Calathea Lancifolia: Você Tem Que Ter Uma na Sua Sala

calathea lancifolia

Calathea Lancifolia ou Maranta Cascavél é uma das Calatheas mais procuradas como plantas de sombra, pois não requerem muita luz.

Inegavelmente, suas folhas ovaladas com desenhos encantadores é o que mais chama a atenção. Não bastasse o design diferenciado das folhas ainda tem o seu verso avermelhado. As dicas de cuidados a seguir mostram como o cultivo pode ser um sucesso.

Localização

Para que as cores exóticas da folha se desenvolvam em toda a sua beleza, é necessária uma certa quantidade de luz. Sob o sol pleno, os lindos padrões desbotam e ficam despercebidos.

As temperaturas e a umidade desempenham um papel importante de equilíbrio, de modo que um local exemplar deve ser assim:

  • parcialmente sombreado a claro
  • quente, em temperaturas em torno de 25 ° C
  • Leve em consideração a temperatura mínima de 18 ° C
  • Umidade entre 70 e 80 por cento

Embora goste de sombras, a Calathea precisa de boas condições de luminosidade, desse modo não posicione o vaso muito longe das janelas e varandas.

A alta umidade seja talvez o maior desafio considerando nossas condições de climas quentes.

A Calathea lancifolia pode ser colocada na sala de estar, varandas e quartos desde que tenham uma quantidade de luminosidade adequada.

Dica: Em períodos muito secos, um spray diário de água à temperatura ambiente promove a vitalidade e resistência que a planta precisa.

Substrato para a Calathea Lancifolia

Em um substrato solto e rico em húmus de minhoca é uma excelente mistura para a Calathea Lancifolia.

Desse modo, o solo pronto à base de composto orgânico disponível comercialmente atende a esses requisitos perfeitamente.

Adicione um pouco de areia ou solo com folhas e um pouco de perlita.

Ainda assim, uma solução tão simples quanto eficaz é a utilização de cachepots para vasos com pedras e água.

Regar e fertilizar

Regue generosamente em todo o período de calor no ano, contudo quando o clima estiver com maior umidade diminua as regas pois podem causar alagamento.

Se a superfície do substrato secar, é necessário regar.

Aplique fertilizante líquido para folhagens a cada 2 semanas durante a estação de crescimento.

Veja Também:

Não perca sua Calathea: Saiba Como Cuidar da Maneira Correta

Flores de Sombra: Conheça Quais as Mais Populares

9 Plantas para Varanda com Sombra

Gostou deste artigo? Então deixe seu comentário abaixo e conte se você já tem uma Calathea lancifolia em casa. Além disso compartilhe com alguém que também gosta de plantas. Depois que terminar a leitura conheça também nossas Receitas do Pomar e da Horta.

4.8/5 - (5 votes)

Deixe um comentário