Cacto Orelha de Mickey: Cuidados Simples

Cacto Orelha de Mickey

O Cacto Orelha de Mickey tem um visual fofo em formato ovalado que lembra as orelhas de animais. Como não crescem mais do que 60 centímetros, são perfeitos para quem quer ter um cacto em casa.

Assim como a maioria dos cactos, não possuem folhas, mas são cobertos de tufos de pequenos espinhos. Assim, escolha um local bem ensolarado e longe do alcance de crianças e animais domésticos e você terá o Cacto Orelha de Mickey por muitos anos.

Sobre o Cacto Orelha de Mickey

O Cacto Orelha de Mickey está dentro do gênero Opuntia e pertence à família Cactaceae. Seu nome científico é Opuntia microdasys, sendo que o termo microdasys significa pequeno e peludo.

Nativo e endêmico da região central e norte do México. É um cacto muito ramificado com membros verdes ovais cobertos de tufos de micro espinhos brancos (gloquídios), que são mais finos que o cabelo humano.

Esses pequenos espinhos, se soltam ao menor toque e quando em contato com a pele, não doem, mas incomodam e removê-los é uma tarefa difícil.

Nesta forma típica, o Opuntia microdasys tem espinhos amarelos (foto principal). Já a espécie Opuntia microdasys ‘Albispina”, tem espinhos brancos. É chamada pelo mesmo nome popular Orelha de Mickey ou então de cacto Orelha-de-coelho e também muito comum nas lojas de jardinagem.

Cacto opuntia microdasys albispina
Cacto opuntia microdasys ‘Albispina’

Por esse motivo, é bom manter o Opuntia microdasys longe do alcance de crianças e pets.

Para manusear seu cacto, é aconselhável o uso de luvas grossas ou fazer um pegador com jornal em várias camadas para evitar os espinhos.

O Cacto Orelha de Mickey forma arbustos densos que podem atingir cerca de 40 a 60 cm de altura, embora algumas espécies cresçam um pouco mais.

Ele tem hastes de segmentos verdes com

Como Cuidar do Cacto Orelha de Mickey

Embora sejam plantas pequenas, o formato incomum do Cacto Orelha de Mickey pode precisar de um apoio. Assim, para evitar a queda dos brotos, coloque uma vara apenas como ponto de apoio sem perfurar a planta.

Luz e Temperatura

Para se desenvolver saudável e com a aparência característica, o Cacto Orelha de Mickey precisa de luz solar direta. Embora seja possível seu cultivo em meia-sombra, com pelo menos 4 horas diárias de sol.

É muito popular o cultivo dentro de casa desse tipo de cacto, mas fique atento ao local. Escolha espaços que tenham luz abundante e que fiquem perto das janelas. Assim eles recebem ao menos um pouco de sol.

Do contrário, o Cacto Orelha de Mickey pode crescer com formato estiolado, ou seja, suas orelhas perdem o formato ovalado e adquirem formas alongadas.

As orelhas em formato estranho podem ser retiradas se você quiser, pois não voltam à forma oval. Todavia, ao levar seu cacto para um local com sol, as novas ramificações tendem a ser características.

Como típica planta de locais áridos e ensolarados, eles apreciam o calor. Contudo, toleram bem um pouco de frio, com temperaturas de no mínimo 5°C.

Rega e Substrato

O Cacto Orelha de Mickey precisa de substrato permeável, ou seja, com boa drenagem da água para evitar que suas raízes fiquem úmidas por muito tempo.

Nesse sentido, prepare substrato com partes iguais, por exemplo, de terra vegetal, areia e carvão ou ainda terra vegetal, carvão e perlita.

Assunto Relacionado: Saiba mais Sobre a Perlita e Como Usar nas Plantas

O importante é criar uma mistura que drene a água e absorva a umidade rapidamente.

O vaso escolhido também pode ajudar nessa tarefa pois os vasos de barro por exemplo, tem a capacidade de “chupar” rapidamente a água da rega, tirando o excesso de umidade do substrato.

As regas devem ser ocasionais e bem cuidadosas, pois o excesso pode encharcar as raízes. Desse modo, só regue seu Cacto Orelha de Mickey depois que o solo estiver completamente seco.

Além disso, o cacto passa por um período de dormência na estação do inverno em que deve receber pouca ou quase nenhuma rega. Esse período de frio e seca é importante para que o cacto se prepare para a floração que acontecerá na próxima estação.

Adubo

Entre os meses de setembro e abril faça a adubação uma vez ao mês do Cacto Orelha de Mickey usando um fertilizante líquido que pode ser misturado à água da rega.

Procure um adubo pronto, próprio para suculentas e cactos ou use um NPK padrão 10-10-10.

Outra boa opção é o uso do Bokashi que permite a disponibilidade mais rápida de nutrientes para os cactos.

Sempre coloque o adubo longe da base da planta. Além disso, regue antes e após a adubação.

Como Propagar o Cacto Orelha de Mickey

Como os brotos que surgem são facilmente removíveis, eles podem servir como estacas para uma nova muda.

Elas não requerem nenhuma atenção particular, assim, apenas retire a estaca da planta mãe e coloque-a em um substrato preparado. O enraizamento da muda de Orelha de Mickey acontece em duas ou três semanas.

Contudo, o enraizamento será mais bem sucedido no período de crescimento da planta, entre os meses da primavera e verão.

A planta Orelha de Mickey pode ser propagada também por sementes, mas demanda um cuidado maior pois precisam de temperaturas em torno de 25°C.

Veja Também:

Gostou desse artigo sobre o Cacto Orelha de Mickey? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.9/5 - (12 votes)

Deixe um comentário