Flores Roxas para Cenários Deslumbrantes

Existe algo realmente mágico nas flores roxas, não acha? Elas carregam um charme único, uma tonalidade que não é apenas rara na natureza, mas também incrivelmente sofisticada.

Além de ser uma cor que simboliza nobreza e misticismo, ela tem o poder de se destacar em meio ao verde predominante do jardim, criando um contraste visual no mínimo interessante.

E quando falamos de decoração de interiores, elas têm a capacidade de transformar um ambiente comum em um espaço cheio de personalidade e estilo.

Acompanhe nossa lista de plantas com flores roxas que prometem encantar seus olhos. Desde a elegante Lavanda até a exuberante Sálvia, prepare-se para se surpreender então, com as maravilhas que a natureza tem a oferecer.

Flores Roxas e Seus Nomes

1 – Sálvia (Salvia officinalis)

Sálvia com flores roxas em jardim

De porte pequeno, chegando a cerca de 80 centímetros de altura, a Sálvia é nativa da região do Mediterrâneo. É amplamente utilizada como erva aromática na culinária, trazendo um leve sabor apimentado.

Além disso, o uso medicinal é extenso, e o óleo extraído da planta é famoso por suas propriedades adstringentes.

As flores roxas que aparecem na primavera e no início do verão, crescem com sol pleno, assim como solo bem drenado, sendo resistente à seca.

2 – Alamanda-roxa (Allamanda blanchetii)

É uma trepadeira vigorosa nativa do Nordeste do Brasil, famosa por suas flores roxas intensas e grandes, em forma de trombeta, que aparecem durante o ano todo em climas quentes. Suas folhas são lanceoladas, verdes e cerosas.

A Alamanda-roxa é uma planta para sol pleno, o que favorece seu florescimento abundantemente, necessitando de regas regulares, mas sem encharcamento, em solo bem drenado, rico em matéria orgânica. Ela pode ser conduzida como trepadeira para revestir grades, portais. Ou então cultivada ao longo de muros e cercas.

3 – Alho-social (Tulbaghia violacea)

flores rosas estreladas do Alho-social

Para quem gosta de utilizar as flores do jardim em arranjos florais, o Alho-social é uma boa escolha, pois suas flores duram muitos dias. Essa é uma herbácea perene, nativa da África do Sul, com folhas delgadas, verdes e longas como fitas, que exalam odor de alho quando esmagadas.

É muito utilizada em hortas domésticas, pois além de ser comestível, ajuda a espantar pragas, moscas e mosquitos dos arredores.

As flores roxas pequenas e delicadas, em formato de estrelas, com um centro verde ou branco, têm fragrância suave, durante o verão até o outono. Prefere sol pleno e tem boa tolerância ao frio, em solo bem drenado. Além disso, uma vez estabelecida no seu jardim ela pode suportar algum período de estiagem.

Você Pode Gostar:

4 – Agapanto-violeta (Agapanthus inapertus ‘Graskop’)

Agapanto violeta

O termo Agapanthus provém de dois morfemas gregos que juntos significam “flor do amor“. Essa é uma variedade caracterizada por flores pendulares, violeta, que florescem no verão. É uma planta perene que atinge até 1m de altura em condições ideais de cultivo, com folhas longas e estreitas, levemente acanaladas.

O Agapanto-violeta prefere o sol pleno das regiões subtropicais. Pode ser cultivada tanto em grupos, assim como também em conjuntos para a formação de grandes maciços floríferos. Gosta de solo bem drenado, rico em matéria orgânica e requer rega regular, especialmente em períodos de crescimento e floração. A adubação deve ser realizada ao longo do ano, mas sobretudo na primavera.

5 – Agapanto (Agapanthus africanus)

agapanto

Ocorrem variedades de flores brancas ou azul-claras, e por isso é conhecido popularmente também como Agapanto-branco. Muito utilizada como flor de corte pela sua durabilidade. É uma planta perene que forma densas touceiras, com folhas longas e estreitas, muito bonitas e ornamentais.

Com hastes longas, ele pode alcançar até 80 centímetros de altura. Prefere pleno sol, em solos férteis e bem drenados, com regas regulares durante toda a estação, sobretudo a de crescimento. Multiplica-se por divisão de touceiras ou sementes, sendo uma opção elegante para bordaduras ou como planta isolada.

6 – Lavanda (Lavandula latifolia)

Lavanda com flores roxas em jardim

É um arbusto perene famoso por suas fragrantes flores roxas em espigas e sua folhagem verde acinzentada. Sua floração se inicia na primavera, mas se estende pelo verão. Prefere pleno sol, solo bem drenado e a rega precisa ser bem moderada pois não tolera a umidade, sendo resistente à seca.

A Lavanda possui uma fragrância super agradável, motivo de vasto uso na indústria farmacêutica e cosmética. Além disso, é amplamente consumida na culinária e em forma de chás.

Nos jardins ela provoca efeitos visuais belíssimos com o contraste entre o verde das folhas e o roxo das flores. A adubação deve ser leve, e a multiplicação pode ser feita por sementes ou estacas. Requer podas anuais para manter a forma compacta, assim como promover a nova floração abundante.

7 – Criptostégia (Cryptostegia grandiflora)

Cripstostégia

Conhecida também como Alamanda-roxa, é uma trepadeira perene, muito ramificada, que pode atingir cerca de 3 metros de altura. Embora seja nativa das Ilhas Mascarenhas e Maurício, ela já é naturalizada em muitas regiões do Nordeste.

A Cripstostégia apresenta folhas grandes, brilhantes e opostas, e tem a inflorescência formada na primavera, assim como no verão. As flores roxas podem ser também rosadas, como a da foto acima. São vistosas, em forma de trombeta e nascem nas extremidades das hastes.

Prefere locais de pleno sol em temperaturas quentes, mas sem tolerância a geadas. A rega precisa de moderação, com substrato bem drenado, rico em matéria orgânica. Forneça uma adubação equilibrada, especialmente durante o período de crescimento e floração.

Veja Também?