Begônia Rex: Como Cuidar Dessa Folhagem Repleta De Cores

Begônia Rex como cuidar

Quando falamos em Begônia, muitos pensam logo nas flores cheias de pétalas que se assemelham às rosas. Mas o encanto e a beleza da Begônia Rex vêm do desenho de suas folhas e não das flores. Por causa disso é uma planta que está sempre entre as mais vendidas nas floras e mercados. Conheça aqui as melhores dicas de cultivo para você saber tudo sobre a Begônia Rex, como cuidar, regar, adubar e o melhor tipo de solo.

Sobre a Begônia Rex

A Begônia Rex (Begonia rex) é da família Begoniaceae que contém mais de mil espécies, incluindo os muito cultivares híbridos.

É uma planta perene com caule subterrâneo chamado de rizoma de onde surgem diretamente as folhas. Elas são levemente aveludadas, com veios proeminentes que podem atingir cerca de 30 centímetros de comprimento e 20 cm de largura.

As cores das folhas variam amplamente assim como os desenhos, as texturas e os tamanhos. Elas têm o verso vermelho em sua maioria e o centro verde.

A Begônia Rex também tem flores, porém pequenas em tons rosados ou brancos que surgem de cachos no topo da folhagem. Porém elas não aparecem na ausência da luz direta do sol.

É nativa de vales e encostas do sul da China, Vietnã e Nordeste da Índia, com climas quentes e úmidos.

Begônia Rex, Como Cuidar

As Begônias estão espalhadas pelo mundo todo pois são consideradas excelentes espécies para o cultivo no interior de casas e apartamentos.

Elas precisam de bastante luz, porém sem a ação direta dos raios solares nos momentos mais quentes do dia, o que deixa as folhas murchas e queimadas. O ideal é que ela receba uma fraca luz solar, no início da manhã ou fim de tarde.

Prepare um solo humoso, ou seja, que tenha pelo menos 70% de húmus, pois a Begônia Rex gosta de substrato permeável, arejado e rico em nutrientes para se desenvolver. Acrescente a vermiculita e a perlita para garantir a retenção de água e a drenagem.

As temperaturas ideais para o cultivo da Begônia Rex giram em torno de 18°C a 24°C, sendo uma planta que se debilita facilmente quando exposta a geadas e ao frio intenso.

Begônia rex como cuidar, vermelha e outras

Como Regar Corretamente a Begônia Rex

As regas são uma parte importante sobre o cultivo da Begônia Rex, pois alguns detalhes podem fazer toda a diferença para manter uma planta saudável por muitos anos.

Primeiramente, elas precisam de umidade no solo frequentemente. Sendo esse, o maior empecilho de cultivo já que algumas pessoas não têm disponibilidade de tempo para acompanhar plantas que demandam regas frequentes.

O excesso de água nas raízes da Begônia Rex causa doenças fúngicas e apodrecimento do rizoma.

Depois de observados todos os cuidados, a melhor maneira de fazer a rega da Begônia Rex é por baixo, de forma a deixar as folhas longe da água, uma vez que é uma planta propensa ao mofo. Nesse sentido, o uso de um regador de bico fino pode ajudar a alcançar o solo mais facilmente.

Para saber se está na hora de regar novamente, teste o solo com o dedo; se a parte superior (cerca de 2 a 3 centímetros) estiver seca, é o momento de oferecer mais água.

Ainda assim, a melhor hora de fazer a rega é pela manhã, pois caso haja algum excesso, a oportunidade de secar durante o decorrer do dia é maior.

Além disso, é uma planta sensível ao excesso de sais minerais da água da torneira. Elementos como o calcário e o cloro em excesso podem prejudicar a Begônia Rex.

Assim, para amenizar essa questão, deixe a água descansar em um recipiente na noite anterior antes de fazer a rega na manhã seguinte. Outra alternativa é utilizar a água da chuva sempre que possível.

Uma maneira de melhorar a umidade da planta é colocando argila expandida na bandeja do vaso, ou dentro do cachepô que envolve o vaso da planta. A água não precisa ficar em contato com o vaso. Desse modo, deixe a água disponível da linha superior das pedrinhas, pois com a evaporação a umidade vai direto para a planta.

Como Adubar a Begônia Rex

Fertilizante entre a primavera e o outono a cada duas semanas como fertilizantes líquidos ou a cada três meses usando um adubo de liberação lenta.

Folhas Secas na Begônia Rex

Alguns motivos podem secar a folha da sua Begônia Rex; excesso de água, falta de água, excesso de fertilizantes ou substrato inadequado que não permite o correto escoamento da água.

Folhas totalmente secas, incluindo o caule, indicam que a Begônia está passando sede, e não está recebendo a quantidade de rega necessária.

A necessidade de manter o substrato quase todo úmido, causa alguns erros de rega que muitas vezes levam ao excesso de água no solo. Por esse motivo, é muito importante acertar no tipo do solo para garantir a capacidade de retenção e ao mesmo tempo a drenagem rápida da água.

Quando as folhas ficam secas nas bordas e o caule ainda está aparentemente saudável, provavelmente é excesso de água. Assim, verifique a base onde ele encontra o solo, se o caule estiver mole nesse ponto é a confirmação de que sua planta está com as raízes encharcadas.

Bordas secas também podem indicar excesso de adubo. 

Veja Também:

Posts Recentes

Gostou das dicas sobre a Begônia Rex, como cuidar? Logo após terminar a leitura, conte nos comentários se você cultiva essa planta em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.

4.8/5 - (13 votes)

Deixe um comentário