para subir e espalhar seus galhos. Você pode usar arames, estacas, paredes ou colunas para guiar o crescimento da planta Lágrima de Cristo. Você também pode treinar a planta para criar um efeito espesso ou em cascata, apertando ou dobrando as pontas dos caules.
Como Propagar a trepadeira Lágrima-de-Cristo
A Clerodendrum thomsoniae pode ser propagado por sementes ou por estacas de caule. As sementes podem ser semeadas em uma mistura de vasos úmidos e mantidas em um local sombreado até que germinem, o que pode levar várias semanas.
Estacas de caule podem ser retiradas de galhos saudáveis. Escolha um caule que não seja muito jovem e nem muito velho. Coloque os galhos escolhidos em água ou solo úmido até que criem raízes, o que pode levar algumas semanas. Ambos os métodos são melhor executados na primavera ou no verão, quando a planta está crescendo ativamente.
Esta planta pode se tornar invasora em algumas áreas tropicais, por isso é importante controlar o seu crescimento e estar atento ao seu hábito de propagação.
Controle de Pragas e Doenças da planta Lágrima-de-Cristo
Geralmente resistente a pragas e doenças, a Lágrima de Cristo pode ocasionalmente sofrer de pulgões, ácaros, cochonilhas, moscas-brancas, manchas foliares, oídio ou podridão radicular. Para evitar esses problemas, você deve manter a planta saudável, fornecendo-lhe luz, água, solo, fertilizante e poda adequados.
Você também deve inspecionar a planta regularmente em busca de sinais de infestação ou infecção e remover todas as partes afetadas o mais rápido possível.
Se o problema persistir ou piorar, você pode usar um inseticida ou fungicida apropriado para tratar a planta e remover o problema.
Além disso, você também pode usar alguns remédios naturais, como óleo de neem, sabão inseticida ou spray de bicarbonato de sódio para controlar as pragas e doenças.
Enfim, a Lágrima de Cristo é uma trepadeira vigorosa, bonita e ornamental que pode adicionar muita cor e charme ao seu jardim ou casa. Não é tóxica para humanos e nem para animais e tem um crescimento rápido que vai te conquistar. E se você está a procura de outras espécies de trepadeiras, esse assunto de outro post pode te interessar: Trepadeiras Nativas Do Brasil: Conheça Essas Maravilhas.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim