A suculenta Pachyphytum hookeri é uma planta pequena e graciosa que pode ser cultivada em ambientes super iluminados, seja dentro ou fora de casa. Ela chama a atenção não somente por seus tons de verde mais claros, como também pelo formato de suas folhas.
É uma suculenta que cresce formando lindas rosetas com folhas grossas e carnudas. Além disso, pode ser propagada facilmente através de suas folhas.
Sobre a Suculenta Pachyphytum hookeri
Nativa do México, onde cresce em encostas rochosas e falésias, a suculenta Pachyphytum hookeri pertence à família Crassulaceae, a mesma de outras plantas já citadas aqui anteriormente. Por exemplo, a delicada suculenta Pedra-da-lua.
A Pachyphytum hookeri possui folhas lindas, grossas, arredondadas e carnudas que formam rosetas em longos caules. As folhas podem adquirir várias cores, como verde mais claro, laranja, roxo e lilás dependendo da forma de cultivo e da luminosidade disponível.
Além disso, as folhas são recobertas por uma camada pulverulenta chamada farina, que lhes confere um aspecto aveludado. Essa camada é um tipo de pó fino. Assim, evite tocar muito nas folhas para evitar a retirada dessa película.
As flores são pequenas e em forma de sino, podendo ser verdes ou vermelhas. Elas surgem no final do inverno e início da primavera.
A Pachyphytum hookeri é uma planta de crescimento lento que pode atingir até 50 cm de altura.
Pode ser cultivada em ambientes internos, bem iluminados, ou externos, desde que receba luz e água suficientes. E embora ela prefira condições quentes, também pode tolerar algum frio e seca.
Como Cuidar da Suculenta Pachyphytum hookeri
A suculenta Pachyphytum hookeri é considerada de fácil cultivo e também propagação, o que torna essa espécie ideal tanto para iniciantes quanto para especialistas.
Neste guia que preparamos, você conhecerá melhor tudo o que precisa saber sobre como cuidar da Pachyphytum hookeri, incluindo:
- Como escolher o vaso e o substrato
- Como regar sua planta
- Adubo para a suculenta Pachyphytum hookeri
- Luz e temperatura ideais
- Podando e propagando sua planta
- Como enraizar as mudas
Como escolher o vaso e o substrato
Um dos aspectos mais importantes do cuidado do Pachyphytum hookeri é escolher o vaso e o substrato corretos.
Assim como a maioria das suculentas, esta é uma planta que não gosta de ficar em solo úmido ou encharcado. Portanto, prefira os vasos com furos de drenagem no fundo e um substrato bem drenado e arenoso.
Fuja da terra vegetal pura, pois ela costuma formar torrões endurecidos com o tempo. Isso acaba provocando o sufocamento das raízes, por falta de oxigênio.
Evite também usar solo muito rico ou pesado, pois ele pode reter muita umidade e causar o apodrecimento das raízes.
Uma boa mistura para vasos, que costuma atender a maioria das plantas suculentas, é a união da terra vegetal com areia. Além disso, você pode misturar outros elementos como por exemplo, perlita, pedriscos, cascalho e carvão ativado em pequenos pedaços.
Todos esses elementos melhoram a drenagem do substrato, deixando-o aerado e solto, dificultando assim, o encharcamento ou a água parada dentro do vaso.
Você também deve escolher um vaso um pouco maior que a raiz da sua planta, mas não muito grande. Apesar das suculentas gostarem de ficar em vasos apertados, um vaso muito pequeno pode restringir o crescimento da sua planta.
Ao contrário, um vaso muito grande pode reter muita água e fazer com que o solo seque muito lentamente, o que não é bom para sua planta.
Como regar sua planta
Outro fator chave no cuidado da Pachyphytum hookeri é a rega e a fertilização. A Pachyphytum hookeri é uma planta tolerante à seca e que pode sobreviver com o mínimo de irrigação. No entanto, não vamos exagerar, ela precisa de água para prosperar e também florescer.
A melhor maneira de regar a Pachyphytum hookeri é usar o método de regar somente quando o substrato estiver seco.
Isso significa que você deve regar bem a planta até que a água escorra do fundo do vaso e, então, esperar alguns dias até que os primeiros centímetros do solo estejam completamente secos antes de regar novamente.
Esse intervalo vai depender do clima da sua região; intensidade do sol, chuvas, umidade, temperatura e vento. Sendo assim, para se certificar de que está na hora da rega, você pode verificar a umidade inserindo o dedo nos primeiros centímetros do solo.
O ideal é prestar atenção nesses três pontos:
- evite regar demais a Pachyphytum hookeri, pois pode causar infecções fúngicas
- evite molhar as folhas ou flores, pois pode causar manchas de fungos ou apodrecimento
- regue sua planta com menos frequência no inverno, quando o crescimento diminui.
Adubo para a suculenta Pachyphytum hookeri
A suculenta Pachyphytum hookeri não precisa de muitos fertilizantes, pois ela pode crescer bem mesmo quando em solos pobres de nutrientes.
No entanto, você pode dar um impulso à sua planta aplicando um fertilizante líquido balanceado, do tipo padrão, uma vez por mês no período de crescimento. Isso quer dizer, entre a primavera e o verão.
Utilize sempre uma quantidade bem menor do que a indicativa da embalagem do produto. Assim você evita sobrecarregar as raízes e provocar, sem querer, uma interrupção no desenvolvimento da planta.
Você deve sempre diluir o fertilizante em água e a aplicação deve ser feita após regar a planta. Nos meses de inverno e no outono, interrompa a adubação, pois a planta tende a entrar em período de dormência.
Luz e temperatura ideais
Pachyphytum hookeri é uma planta que gosta de sol e precisa de luz forte para crescer bem e produzir flores. No entanto, algumas regiões do nosso país, com sol forte aliado a temperaturas altas, podem ser demasiadas para esta suculenta.
Se você mora em regiões assim, como por exemplo no Centro-Oeste, Nordeste e Norte, procure proteger sua planta para que não ocorram queimaduras de sol.
Por outro lado, nas demais regiões, onde a temperatura é mais branda, elas podem ser cultivadas em pleno sol, desde que você observe se as folhas estão saudáveis e confortáveis com a ação da luz direta do sol.
Uma forma de amenizar os efeitos do sol, é cultivar a Pachyphytum hookeri na sombra, porém perto de uma janela que receba ao menos 2 horas de sol direto durante o dia.
É incrível como esta planta pode parecer totalmente diferente uma da outra, se comparamos o cultivo em relação à quantidade de luz que elas recebem. Uma Suculenta Pachyphytum hookeri cultivada no sol e outra na sombra, podem parecer que são pertencentes a espécies distintas.
A Pachyphytum hookeri prefere uma faixa de temperatura de 15°C a 24°C. No entanto, você também deve proteger sua planta do calor ou frio excessivo.
Por exemplo, temperaturas abaixo de 10°C ou acima de 32°C, pois isso pode causar estresse ou danos à suas folhas suculentas.
Podando e Propagando sua Planta
A poda e a propagação de Pachyphytum hookeri são etapas opcionais, mas benéficas, no cuidado de sua planta. A poda pode ajudá-lo a moldar sua planta, remover partes mortas ou danificadas e estimular um novo crescimento e floração. A propagação pode ajudá-lo a multiplicar sua planta e compartilhá-la com outras pessoas.
Para podar você retirar com as mãos ou uma pinça todas as folhas secas, mortas ou doentes. Utilize uma tesoura de poda esterilizada para cortar as hastes das flores desbotadas ou murchas, bem como quaisquer hastes pernaltas ou fracas.
Para propagar sua suculenta Pachyphytum hookeri, você pode usar estacas de caule ou uma simples folha. As estacas de caule são mais fáceis e rápidas de enraizar, enquanto as estacas de folhas são mais econômicas e podem produzir mais plantas. Retire mudas de sua planta em qualquer época do ano, mas saiba que a primavera e o verão são as melhores estações.
Para colher mudas de caule, escolha caules saudáveis e sem floração, com cerca de 7 a 12 centímetros de comprimento.
Então, corte-os logo abaixo do nó da folha, onde a folha se fixa ao caule. Em seguida, retire as folhas inferiores das estacas, deixando apenas 2 a 4 folhas no topo.
Logo depois, você deve deixar as mudas secarem por um ou dois dias, até que se forme um calo na ponta cortada.
Por outro lado, para colher mudas de folhas, prefira as folhas saudáveis e maduras, que não sejam muito velhas nem muito jovens.
Você deve torcê-los ou quebrá-los do caule, certificando-se de incluir um pequeno pedaço de tecido do caule na base da folha. Então, deixe as folhas secarem por um ou dois dias, até que se forme um calo sobre a ferida.
Como enraizar as mudas
Para enraizar suas mudas da Pachyphytum hookeri, prepare um vaso com solo arenoso e bem drenado, como vimos anteriormente.
Em seguida, insira as estacas do caule com cerca de 2,5 cm de profundidade no solo. Já no caso das mudas de folhas, apenas coloque-as sobre a superfície do solo.
A seguir, a rega deve acontecer levemente, apenas umedecendo o substrato.
Escolha colocar as mudas em um local quente e claro, mas longe da luz solar direta.
A partir de então, mantenha o solo ligeiramente úmido o tempo todo, mas não molhado.
Você verá a formação das raízes em 2 a 4 semanas para estacas de caule, ou 4 a 6 semanas para estacas de folhas.
Aí é só escolher onde elas serão transplantadas; em vasos individuais ou diretamente no solo do jardim quando elas já tiverem desenvolvido raízes e novas folhas.
Enfim, com todas essas dicas, esperamos que você tenha suculentas Pachyphytum hookeri saudáveis e muito exuberantes, seja cultivadas ao sol ou dentro de casa. Se puder faça experiências de cultivo com luminosidade diferentes para conseguir plantas com cores diferentes.
Veja também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim