A espécie Mammillaria elongata ‘Brown’ é conhecida popularmente como Dedo-de-dama-marrom, por causa de seus espinhos marrom-escuros. Ele forma um conjunto de hastes eretas com aparência exótica que o torna uma escolha popular entre os entusiastas dos cactos.
Além disso, é um cacto resistente e muito fácil de cuidar. Se você nunca teve um cacto em casa antes, escolher um exemplar deste é um bom início. Ele dura muitos anos e tem um crescimento considerado rápido no mundo dos cactos.
Sobre a Mammillaria Elongata ‘Brown’
A Mammillaria elongata ‘Brown’ é originária do México, especificamente dos estados de Guanajuato, Hidalgo e Querétaro. Essa espécie cresce em solos calcários, a altitudes que variam de 1.300 a 2.300 metros acima do nível do mar.
Pertence à família Cactaceae, a mesma família do popular cacto Mammillaria elongata “Cristata”, conhecido como Cacto-cérebro e já mencionado aqui no site anteriormente.
Este cacto, embora seja de pequeno porte tem crescimento rápido, podendo atingir até 15 cm de altura. Sua forma é cilíndrica, com pequenas saliências de onde partem espinhos eretos e escuros, além de uma roseta de pequenos espinhos amarelo-amarronzados, formando juntos uma rede.
As hastes da Mammillaria elongata são alongadas, verdes, cilíndricas, bem como suculentas, semelhantes a dedos. Elas têm de 1-3 cm de diâmetro e 3-15 cm de comprimento, são recobertas por espinhos marrons escuros.
Esse cacto é conhecido no exterior como Cacto “Ladyfinger” e forma aglomerados de hastes cilíndricas com espinhos amarelo-marrons. Durante a primavera, podem surgir flores muito pequenas de cor rosa-amareladas, dando à planta uma aparência dourada marrom.
Como Cuidar da Mammillaria Elongata ‘Brown’
Embora o cacto Mammillaria elongata ‘Brown’ tenha uma forma de cultivo muito simples, acompanhe como você pode proporcionar o ambiente perfeito para que ele prospere.
Luz e Temperatura
O cacto Dedo-de-dama-marrom ama a luz solar e temperaturas quentes, que variam entre 10°C a 29°C.
Pode ser cultivada ao sol pleno ou meia-sombra, mas é recomendável que receba pelo menos duas horas de luz solar direta por dia.
A intensidade da luz pode afetar a coloração dos espinhos, tornando-os mais vibrantes em condições de luz solar intensa.
Rega e Substrato
A rega pode ser bem espaçada, pois ele é tolerante à falta de água e suporta longos períodos sem água. Assim, faça regas abundantes, mas a intervalos bem grandes de tempo e apenas durante o verão e o inverno.
Nas outras estações diminua a quantidade de rega, oferecendo água apenas esporadicamente.
Quanto ao substrato, uma mistura bem drenante é ideal. Uma receita comum para o substrato pode incluir partes iguais de terra, areia e perlita.
Adubo
A fertilização pode ser feita uma vez na primavera e uma vez no verão, utilizando um fertilizante específico para cactos ou um fertilizante do tipo NPK 10-10-10, bem diluído em água.
Aconselha-se a diluição do fertilizante em pelo menos o dobro da quantidade de água recomendada na embalagem.
Propagação do Cacto Mammillaria Elongata
A propagação desta espécie se dá através de brotos laterais ou sementes, no entanto, a propagação por brotos laterais mostra-se o método mais fácil para você fazer em casa.
Para multiplicação através de brotos laterais, simplesmente separe um broto lateral saudável da planta mãe. Utilize luvas ao manuseá-lo, para se proteger dos espinhos. Assim depois de separar o broto lateral, plante-o em um novo vaso com substrato que tenha boa drenagem.
Enfim, estas dicas irão ajudá-lo a criar um ambiente acolhedor para seu cacto Mammillaria elongata ‘Brown’ prosperar e se desenvolver saudavelmente. Experimente também cultivar outras espécies da gigante família de cactos.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim