Calathea Lancifolia ou Maranta Cascavél é uma das Calatheas mais procuradas como plantas de sombra, pois não requerem muita luz.
Inegavelmente, suas folhas ovaladas com desenhos encantadores é o que mais chama a atenção. Não bastasse o design diferenciado das folhas ainda tem o seu verso avermelhado. As dicas de cuidados a seguir mostram como o cultivo pode ser um sucesso.
Localização
Para que as cores exóticas da folha se desenvolvam em toda a sua beleza, é necessária uma certa quantidade de luz. Sob o sol pleno, os lindos padrões desbotam e ficam despercebidos.
As temperaturas e a umidade desempenham um papel importante de equilíbrio, de modo que um local exemplar deve ser assim:
- parcialmente sombreado a claro
- quente, em temperaturas em torno de 25 ° C
- Leve em consideração a temperatura mínima de 18 ° C
- Umidade entre 70 e 80 por cento
Embora goste de sombras, a Calathea precisa de boas condições de luminosidade, desse modo não posicione o vaso muito longe das janelas e varandas.
A alta umidade seja talvez o maior desafio considerando nossas condições de climas quentes.
A Calathea lancifolia pode ser colocada na sala de estar, varandas e quartos desde que tenham uma quantidade de luminosidade adequada.
Dica: Em períodos muito secos, um spray diário de água à temperatura ambiente promove a vitalidade e resistência que a planta precisa.
Substrato para a Calathea Lancifolia
Em um substrato solto e rico em húmus de minhoca é uma excelente mistura para a Calathea Lancifolia.
Desse modo, o solo pronto à base de composto orgânico disponível comercialmente atende a esses requisitos perfeitamente.
Adicione um pouco de areia ou solo com folhas e um pouco de perlita.
Ainda assim, uma solução tão simples quanto eficaz é a utilização de cachepots para vasos com pedras e água.
Regar e fertilizar
Regue generosamente em todo o período de calor no ano, contudo quando o clima estiver com maior umidade diminua as regas pois podem causar alagamento.
Se a superfície do substrato secar, é necessário regar.
Aplique fertilizante líquido para folhagens a cada 2 semanas durante a estação de crescimento.
E se você é um admirador das calatheas, leia nesse outro artigo todos os cuidados com as folhas exuberantes da Calathea Orbifolia.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou deste artigo? Então deixe seu comentário abaixo e conte se você já tem uma Calathea lancifolia em casa. Além disso compartilhe com alguém que também gosta de plantas. Depois que terminar a leitura conheça também nossas Receitas do Pomar e da Horta.