Cactos Para Dentro De Casa: Escolha O Seu!

Cactos para dentro de casa, Rhipsalis

Ao escolher seus cactos para decorar dentro de casa, o primeiro passo é observar as condições de luz do seu espaço. Embora os cactos sejam muito fáceis de cuidar, a maioria deles precisa de luz direta do sol para sobreviver. Mas você sabia que nem todos os cactos são assim? Vamos conhecer os cactos mais adequados para ambientes internos e algumas de suas características de cultivo.

Os cactos são as plantas preferidas de muitos jardineiros, especialmente pelo seu aspecto extravagante, mas sobretudo pela facilidade de cultivo.

No entanto, nem todos os cactos são provenientes de regiões áridas e ambientes secos. Alguns precisam de locais sombreados e apreciam até mesmo a umidade.

Confira algumas Espécies de Cactos para Dentro de Casa

Se você quer cultivar um cacto dentro de casa, é importante escolher um local bem iluminado. Os cactos que você verá a seguir embora sejam típicos de florestas sombreadas, todos apreciam a claridade.

Cacto Rhipsalis

Rhipsalis

O cacto Rhipsalis é um exemplo perfeito de cacto que pode crescer em ambientes sombreados. São cerca de 40 espécies, das quais 36 ocorrem em florestas do Brasil. Talvez você conheça duas das variedades mais populares, que são o Cacto-macarrão e o Cacto-palito. Fizemos um artigo anteriormente sobre os tipos de cactos Rhipsalis que vale a leitura para que você conheça as várias espécies.

Na natureza os Rhipsalis crescem como plantas epífitas, ou seja, eles se agarram aos troncos das árvores. Sendo assim, o cultivo como planta pendente em vasos suspensos é o ideal. Seu aspecto delicado e ramificado o torna uma opção belíssima para a decoração de interiores.

Selenicereus anthonyanus

Cactos para dentro de casa, Selenicereus anthonyanus
Foto imagem: plantitas.y.algo.mas

Mais conhecido como Cacto-sianinha, o Selenicereus anthonyanus tem folhas muito interessantes. Elas possuem um recorte dentado, tipo “zig zag” que lembram as folhas de uma samambaia.

Além da beleza das folhas, suas flores são um espetáculo à parte. Grandes, com pétalas mescladas em tons de vermelho, rosa e branco, elas se abrem no fim do dia e tem seu ápice na madrugada.

Quando cultivados em vasos, crescem muito bem em substrato próprio para orquídeas. No entanto, apreciam um substrato mais fértil, acrescido com húmus de minhoca por exemplo. Cacto originário do México, o Selenicereus anthonyanus gosta de calor e umidade.

Schlumbergera truncata

cactos para dentro de casa, Schlumbergera truncata

O Schlumbergera truncata, conhecido popularmente como Flor-de-maio, é um cacto que pode ficar dentro de casa, mas desde que receba muita luz indireta. O cultivo em ambientes de sol deixa suas folhas avermelhadas e em climas mais severos, o sol pode queimá-las.

Nesse sentido procure um local bastante iluminado para cultivar sua Flor-de-maio, de preferência próximo às janelas. Escolhido o local, evite ficar mudando a planta de posição, pois ela se orienta de acordo com a luminosidade, o que pode afetar até mesmo sua floração.

Esse é um cacto que, diferente da maioria, gosta de solo constantemente umedecido.

Selenicereus grandiflorus

Cactos para dentro de casa, Selenicereus grandiflorus

Essa espécie de cacto também é uma epífita. Sendo assim, para fazer o cultivo do Selenicereus grandiflorus em vasos dentro de casa, escolha um substrato mais aerado. Evite o solo compactado que sufoca as raízes do cacto.

Nativo da América do Norte e América Central, o cacto Selenicereus grandiflorus cresce em ambientes com níveis elevados de umidade. No entanto, ele não tolera o excesso de umidade nas raízes. O que pode ser um desafio quando cultivado em vasos. O ideal é fazer regas moderadas sempre analisando a real necessidade de água.

Epiphyllum oxypetalum

Epiphyllum-oxypetalum-flor-e-folha

O cacto Epiphyllum oxypetalum também tem a característica de floração noturna. Além disso, suas flores são perfumadas, brancas e grandes, emolduradas por pétalas levemente amareladas, mais longas e finas que as internas.

Planta conhecida como Dama-da-noite, Flor-da-lua e Cacto-orquídea, esse é mais um cacto que não gosta de torrar ao sol. É uma planta epífita que gosta de substrato leve e com elementos grandes como casca de pinus e fibra de coco. No entanto, como precisa de umidade, você pode acrescentar uma parte de terra enriquecida de nutrientes.

Ele pode ser cultivado tanto em vasos suspensos como também em suportes verticais para evidenciar toda a beleza de suas folhas e floração.

Enfim, juntamos algumas sugestões de cactos de beleza singular e que gostam de ambientes sombreados. É importante sempre pesquisar um pouco mais sobre o cacto que você quer levar para dentro de casa. Cada um deles tem suas particularidades e precisam de atenção até que se adaptem e consigam viver saudáveis em seu novo espaço.

Veja Também:

Gostou das sugestões sobre cactos para dentro de casa? Envie esse artigo para alguém que também gosta de cactos. Em seguida, marque suas estrelinhas abaixo.

Deixe um comentário