Quer Uma Planta Fácil e de Sombra: Cultive a Aglaonema

Aglaonema

Muito popular como planta de sombra, a Aglaonema engloba cerca de 55 espécies diferentes. Ter uma delas ou várias dentro de casa traz mais harmonia e frescor para sua decoração. Além disso são plantas de fácil manutenção. Conheça algumas dicas sobre a Aglaonema abaixo.

Apesar de grande parte das Aglaonemas (possuírem folhas verdes com manchas cinzas, existem algumas espécies com cores avermelhadas nos caules e folhas. É uma planta que não cresce muito chegando a atingir cerca de 90 centímetros de altura. Tem um cultivo descomplicado, sendo ideal para adornar tanto salas e apartamentos quanto escritórios.

Cuidados Com a Aglaonema

Como ao ar livre elas crescem entre outras espécies, muitas vezes maiores e também sob a sombra das árvores, a Aglaonema se sente confortável sem a luz solar direta. Embora goste dos ambientes sombreados, ela cresce e se desenvolve melhor à medida que recebe mais luz.

Dessa forma escolha locais próximos às janelas ou varandas, que oferecem boa qualidade de luz brilhante.

Quanto as regas, as Aglaonemas não são muito exigentes. Um pouco mais ou um pouco menos não afeta a planta rapidamente, ao contrário do que acontece com outras espécies. Entretanto é sempre bom errar para menos na quantidade de água, já que as raízes não gostam de ficar encharcadas.

Elas ficam mais bonitas quando o substrato fica ligeiramente úmido no verão. Contudo no inverno deixe que o solo seque completamente antes de oferecer nova rega.

Como existem muitos fatores que podem afetar a regularidade das regas, faça o seguinte: comece com poucas quantidades de água.

A Aglaonema consume poucos nutrientes. Assim, uma fertilização tradicional de NPK 10-10-10 pode ser suficiente a cada 2 meses.

Doenças e Pragas

Como é uma planta que cresce em ambientes úmidos das florestas, o ar seco pode tornar a planta mais suscetível aos ácaros e colchonilhas. Fazendo uma limpeza das folhas você já consegue eliminar grande parte dos pulgões. Se preciso use calda de sabão ou álcool regularmente até que todo as infestações tenham desaparecido.

Como Plantar Semente de Abacate

Comprando uma Sansevieria Cilíndrica: Como Escolher a Planta Certa?

Campainha-da-China: Conheça essa Linda Flor para o Jardim

Gostou das dicas de sobre a Aglaonema? Logo após terminar a leitura, conte abaixo quais dessas plantas você cultiva em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.

4.7/5 - (8 votes)

Deixe um comentário