Cacto Castelo De Fada: Como Cuidar E Fazer Mudas

Cacto Castelo de Fada

Você já viu um Cacto Castelo de Fada? Se você conhece ou já viu, provavelmente concorda com o nome popular que ele recebe. Sua forma de crescimento se assemelha a um grupo de torres que lembram as fortificações dos castelos medievais.

O Cacto Castelo de Fada é bastante comercializado em lojas de jardinagem e é comum vê-lo à venda até mesmo nos supermercados. Mas quem vê esse cacto em um vasinho de barro, muitas vezes não imagina que suas torres possam chegar a enormes 9 metros de altura em ambientes selvagens.

Sobre o Cacto Castelo de Fada

O Cacto Castelo de Fada tem outros nomes populares como Cacto Catedral, Cacto Castelo de Princesa, Cacto Triangular, Cacto Castelo de Fadas e Cacto Castelo de Princesas.

Ele pertence à família Cactaceae e está presente em regiões tropicais, subtropicais e semidesérticas do sul da América do Norte, América Central e América do Sul.

Seu nome científico é Acanthocereus tetragonus e embora o termo “tetra” no nome se refira a quatro ângulos, suas colunas podem ter às vezes 3 ou 5 ângulos.

Assim como a grande maioria dos cactos, o Cacto Castelo de Fada não apresenta folhas, mas tem espinhos curtos que crescem ao longo das costelas.

As flores são brancas com leves tons de verde claro e surgem à noite. Contudo, espécies de cactos cultivados em ambientes semissombreados, raramente florescerão.

Antes de tudo, tenha paciência, pois suas flores podem levar mais de uma década para aparecer.

Como Cuidar do Cacto Castelo de Fada

Eles gostam do calor e de estar em ambientes ensolarados. Crescem muito lentamente e têm a grande vantagem de não precisarem de muitos cuidados.

Luz e Temperatura

Embora o Cacto Castelo de Fada aprecie ambientes quentes, ele pode ser cultivado em temperaturas negativas de até -5°C.

Eles crescem melhor quando cultivados em sol pleno, sobretudo quando adultos, após os 4 ou 5 anos.

É importante sempre levar em consideração a região do país em que você mora. Dependendo da estação do ano e da temperatura, o calor pode ser demais para o seu cacto.

Você vai saber quando o calor é excessivo se surgirem manchas esbranquiçadas ao longo do caule. Nesse caso, corte todas as áreas afetadas, mesmo as que estiverem murchas.

Plantas jovens podem ser cultivadas em locais de meia-sombra indefinidamente. Assim, se você pretende levar seu cacto para o sol pleno, faça a adaptação aos poucos.

Rega e Substrato

O Cacto Castelo de Fada precisa de pouquíssima água. Nesse sentido, os intervalos podem ser longos sem o risco de perder a planta.

Essa sugestão de rega também está condicionada ao clima da sua região. Sendo assim, uma regra básica que podemos colocar aqui é: somente ofereça mais água ao cacto quando o substrato já estiver completamente seco.

Aliás, você terá mais chance de ver a floração do seu cacto se as regas forem drasticamente diminuídas no período de dormência da planta. Essa fase acontece quando as temperaturas estão mais baixas, no inverno.

O substrato para o Cacto Castelo de Fada deve ser mais arenoso, arejado e com boa drenagem. Adicione à terra elementos como areia, cascalho, perlita, carvão vegetal ou pedra pomes.

A perlita e a pedra pomes são elementos ainda pouco utilizados por jardineiros iniciantes, mas que tem um papel fundamental nesse tipo de cultivo tanto de cactos quanto outras suculentas.

A perlita comum permite uma melhor drenagem e maior aeração do substrato. Enquanto que a pedra pomes ajuda na absorção do excesso de umidade do solo.

Igualmente eficiente é a presença da areia no solo, pois ela tem a capacidade de drenar rapidamente a água da rega.

Todos esses elementos favorecem o cultivo do Cacto Castelo de Fada impedindo que as raízes fiquem sobrecarregadas com a umidade.

Se você é daqueles jardineiros que gostam de aguar muito as plantas, uma medida extra de cuidado é utilizar vasos de barro.

O vaso de barro ou de cerâmica sem esmaltação, chupa a água da rega, facilitando sua evaporação.

A cada dois ou três anos, faça o replantio do seu cacto para dar mais espaço para as raízes crescerem.

Adubo

Fertilize seu cacto no período de crescimento, ou seja, na primavera e no verão. Utilize fertilizantes líquidos misturados à água da rega.

Sempre seguindo a orientação do rótulo da embalagem para evitar o excesso de adubo.

Se for usar o fertilizante químico, escolha um com menor percentual de nitrogênio ou ainda aqueles próprios para cactos e suculentas.

Como Fazer Mudas do Cacto Castelo de Fada

O Castelo de Fada pode ser facilmente propagado por estacas que se desenvolvem na planta mãe.

Simplesmente retire os brotos laterais e deixe-os alguns dias secando para que a parte exposta cicatrize.

Após esse tempo coloque sua estaca em um novo vaso e aguarde o crescimento.

Gostou desse artigo sobre o Cacto Castelo de Fada? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.9/5 - (15 votes)

Deixe um comentário