Calathea Makoyana Ou Planta Pavão: Cultive Como Planta De Sombra

Calathea makoyana ou Planta-pavão

A Calathea makoyana é mais conhecida popularmente como Planta-pavão por causa dos desenhos em suas folhas que lembram o visual incrível das penas do pavão quando em exibição. Essa belezinha é ideal para o cultivo como planta de sombra e você vai conhecer abaixo algumas dicas para cultivar a Calathea makoyana em casa.

Sobre a Calathea Makoyana

Primeiramente vamos desfazer uma confusão que ocorre quanto ao nome científico da planta Calathea makoyana, que também já recebeu o nome de Maranta makoyana.

Assim, atualmente, ela pertence à família Marantaceae e está dentro do gênero Goeppertia Ness, com aproximadamente 250 espécies catalogadas.

Dessa forma seu nome botânico passou a ser Goeppertia makoyana. Ela é típica da Mata Atlântica e ocorre em Florestas Ombrófilas, ou seja, anteriormente conhecida como Florestas Pluviais.

Estas florestas são caracterizadas, entre outras coisas, por chuvas abundantes e frequentes. O que nos dá uma pista do tipo de cultivo que a Planta-pavão deve receber quando cultivada dentro de casa, como uma planta de sombra.

A Planta-pavão geralmente atinge entre 30 a 40 centímetros de altura, dependendo do local de cultivo. Suas folhas são lindamente desenhadas em formatos ovalados e elípticos na direção das nervuras. Os tons de cores vão do creme ao verde intenso.

As flores são pequenas, brancas ou levemente amareladas e raramente surgem em plantas cultivadas em ambientes internos.

Como Cuidar da Calathea Makoyana

A Calathea makoyana é uma planta muito popular para cultivo dentro de casa pela sua preferência por temperaturas amenas e locais sombreados.

Elas gostam de ambientes com alguma parcela de sombra, já que em seu habitat nas florestas tropicais, ficam no chão protegidas por arbustos maiores e árvores.

A temperatura ideal para o cultivo da Calathea makoyana gira em torno de 25 graus. Dessa forma, se você escolher cultivá-la em jardins, avalie o melhor local com relação às sombras.

Uma vez que, em muitas cidades brasileiras, as temperaturas ultrapassam o ideal, sua planta pode ficar com folhas queimadas se exposta diretamente ao sol aliado às altas temperaturas.

Substrato

Tente reproduzir o solo das florestas tropicais com riqueza de material orgânico, que seja leve, grosseiro e solto.

Dessa forma, dê preferência aos materiais que permitam a aeração das raízes e ao mesmo tempo mantenham a boa drenagem.

Se pretende cultivar sua Calathea makoyana em vasos, alguns exemplos de elementos que facilitam a drenagem do solo são areia, perlita e carvão.

Assunto Relacionado: Saiba mais Sobre a Perlita e Como Usar nas Plantas

Regas

Certamente, a Calathea makoyana é uma planta de cultivo simples, desde que você a mantenha bem hidratada.

As regas devem ser generosas em períodos de temperaturas mais altas, contudo em época de chuvas e no inverno, é bom diminuir a rega a fim de evitar a sobrecarga nas raízes.

Verifique o solo com as mãos se sua planta estiver em vasos. Nesse sentido, só efetue a próxima rega quando a superfície do substrato estiver seca. Contudo, não espere a terra secar por completo.

Embora sejam plantas que suportam um pequeno período de seca, não espere a terra secar por completo para regar, pois isso prejudica o desenvolvimento da planta.

Além disso, sempre ofereça água da chuva se possível, pois ela é livre de minerais.

Se o cultivo da sua planta está sendo feito em vasos ou cachepôs, lembre-se de sempre retirar a água que ficou como excesso nos pratinhos ou no fundo após o escoamento.

Adubo

Uma vez ao mês é adequado fazer a fertilização a fim de manter sua Calathea makoyana bem nutrida.

Para as plantas que estão em vasos, é conveniente diminuir a quantidade de fertilizante que vem indicada na embalagem. Dessa forma, evita-se o excesso de adubo que pode prejudicar o crescimento e queimar as folhas da Calathea makoyana.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre a Calathea makoyana? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

4.8/5 - (16 votes)

Deixe um comentário