Antúrios: Como Cuidar Dessa Maravilha De Flor

antúrios como cuidar

Você sabia que as flores vermelhas, roxas, rosas ou brancas dos Antúrios não são na verdade flores e sim uma folha modificada da planta que protege as verdadeiras flores? Isso mesmo, as flores são a “espiga” que surge no interior da folha colorida. Então, continue a leitura e conheça mais sobre os Antúrios, como cuidar, fazer as regas, substrato, como conseguir mais flores e como adubar corretamente.

Antúrios, Como Cuidar

Os Antúrios podem ser cultivados, tradicionalmente, tanto no solo do seu jardim como também em vasos. Além disso, tem quem cultive os Antúrio somente em jarros com água.

Eles apreciam a meia-sombra e ambientes quentes e úmidos. A luz direta do sol em suas partes combinado com altas temperaturas pode deixar a planta desbotada e queimada.

Para o cultivo na terra, você vai precisar de um substrato leve, solto e permeável, ou seja, que possua uma boa drenagem para o escape da água. Dessa forma, substratos compostos por alto teor de fibras são ideais para o cultivo do Antúrio.

Elementos como a fibra de coco, carvão vegetal e perlita permitem a aeração no substrato e deixam as raízes livres.

Assunto Relacionado: Saiba mais Sobre a Perlita e Como Usar nas Plantas

Quando o cultivo é feito em vasos, uma boa camada de drenagem feita de argila expandida ou caco de telha, isopor ou outro material drenante ajuda no escoamento da água da rega.

Plantas cultivadas em vasos que são posicionados dentro de cachepôs ou sobre pratinhos de contenção, devem ter o excesso de água retirado após a rega. Essa água parada que se acumula no fundo do cachepô ou dos pratinhos, pode atingir as raízes e deixá-las encharcadas.

Nesse sentido, as regas devem ser frequentes a fim de manter a umidade no substrato do Antúrio, porém sem deixar encharcado. Contudo não espere que o substrato seque completamente antes da próxima rega.

Como Fazer o Antúrio Florescer

Antúrio roxo, branco, laranja e vermelho

Os Antúrios gostam de muita luminosidade, ambientes com muita claridade e que recebam, em algum momento do dia, incidência direta de luz solar. Esse, por certo, é um dos fatores principais que contribuem para o florescimento dos Antúrios.

Quando cultivados em vasos, deve-se atentar para a adubação. Por ser um ambiente reduzido, os nutrientes presentes no solo rapidamente são consumidos. Assim, a fertilização frequente não deve ser esquecida.

Todavia, é importante, ao mesmo tempo, o cuidado com a quantidade de adubo fornecido à planta. Assim, plantas cultivadas em vaso, ficam suscetíveis ao excesso de fertilização. Isso causa a sobrecarga das raízes e a posterior queima das folhas.

Além disso, o excesso de adubo, acaba tendo um efeito inverso ao desejado, pois a planta interrompe o desenvolvimento. A planta então apresenta folhas menores e acaba não florescendo.

Outro fator que ajuda no florescimento dos Antúrios é o elemento fósforo. Ele é responsável não só pela estimulação do aparecimento das flores como também pelo crescimento das sementes e frutos.

O fósforo é o “P” do adubo inorgânico NPK, que encontramos nas lojas de produtos agrícolas. Do mesmo modo, o potássio (K) também é importante na formação da floração, porém o percentual de nitrogênio (N) deve ser menor que os outros dois.

As temperaturas mais baixas do inverno ajudam no florescimento quando chega a primavera. Assim diminua as regas nesse período e retorne a normalidade quando terminar a estação fria.

Assunto Relacionado: Adubo Orgânico e Inorgânico: como escolher o melhor?

Antúrios, Como Cuidar das Folhas Doentes

Conheça alguns contratempos que podem atingir os Antúrios que você tem em casa. Muitas vezes eles estão relacionados a algum erro na manutenção diária da planta. Dessa forma listamos os erros mais comuns e como você pode contorná-los.

Descoloração das Folhas

São diversos os problemas que podem causar a descoloração das folhas dos Antúrios, deixando-as com tons amarelados. Os mais comuns são:

  • Luz solar direta com altas temperaturas;
  • Pouca umidade no ambiente;
  • Excesso de água;
  • Falta de água.

Folhas queimadas ou marrons

A causa de folhas que mudam de cor e ficam com aspecto amarronzado ou queimado pode ser:

  • Excesso de sol;
  • Excesso de fertilizante;
  • Ambiente muito seco e com baixa umidade.

Gostou das dicas sobre os Antúrios: como cuidar? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

4.9/5 - (17 votes)

Deixe um comentário