Árvores Que Crescem Rápido E Que Dão Sombra Para O Jardim

Árvores que crescem rápido, Aroeira

As árvores fornecem sombras, oferecem privacidade, flores e frutos, além de trazer aconchego para o jardim. No entanto, dependendo da espécie, pode levar décadas até que isso aconteça. Separamos aqui 4 espécies de árvores que crescem rápido e que em alguns anos já conseguem proporcionar sombra para o jardim.

É claro que você pode preferir comprar uma árvore mais adulta ao contrário de adquirir uma muda jovem ou esperar a germinação e crescimento. No entanto, esta última opção, por certo é a mais barata. Tudo vai depender dos seus planos.

O que Observar antes de Plantar sua Árvore

Para evitar surpresas desagradáveis no futuro, quando a árvore alcançar porte adulto, é necessário considerar alguns pontos, como por exemplo:

  • Qual a altura final da espécie escolhida?
  • Qual o tamanho da copa da árvore quando adulta?
  • O sistema radicular, ou seja, as raízes podem oferecer risco para a alvenaria da casa ou as calçadas?
  • Quão rápido a árvore cresce ao ano?
  • Suas raízes combinam com outras plantas?
  • Qual a frequência de desfolhamento?

Assunto Relacionado: Árvores para Plantar na Calçada: Com Flores Coloridas E Nativas

Árvores que Crescem Rápido e que dão Sombra

Desde a enorme Licurana até espécies com tamanhos mais modestos, essas árvores escolhidas tem crescimento considerado rápido e trazem sombra para o seu jardim.

1 – Timbaúva (Enterolobium contortisiliquum)

Árvores com crescimento rápido da espécie Enterolobium contortisiliquum com folhas e frutos em forma de orelha e fundo do céu azul

Sua copa é ampla e oferece grande sombra, com muitas ramificações e folhagem abundante. É uma árvore de porte médio podendo chegar a 25 metros de altura. Além disso, tem uma raiz principal desenvolvida, profunda, a partir da qual se formam ramificações e raízes laterais.

Assim, deve ser plantada em espaços grandes e longe da estrutura da casa ou de calçadas. A germinação ocorre por volta de 20 dias e o crescimento é rápido. Também pode ser propagada por estacas. Gosta de solo arenoso ou argiloso, desde que bem drenados e sem alagamento.

A Timbaúva floresce no final da primavera ou início do verão. Logo após surgem os frutos recurvados, em formato de orelha, que justifica seus outros nomes populares: Orelha-de-macaco, Orelha-de-negro e Orelha-de-onça. Além desses, também é conhecida por outros nomes como Tamboril, Timburi, Timbuva e Árvores-da-pataca.

2 – Licurana (Hyeronima alchorneoides)

Árvores que crescem rápido da espécie Hieronyma alchorneoides com detalhe do tronco e folhas no alto com fundo do céu azul

Ela forma uma copa tipo guarda-chuva, larga e densa. As árvores maiores podem chegar a 40 metros de altura. Nesse sentido, o cultivo em jardins precisa estar longe de muros e outras estruturas. Com 3 anos pode atingir de 3 a 5 metros de altura.

Prefere solo medianamente úmido, mas cresce também em solo arenoso, argiloso e de origem vulcânica, em locais bem drenados e não pedregosos. É indicada também para ambientes fluviais, ou seja, à margem de rios e com inundações.

A Licurana tem muitos nomes populares ao redor do Brasil. Aricurana, Abacateiro-roxo, Sangue-de-boi, Coquidá, Carne-de-vaca, Goiabeira-brava, Uricurana, Mangonçalo entre outros.

3 – Ingá-ferradura (Inga Sessilis)

Folhas e floração da espécie Inga Sessilis
Reprodução imagem: Gerson Lopes

Tem tronco tortuoso, com copa ampla e arredondada. Pode atingir de 5 a 10 metros de altura. Tem crescimento considerado moderado a rápido. Ao passo que em dois anos pode atingir uma média de 2 metros de altura.

Cresce melhor em solo fértil e bem drenado com textura argilosa. Bem como é indicada para recuperação de áreas degradadas, assim como locais com inundações. Além disso, não tolera baixas temperaturas e aceita locais semissombreados.

Os outros nomes populares pelos quais a Ingá-ferradura também é conhecida são: Ingá-peludo, Ingá-graúdo, Ingá, Ingazeiro, Ingá-arqueado, Ingá-de-macaco, entre outros.

4 – Aroeira-vermelha (Schinus terebinthifolius)

Folhas e frutos da espécie Schinus terebinthifolius

As espécies adultas podem atingir até 15 metros de altura. Tem o tronco tortuoso, muito ramificado e curto e a copa pouco densa. Ela é muito utilizada em projetos paisagísticos, além disso, possui frutos comestíveis.

É uma árvore que aceita grande diversidade climática, por isso pode ser cultivada em todos os estados do país. Cresce em solo arenoso, com pouca retenção de água. Embora aceite o solo pobre, a Aroeira-vermelha tem um desenvolvimento significativamente melhor quando bem adubada.

É também conhecida pelos nomes populares de Aroeira-mansa, Aroeira-vermelha, Aroeira-da-praia e Pimenta-rosa.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre as Árvores que crescem rápido e que dão sombra? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

4.9/5 - (10 votes)

Deixe um comentário