Como Cuidar da Begônia E Ter Plantas Saudáveis Por Longo Tempo

Como cuidar da Begônia
Begônia Rex, Begônia Maculata e Begônia-cerosa

A Begônia é considerada uma das flores mais lindas e delicadas. Nativa das Américas, existem mais de mil espécies, incluindo as híbridas. De cultivo descomplicado e extremamente popular como planta de interior. Conheça aqui alguns pontos importantes para saber como cuidar da Begônia.

A Begônia é uma planta que sempre bate recordes de vendagem nas floriculturas, bancas e lojas de jardinagem. Por certo, sua similaridade com as rosas, fazem dela um grande sucesso. Estamos falando da espécie Begonia elatior, que tem flores duplas e de diversas cores e as folhas são suculentas e pequenas. Ideais para quem deseja trazer beleza a mais ao jardim, ou dar um toque especial ao lar e também, ainda é uma opção excelente para presentear uma pessoa especial.

Em jardins, bem cuidados podem atingir tamanhos variados e esbanjar exuberância, enquanto que em vasos, decorando interiores, transmitem elegância e delicadeza.

Confira o guia abaixo de como cuidar da Begônia

Solo adequado

O solo deve ser rico em matéria orgânica e possuir uma boa drenagem para escoamento da água, pois a Begônia é pouco resistente ao solo encharcado. 

Há espécies que se adaptam melhor dependendo do ambiente. Para o jardim, uma das espécies mais comuns é a Begonia semperflorens ou Begônia-cerosa, uma vez que suporta sol pleno e também meia sombra. Por outro lado, a Begônia Rex é indicada para cultivo em sombra nos vasos e jardineiras. Já a Begônia Maculata é uma planta que prefere ambientes de meia-sombra.

Temperatura ideal para Begônias

As begônias são intolerantes a climas frios, principalmente geadas. Assim, o ideal é não cultivá-la nesse tipo de ambiente, ou fazer o plantio em locais protegidos ou estufas para controle da temperatura. 

A temperatura ideal é em média de 25 °C. Como citado acima, algumas espécies suportam bem a luz solar direta, e outras ficam melhor em ambientes de sombra e temperaturas mais amenas, contudo sempre bem iluminadas.

Rega ideal ao cultivar a Begônia

Deve-se ter um cuidado especial com as Begônias de sombra. As folhas não gostam de receber água direto. Sendo assim, regue sempre por baixo e de preferência na parte da manhã. Pois, qualquer excesso de água acaba secando durante o decorrer do dia. As regas devem ser constantes, desde que o substrato esteja quase seco para aguar novamente.

Todavia, as Begônias de jardim suportam sol e chuva normalmente.

Em ambos os casos o substrato deve ser bem aerado para que a água saia rapidamente pelos orifícios do vaso ou então escorra pelo sistema natural de drenagem do jardim.

Fertilização para Begônias

A fertilização da Begônia deve ser moderada. Prefira adubos que podem ser misturados à água e use a metade da indicação do fabricante. Pois o excesso de adubo pode queimar as folhas ou deixá-las secas e quebradiças. Por outro lado, a falta de adubação vai impactar na floração e na vitalidade da planta.

Veja também:

Tenha No Seu Jardim Plantas Que Florescem O Ano Todo

9 Plantas para Varanda com Sombra

Maria Sem Vergonha: Cultive o Ano Todo Florida

Como Cuidar Do Lírio-Da-Paz Para Ter Flores Abundantes Todos Os Anos

Orquídea Phalaenopsis: Como Cuidar, Regar e Fertilizar

Gostou deste artigo sobre como cuidar da Begônia? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e conte se você tem uma Begônia em casa. Além disso, compartilhe com alguém que você sabe que também gosta de plantas. E então, marque sua avaliação nas estrelinhas.

5/5 - (2 votes)

Deixe um comentário