Cacto Sianinha: Veja As Dicas De Cultivo Dessa Espécie Tão Exótica

Cacto Sianinha

O Cacto Sianinha (Selenicereus anthonyanus) é uma espécie curiosa e ao mesmo tempo deslumbrante. Ele tem folhas denteadas em “zig zag” e não tem espinhos, muito diferente das espécies de cactos que estamos acostumados.

É uma planta originária do México onde é vista nas florestas úmidas penduradas em árvores, uma vez que pertence ao grupo de plantas epífitas. As flores perfumadas se abrem à noite e duram apenas um dia.

Cuidados com o Cacto Sianinha

O Cacto Sianinha cresce muito bem em substrato próprio para orquídeas, de tal forma que suas raízes ficam livres para respirar. O solo para orquídeas possui material solto e leve, como por exemplo, fibra de coco e casca de pinus misturados à matéria orgânica, favorecendo o desenvolvimento das raízes.

Diferente da maioria dos cactos, o Cacto Sianinha gosta de ambiente sombreado desde que tenha bastante luminosidade indireta. Todavia, se for cultivar ao ar livre, proteja-o do sol forte, de modo que suas folhas recebam somente o sol leve da manhã ou do fim de tarde.

Por causa da sua origem tropical, o Cacto Sianinha aprecia ambientes úmidos e quentes. Assim, as regas devem ser frequentes com o cuidado de não encharcar o solo. Por isso a importância do substrato bem drenado para o rápido escoamento da água pelos orifícios do vaso. Além disso, sempre esvazie o pratinho com a água que fica armazenada logo depois da rega.

A fertilização pode ser feita com um adubo próprio para cactos e suculentas ou mesmo o adubo para orquídeas, solúvel em água.

Se quiser presentear amigos com esta linda espécie de cacto, faça a propagação da folha.

Você só precisa cortar uma folha em várias partes e deixá-las secar por alguns dias, a fim de que o local do corte cicatrize. Então, insira a extremidade da folha em areia ou perlita com turfa, regue regularmente e espere. Dentro de algumas semanas você terá novas mudas para plantar.

Veja Também:

Posts Recentes:

Gostou das dicas sobre como cuidar do Cacto Sianinha? Logo após terminar a leitura, conte abaixo se você cultiva essa planta em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.

Deixe um comentário