A árvore Ipê-de-jardim é uma das mais belas opções para jardins de casas, pois além do seu crescimento considerado rápido, ela tem uma floração exuberante em cores amarelas. E não é só isso, ela pode começar a florescer já no primeiro ano de cultivo.
Muito popular também em jardins públicos, essa árvore pode atingir alturas de 2 a 4 metros, em poucos anos, dependendo das condições de cultivo. Sendo assim serve tanto para quem precisa de uma árvore de crescimento rápido como também para quem busca criar um local sombreado no jardim.
Sobre a Árvore Ipê-de-Jardim
A Ipê-de-jardim recebe vários outros nomes populares a depender da região do país onde cresce cultivada. Por exemplo, carinhosamente conhecida como Ipezinho-de-jardim, Ipê-mirim, Sinos-amarelos, Carobinha, Guarã-guarã, Amarelinho, entre outros.
No exterior ela tem dois nomes populares muito conhecidos: Yellow Trumpetbush ou Yellow Bells.
Ela pertence à família Bignoniaceae. Esta família é conhecida por incluir diversas espécies de árvores, arbustos e trepadeiras, com flores vistosas, muitas das quais já mencionamos aqui no site.
O nome científico do Ipê-de-jardim é Tecoma stans. Nativo da América do Norte, Central e do Sul, o Ipê é uma planta perene, originária das regiões tropicais e subtropicais destes continentes.
A Tecoma stans se destaca pela sua estatura e exuberância. É uma planta perene pode alcançar alturas variando de 1,5 a 10 metros, dependendo das condições e do tipo de cuidado recebido. Sua estrutura é formada por um caule lenhoso e ramificações que se estendem de forma graciosa, conferindo-lhe uma aparência robusta, porém elegante.
As folhas lanceoladas, de um verde profundo e brilhante, estão dispostas em pares opostos ao longo dos ramos. Além disso, elas têm bordas serrilhadas e uma textura lisa, adicionando uma textura contrastante como pano de fundo para suas flores vibrantes.
E falando em flores, estas são, sem dúvida, a característica mais notável da Tecoma stans. A planta exibe flores tubulares em forma de trombeta, com um amarelo radiante, embora existam variedades que apresentem tons mais pálidos.
Estas flores, que podem atingir tamanhos de até 5 cm de comprimento. Elas desabrocham em cachos e geralmente florescem em duas estações, tanto na primavera quanto no outono.
Estas flores não só deixam o seu jardim mais colorido, como também atraem uma variedade de polinizadores.
Polinizadores que o Ipê-de-jardim Atrai
A polinização é importante para a reprodução das plantas, pois sem polinizadores, muitas plantas não seriam capazes de se reproduzir e produzir sementes.
As flores do Ipê-de-jardim são grandes e vistosas, e produzem néctar e pólen, que são alimentos essenciais para abelhas, borboletas, moscas e beija-flores
Algumas das espécies de polinizadores que visitam o Ipê incluem:
- Abelhas: Centris tarsata, Exomalopsis fulvofasciata, Euglossa carolina, Melipona scutellaris e Melitoma segmentaria
- Borboletas: Eumaeus atala, Phoebis philea e Papilio polyxenes
- Moscas: Syrphus ribesii e Bombylius major
- Beija-flores: Amazilia fimbriata e Chlorostilbon aureatus.
Como Cuidar da árvore Ipê-de-Jardim
Cultivar a árvore Ipê-de-jardim é recompensador, não apenas pelo espetáculo visual que ela oferece, mas também pela relativa facilidade de cuidados que ela requer. No entanto, para garantir um crescimento saudável e uma floração maravilhosa, é importante considerar algumas de suas necessidades básicas.
Luz e Temperatura:
Essa é uma planta de sol pleno, sendo assim escolha locais com pelo menos 6 horas de sol direto durante o dia. Isso beneficia a floração mais abundante.
Em condições de sombra na maior parte do dia, a planta vai crescer, mas florescerá bem menos. Contudo, em climas mais quentes e com os devidos cuidados, é possível desfrutar da sua floração durante a maior parte do ano.
A temperatura ideal para o Ipê-de-jardim é de 15 a 25 graus Celsius. A planta tolera temperaturas mais baixas, mas o crescimento pode ser afetado.
