Ainda que você seja um observador casual e não se interesse pelas samambaias, seu olhar será atraído para a bela folhagem do Asplênio. Algumas espécies são pequenas e delicadas e outras maiores e mais robustas. Separamos neste artigo os tipos de samambaia Asplênio mais utilizadas na decoração para que você possa escolher uma que combine com sua decoração e o seu estilo.
No entanto, não será uma escolha tão simples: estima-se que existam entre 700 e 1000 espécies do gênero Asplenium no mundo. A grande maioria delas são de áreas tropicais e subtropicais, enquanto outras são nativas de áreas temperadas, onde as temperaturas são mais baixas.
Tipos de Samambaias Asplênio
Você sabia que as samambaias Asplênio são utilizadas não somente como plantas decorativas, mas também na medicina e na culinária? Alguns tipos de Asplênio são mais populares e usados tanto na decoração externa de jardins e varandas como também em ambientes internos.
Na medicina tradicional, elas são utilizadas para tratar uma variedade de condições, como por exemplo problemas respiratórios, como asma e bronquite
Além disso, elas são comestíveis e suas folhas são usadas em saladas e como acompanhamentos.
Para quem ainda não conhece, saiba que onde mencionamos a palavra “fronde”, se refere ao nome botânico dado às folhas das samambaias no geral.
Algumas das espécies mais populares de Asplênio para a decoração são:
Asplenium nidus: mais conhecida como “Samambaia-ninho-de-passarinho”, pois suas frondes ou folhas crescem em rosetas deixando um vão central na planta. É nativa das regiões tropicais da Ásia, África e Pacífico. As frondes são simples, grandes e se assemelham a uma língua. Ela gosta de locais sombreados e úmidos.
Asplenium antiquum: também chamada de “samambaia-rendada”, é nativa do Japão. Esta espécie apresenta frondes longas, brilhantes e largas que podem atingir até 90 cm de comprimento. É uma planta perene que prefere ambientes sombreados e úmidos. Por sua beleza única, é frequentemente utilizada em jardinagem ornamental.
Asplenium australasicum: esta espécie é nativa da Austrália e da Nova Zelândia. Exibe frondes verde-escuros, brilhantes e levemente ondulados, proporcionando um contraste visual distinto. Cresce principalmente em florestas úmidas e ao longo de margens de riachos, mas tornou-se popular em jardins devido à sua resistência e aparência atraente.
Asplenium scolopendrium: uma das mais conhecidas, esta espécie é nativa da Europa, Ásia e América do Norte. É uma planta perene que cresce em locais úmidos e de sombra como nas margens de rios das florestas. Apresenta frondes longas, levemente onduladas e sem divisões.
Asplenium ceterach: também conhecida como Samambaia-de-fenda, é uma espécie com formato de folhas um pouco diferente. É nativa da Europa, Ásia e África. Diferente das demais, ela tolera bem a seca e o calor, podendo o cultivo acontecer tanto em pleno sol como em sombra parcial. É uma planta perene que cresce em solos calcários como em fendas de rochas, muros e paredes. Tem folhas verdes, brilhantes e coriáceas, que se dividem em folíolos alongados.
Cuidados básicos com a samambaia Asplênio
Como mencionamos, os tipos mais populares de samambaia Asplênio vivem em florestas tropicais e subtropicais. Sendo assim estão acostumadas à sombra natural vinda das árvores maiores.
Em tal caso, essas espécies se sentem muito confortáveis cultivadas dentro de casa. No entanto, procure locais em sua casa que sejam bem iluminados e que recebam a claridade de janelas e varandas próximas.
Para o cultivo à meia-sombra, é aconselhável acostumar a planta aos poucos. Além disso, dependendo da região e do clima, talvez a luz direta do sol seja demais para ela. Então, se você perceber queimaduras nas folhas, mude-a para um local mais protegido da ação direta do sol.
Quem tem jardins, pode colocá-la presa aos troncos de árvores. Você pode amarrar com uma linha ou apoiar como mostra a imagem do Asplênio cultivado em árvore mais adiante.
Como regar o Asplênio
Asplênios em geral gostam de umidade. E se olharmos o aspecto de crescimento das folhas, é tentador regar o centro da planta, ou o “ninho”. Mas evite molhar constantemente o centro. Ela ficará melhor com regas nas laterais, em volta das folhas.
O ideal é manter o substrato sempre um pouco umedecido, mas se você é daqueles jardineiros que exageram nas regas, o melhor é esperar secar o substrato antes de molhar novamente.
E embora essas samambaias apreciem a umidade, elas têm boa resistência a um pequeno período de seca. No entanto, evite espaçar demais a rega.
O substrato
Escolha substrato próprio para samambaias, pois eles são bem leves e permitem reproduzir o tipo de solo encontrado nas florestas úmidas. Isso quer dizer pedaços de casca de árvore, fibra de coco ou outros elementos que ajudem a manter as raízes respirando.
Como adubar
O Asplênio pode ser adubado mensalmente, mas em doses bem leves.
Sempre utilize uma quantidade bem inferior ao indicado na embalagem para evitar que as folhas da sua samambaia fiquem deformadas ou queimadas por conta do excesso de minerais.
Além disso, antes de adubar regue bastante a planta e após colocar o adubo também.
Reprodução e Esporos
Os esporos de Asplenium (imagem abaixo), encontrados nos soros na parte inferior das frondes, são o meio principal de reprodução. Estes esporos, quando amadurecidos, são liberados e levados pelo vento. Então, eles germinam em novos terrenos, dando origem a uma nova planta.
A estrutura destes esporos e a sua disposição são bem diversos e podem ser usadas para identificar espécies específicas.
A reprodução por esporos não é tão simples de se fazer em casa, pois depende de temperatura e umidade ideais. Mas você pode tentar coletando os esporos das folhas e mantendo-os em local fechado e umedecido.
Enfim, agora você conheceu mais algumas opções de espécies ou tipos de samambaia Asplênio, e soube um pouco mais sobre o cultivo e cuidados dessa maravilhosa planta. Experimente incluir uma dessas na sua coleção de plantas dentro de casa ou no seu jardim.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim