Tipos De Samambaias: Qual Te Encanta Mais?

tipos de samambaias

Tem quem cultive exclusivamente samambaias em casa. São pessoas que se apaixonaram pela beleza e exuberância dessas folhagens. Afinal, as opções são muitas. Calcula-se que existam mais de treze mil tipos de samambaias no mundo. Se você quer conhecer um pouco mais sobre elas, acompanhe as sugestões de espécies que mostramos abaixo.

Tipos de Samambaias

As samambaias estão no planeta terra há cerca de 400 milhões de anos, espalhadas sobretudo em áreas tropicais. São plantas que não possuem nem flores e nem frutos, mas possuem frondes ou folhas tão interessantes que adornam há anos tanto o interior quanto o jardim das casas. Conheça 8 tipos de samambaias deslumbrantes para você cultivar aí na sua casa.

1 – Samambaia-Prata (Pteris cretica)

tipos de samambaias, Pteris cretica

Embora tenha folhas delicadas, a Samambaia-prata é excelente opção de samambaia para sombra. Resistente e selvagem, ela precisa de locais quentes e com muita umidade.

Nativa do Continente Americano ela é uma planta pequena, com cerca de 20 a 25 centímetros de altura. Suporta muito bem a sombra de ambientes internos e também a meia-sombra. Nesse sentido, evite a exposição aos horários de sol quente, pois suas folhas podem ficar queimadas.

2 – Avenca-Gigante (Adiantum trapeziforme)

tipos de samambaias, Adiantum trapeziforme

A Avenca-gigante tem uma folhagem interessante, toda rendilhada que confere um aspecto rendilhado à planta. Suas frondes, como são chamadas as folhas das samambaias, formam um belo visual, são grandes, compostas e divididas duas vezes.

Originária do México, Antilhas e florestas tropicais da América do Sul, ela prefere ficar longe do vento e de baixas temperaturas. É uma samambaia de meia-sombra e que gosta de umidade no substrato.

3 – Avenca (Adiantum raddianum)

Adiantum raddianum, tipos de samambaias

Assim como a samambaia anterior, a Avenca faz parte do gênero Adiantum, o qual possui mais de 200 espécies. De uma forma geral, as mais conhecidas são chamadas de avenca, seguidas de outro nome popular de acordo com suas características.

Elas são samambaias muito comuns no plantio em vasos suspensos e jardineiras. Com folhagem única, esse tipo de samambaia é bastante apreciado sobretudo para o cultivo em ambientes internos.

A delicadeza de suas folhas é o ponto forte das Avencas. Elas são leves e ao mesmo tempo muito ramificadas, formando um lindo conjunto que enriquece o ambiente.

4 – Samambaia-de-Mato-Grosso (Phlebodium decumanum)

Phlebodium decumanum, tipos de samambaias

A Samambaia-de-mato-grosso, é originária do Brasil, onde é encontrada na natureza como uma planta epífita. Com rizomas grossos e pilosos, ela se fixa ao tronco da palmeira “Bacuri”, do estado do Mato Grosso. Por essa característica é comum seu cultivo sobre palmeiras em jardins.

Essa samambaia também gosta de calor e de muita umidade.  Suas frondes são grandes, recurvadas e levemente pendentes, com detalhes ondulados nas faces das folhas, o que a torna uma planta bastante decorativa.

Vale lembrar que ela não tolera sol direto e temperaturas baixas, por isso é preciso cuidado na escolha do local de cultivo.

5 – Trepadeira-Ninho-de-Passarinho (Microsorum punctatum)

Microsorum punctatum

Apesar de sua aparência delicada, a Trepadeira-ninho-de-passarinho é bastante rústica e resistente, adaptando-se facilmente a diferentes tipos de solo. No entanto, é importante protegê-la de geadas, pois essa espécie é sensível a temperaturas muito baixas.

Ela cresce melhor em locais de meia-sombra, e requer substrato umedecido e cuidados com a irrigação para se desenvolver plena e saudável.

Samambaia nativa da África do Sul e Nova Guiné, a Trepadeira-ninho-de-passarinho pode atingir cerca de 40 a 60 centímetros de altura. Possui folhas particularmente diferente da maioria das outras samambaias, no entanto, com um formato simples e brilhante, dividido em forma de crista e com margens onduladas.

6 – Samambaia-Paulista (Nephrolepis pectinata)

Nephrolepis pectinata, tipos de samambaias
Imagem: clau.paisagismo

A Samambaia-paulista tem uma folhagem densa e levemente rígida que confere uma aparência bem característica. As folhas inicialmente eretas, pendem em arco à medida que ficam adultas.

Ela pode ser encontrada em regiões tropicais da América, Japão e Nova Zelândia. Seu tamanho pode chegar a 50 centímetros de altura.

Essa samambaia prefere ficar em ambientes de meia-sombra e seu substrato deve estar sempre umedecido. Por sua beleza e rusticidade, a Samambaia-paulista é bastante utilizada na composição de arranjos florais.

7 – Samambaia-Havaiana (Nephrolepis exaltata ‘Marisa)

Nephrolepis exaltata ‘Marisa’

A Samambaia-havaiana é uma planta desenvolvida a partir da espécie típica. São muitos os cultivares da Nephrolepis exaltata, o tipo ‘Marisa’ em especial tem folhagem larga, longa e volumosa, finamente dividida.

Por causa de sua aparência elegante e delicada com maciços homogêneos, é frequentemente usada em jardins, vasos e jardineiras. Ela é também conhecida como Samambaia-crespa e Samambaia-melindre.

A Samambaia-havaiana prefere meia-sombra e pode tolerar temperaturas frias. No entanto, é importante fazer uma poda anual para manter a planta saudável e com uma aparência mais bonita. Com cuidados adequados, essa samambaia pode ser uma excelente escolha para decorar sua casa ou jardim.

8 – Samambaia-Rabo-de-Peixe (Nephrolepis biserrata)

Nephrolepis biserrata

A Samambaia-Rabo-de-peixe é também conhecida como Samambaia-asa-de-andorinha. Ela tem um aspecto mais desarrumado se compararmos com as samambaias tradicionais. Mas talvez por isso mesmo forme um conjunto muito atraente quando cultivado em vasos suspensos.

Com seu aspecto exuberante, a Samambaia-Rabo-de-peixe é uma excelente opção para decorar ambientes internos e externos, trazendo vida e frescor aos espaços.

Enfim, existem muitas espécies e tipos de samambaias, e alguma delas por certo vai conquistar você. Cada uma com suas características únicas, bem como formato, cor, tamanho e textura, as samambaias tem folhagens que enriquecem e adornam qualquer ambiente.

E se você deseja conhecer um pouco mais sobre as samambaias, dê uma olhada nesse outro artigo onde abordamos sobre: Como Cultivar Samambaia Em Casa E No Jardim: Dicas Preciosas.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre os tipos de Samambaias? Certamente você conhece alguém que também gosta de samambaias. Então, compartilhe. Em seguida, deixe suas estrelinhas abaixo.

Deixe um comentário