Bálsamo, Como Cuidar Dessa Linda Suculenta De Bordas Avermelhadas

Bálsamo como cuidar

A planta suculenta conhecida pelo nome popular de Bálsamo, além de ser uma espécie muito ornamental, é largamente utilizada como planta medicinal não só no Brasil, mas também em sua terra natal, o México. Veja dicas sobre o Bálsamo, como cuidar e cultivar em casa ou no seu jardim.

Sobre o Bálsamo

O Bálsamo (Sedum dendroideum, sin. Sedum praealtum) é uma planta suculenta da família Crassulaceae, a mesma do Dedo-de-moça (Sedum burrito) e da Barba-de-moisés (Sedum makinoi).

Nativa do México e Guatemala, ela foi naturalizada para a Califórnia e Ohio, nos Estados Unidos.

É uma planta perene que alcança de 30 a 90 centímetros de altura, com caule ramificado na base, folhas simples dispostas em rosetas. As bordas das folhas ganham uma tonalidade roxo avermelhada quando expostas ao sol.

As flores pequenas e decorativas em formato de estrela, aparecem no outono e inverno abundantes em tons de amarelo, do tipo panículas.

Bálsamo, Como Cuidar

É uma planta que gosta de sol pleno, mas pode ser cultivada também em meia-sombra desde que tenha pelo menos 6 horas de luz solar direta.

Na falta de luz você vai perceber que a planta começa a estiolar ou seja a planta se “estica” e o intervalo entre as folhas começa a ficar maior. Dessa forma, a planta não fica tão bonita e compacta.

Embora goste de calor, o Bálsamo resiste a geadas ocasionais.

O Bálsamo cresce muito facilmente em solos bem aerados e drenados e até mesmo solos calcários.

Regue uma vez na semana se você mora em uma cidade com temperaturas mais altas. Como estamos em um país muito extenso, os climas variam muito de uma região para outra. Sendo assim, a rega deve ser de acordo com o calor e a umidade da sua cidade.

A fertilização com esterco ou húmus é muito bem-vinda. Se preferir utilize um adubo NPK equilibrado ou ainda um que seja específico para suculentas. Faça a fertilização uma vez ao mês nos meses da primavera e do verão.

Assunto Relacionado: Você Sabe Para que Serve o Adubo? Entenda Como Eles Agem

Pragas e Doenças

São plantas de fácil cultivo que não costumam apresentar grandes problemas de pragas. As cochonilhas são as pragas mais comumente encontradas nesta espécie, afinal são muito comuns em jardins caseiros.

Uma maneira de acabar com as cochonilhas é fazendo tratamentos consistentes, sem descanso, para que elas sejam eliminadas. Independente do produto que você escolher, o segredo é tratar semanalmente.

O maior problema que você enfrenta com a rega do Bálsamo é o excesso de água. Isso faz com que as raízes fiquem sobrecarregadas. Causando, assim, doenças fúngicas na planta.

Gostou desse artigo sobre o Bálsamo, como cuidar? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.9/5 - (30 votes)

Deixe um comentário