Separamos três dicas:
- Escolha um local com sol pleno
- Evite plantá-la em locais onde seja exposta a ventos fortes
- Plante a planta em solo bem drenado.
Rega e Substrato
Esse é um Ipê bastante adaptável em relação ao tipo de solo e também à rega, daí sua popularidade em diversos países do mundo. No entanto, prefere solos bem drenados e levemente ácidos a neutros.
Embora possa tolerar solos menos férteis, um solo enriquecido com matéria orgânica certamente vai potencializar seu crescimento e sobretudo sua floração.
Além disso, ele é resistente à seca uma vez estabelecido no local de cultivo. Mas, especialmente durante os estágios iniciais de crescimento, é bom manter o solo uniformemente úmido.
Como Podar a árvore Ipê-de-jardim
O Ipê-de-jardim aceita bem os mais diversos tipos de podas, inclusive as drásticas. A poda pode ser feita tanto para manter a forma da planta como para remover galhos mortos ou danificados, ou ainda estimular a floração.
1 – Poda de manutenção
A poda de manutenção do Ipê é feita para manter a forma da planta. Ela pode ser feita a qualquer época do ano, contudo é preferível fazer no final do inverno ou ainda no início da primavera, antes que se inicie a floração.
Para fazer a poda de manutenção, use uma tesoura de poda afiada e limpa. Remova os galhos mortos, danificados ou doentes. Você também pode podar os galhos que estão crescendo para fora da forma desejada.
2 – Poda de formação
A poda de formação é feita para dar à planta uma forma específica ou para adaptar ao espaço reduzido do seu jardim. O ideal é que seja feita essa poda no início do crescimento da planta, quando ela ainda é jovem.
Para fazer a poda de formação, use uma tesoura de poda afiada e limpa. Remova os galhos que não estão na forma desejada. Você também pode podar os galhos maiores para deixar a planta mais compacta.
3 – Poda de renovação
A poda de renovação é feita para estimular a floração. Ela pode ser feita a qualquer época do ano, e assim como a poda de manutenção, pode ser realizada no final do inverno ou início da primavera.
Para fazer a poda de renovação, também há necessidade de uma tesoura de poda afiada e limpa. Remova todos os galhos antigos, deixando apenas os galhos novos e saudáveis.
Após a poda, é importante regar o Ipê abundantemente, pois isso ajudará a árvore a se recuperar da poda.
Pragas e Doenças comuns e Como Combatê-las:
A árvore Ipê-de-jardim geralmente mostra-se bastante resistente a pragas, no entanto pode ocasionalmente sofrer ataques de insetos como ácaros, cochonilhas, formigas e tripes. Ou ainda por fungos como oídio e mancha foliar.
Ao perceber alguma dessas ameaças, remova as partes afetadas da sua planta. Use produtos químicos ou então métodos naturais para controlar as pragas ou doenças. Além disso, fortaleça a planta com fertilizantes e nutrientes.
Porquê ter um Ipê-de-Jardim no seu Jardim?
O Ipê-de-Jardim não é apenas uma planta ornamental que captura olhares por sua estética encantadora. Ela é popular no paisagismo sobretudo por sua capacidade de florescer em vários climas, oferecendo um espetáculo visual de flores amarelas que atraem polinizadores como abelhas e borboletas.
Além disso, sua resistência a diversas condições climáticas a torna uma escolha versátil para quem busca durabilidade combinada com beleza.
No entanto, algumas precauções devem ser tomadas para cultivar esse Ipê no seu jardim. As raízes da planta são profundas e ramificadas, o que pode causar danos a calçadas, muros e outras estruturas.
Para evitar danos às estruturas, é importante plantá-lo em um local onde ela tenha espaço suficiente para se espalhar. Também é importante evitar plantá-la perto de estruturas que possam sofrer danos por causa das raízes, como por exemplo muros, calçadas, piscinas e fundações.
De tudo que você viu aqui, que tal planejar o cultivo de um belo Ipê-de-jardim no seu espaço? Flores lindas e uma boa sombra para curtir com a família. E se você quer saber sobre outras ideias para o seu jardim, leia nosso artigo sobre Árvores Que Crescem Rápido E Que Dão Sombra Para O Jardim.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim