Brinco-de-Princesa, Como Cuidar Dessa Joia De Pétalas Fuchsia

Brinco-de-princesa como cuidar

Embora as espécies de Fuchsia cultivadas em jardins sejam popularmente conhecidas como Brinco-de-Princesa, ela dá nome a um grupo com mais de 100 espécies entre arbustos e árvores lenhosas. As flores em formato de lágrimas e recobertas por fabulosas pétalas são tão elegantes que certamente lembram uma joia. Conheça a seguir um pouco mais sobre o Brinco-de-Princesa, como cuidar dessa linda planta.

Sobre a Planta Brinco-de-Princesa

O gênero Fuchsia pertence à família Onagraceae e está distribuído entre o Cerrado brasileiro e a Mata Atlântica. São plantas ornamentais populares, ocorrendo em locais muito específicos e restritos, sendo assim em sua maioria espécies raras.

Espécies como Fuchsia coccínea e Fuchsia alpestris, por exemplo, são nativas dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro respectivamente. E as espécies Fuchsia regia estão presentes em todos os estados da Região Sul do país.

As espécies híbridas, que são facilmente encontradas no comércio de plantas, são chamadas popularmente também de Lágrima, Brinquinho e Fúcsia.

As flores são pendentes, voltadas para baixo e variam muito nas cores e também na formação. Logo, você vai encontrar tanto flores simples como duplas, em cores que vão do branco, rosa e roxo ao vermelho e violeta.

Brinco-de-Princesa, Como Cuidar

Luminosidade

Inicialmente, saiba que a luminosidade é um fator que pode afetar imensamente sua planta Brinco-de-Princesa. Dependendo da espécie, ela pode se adaptar a diferentes tipos de luz. Assim, é uma planta que pode ser cultivada tanto na sombra como no sol, desde que, neste último caso, as temperaturas sejam mais amenas.

Ao escolher plantar sua Brinco-de-Princesa ao ar livre, com luz solar direta, o solo deve ser rico em húmus de forma que a umidade constante e a aeração permitam o equilíbrio da temperatura, não prejudicando assim as raízes da planta.

Contudo, fique atento à temporada de calor extremo, época em que se deve proteger a planta, pois altas temperaturas, acima de 27°C podem matar a Brinco-de-Princesa. Por isso mesmo, a planta Brinco-de-Princesa se adapta melhor a climas mais amenos, sendo melhor cultivada nas regiões Sul e Sudeste.

Por outro lado, o cultivo em luz brilhante, em local sombreado ou meia-sombra são os mais adequados. Nesse sentido, quando em meia-sombra procure locais onde a incidência de luz solar seja apenas do início da manhã ou fim de tarde.

Substrato

A planta Fuchsia prefere o solo constantemente úmido, porém sem ser encharcado. Assim, com o objetivo de manter as raízes protegidas do excesso de água e ao mesmo tempo umedecidas, prepare um substrato rico em bastante material orgânico, que seja bem drenado.

Solos muito compactos podem prejudicar sua planta, pois a água não consegue passar livremente, o que causa o alagamento e que, consequentemente, prejudica as raízes.

É muito comum o cultivo da Fuchsia como plantas trepadeiras, usada sobretudo em pergolados. Você pode cultivá-la tranquilamente também em vasos e jardineiras.

Regas

São plantas que gostam de estar sempre frescas e bem regadas. Dessa forma, é melhor regar frequentemente com pouca água do que derramar muita água na mesma rega. Isso evita o stress das raízes que podem ficar sobrecarregadas com o excesso de água.

Por certo, em períodos chuvosos e com alta umidade do ar, diminua a frequência da rega. Mesmo as plantas que estão em ambientes internos precisam de menor quantidade de água nesses períodos. O melhor é sempre tocar a terra com os dedos para verificar a necessidade de rega.

Fertilizantes

Durante o período de floração, as plantas Brinco-de-Princesa consomem uma quantidade enorme de nutrientes, o que garante a beleza e o esplendor das flores. Dessa maneira, desde o outono até a primavera use adubo ao menos uma vez ao mês para estimular a floração.

Veja Também:

Posts Recentes:

Gostou das dicas sobre a planta Brinco-de-Princesa, como cuidar? Logo após terminar a leitura, conte abaixo se você cultiva em casa essa planta. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.

4.9/5 - (8 votes)

Deixe um comentário