Coleus: Como Cuidar Do Coração-Magoado Em Jardins e Vasos

Coleus como cuidar

Com uma variedade infinita de desenhos foliares, o Coleus encanta pelo seu colorido. Conhecido também como Coração-magoado por causa do formato de suas folhas, é uma planta para cultivo em locais ensolarados. Separamos todas as dicas que você precisa sobre o Coleus; como cuidar, regar, tipo de substrato e adubação.

Seguindo as dicas de localização, os cuidados com o Coleus são simples, pois se trata de uma planta robusta e pouco exigente.

Sobre o Coleus

O nome científico do Coleus é Solenostemon scutellarioides, mas é provável que você encontre referências com os sinônimos Plectranthus scutellarioides, Coleus scutellarioides, Coleus blumei, entre outros.

É uma herbácea, ou seja, uma planta que não desenvolve caule lenhoso e ocorre naturalmente nas florestas tropicais do Sudeste Asiático. Ela pertence à família Lamiaceae, a mesma das Sálvias e pode chegar a 90 ou 100 centímetros de altura.

Embora o Coleus produza flores, sua beleza e colorido vem das folhas. Elas são aveludadas e macias, em diversos formatos e cores de acordo com o cultivar.

As folhas podem ser amarelas, roxas, em tons de verde, vermelho, algumas em contrastes vívidos e outras em degradê.

A inflorescência surge longa em forma de panículas de espigas terminais com flores bem pequenas em tom azulado.

Coleus, Como Cuidar

A planta Coleus gosta de sol, podendo ser cultivada tanto em meia-sombra como em sol pleno. Seu plantio em jardins fica bem de diversas maneiras, ao longo de muros bem como bordaduras, em conjunto ou isolada. A combinação de mais de uma variedade em um mesmo vaso também fica espetacular.

Coleus folhas vermelhas e roxas com verde

Luz e Temperatura

O Coleus é uma planta que se adaptou muito bem ao clima brasileiro podendo ser cultivada inclusive em cidades com atmosfera mais quente, típicas do norte do país. Por outro lado, não resiste aos lugares frios, onde as temperaturas ficam abaixo de 12°C.

Embora seja uma planta muito cultivada no interior de casa em países europeus, o Coleus precisa da luz solar direta em suas folhas. Desse modo, você terá uma planta bem desenvolvida, colorida e feliz oferecendo no mínimo 4 horas de sol por dia.

Assunto Relacionado: Plantas Ornamentais Para Jardim: Componha Um Quintal Dos Sonhos

Rega e Substrato

Para que o Coleus cresça compacto e denso ele precisa de um substrato úmido e rico em material orgânico. Além disso, deve ser bem drenado e ao mesmo tempo ter a capacidade de manter a umidade o maior tempo possível.

Em jardim com solo argiloso é bom acrescentar areia ao revolver para garantir uma melhor drenagem.

Uma dica para as plantas em vaso é preparar misturas que contenham elementos como húmus de minhoca – que oferece nutrientes – e vermiculita, que retém a água.

Ademais, faça uma cobertura com casca de pinus para ajudar a manter a umidade do solo por mais tempo.

O Coleus prospera melhor com regas regulares durante a semana. As regas devem ser em pouca quantidade, porém sempre mantendo o substrato um pouco umedecido sem que fique encharcado.

A quantidade de água sempre depende de muitos fatores, como por exemplo, clima da região, temperatura, tamanho das plantas e volume do solo. Nesse sentido, a melhor maneira é testar com a ponta dos dedos a umidade do solo, para então oferecer mais rega.

As regas devem ser diminuídas naturalmente em épocas de chuva. Mas cuidado para não deixar o substrato seco pois se as raízes ficam sem água, as folhas do Coleus caem.

Adubo

Embora o Coleus seja uma planta perene, a beleza de suas folhas não dura por muito anos. Elas vão se tornando espigadas e seu aspecto não fica tão atraente com a idade.

Sendo assim, a adubação é um fator muito importante para conseguir uma planta bonita por mais tempo. Por outro lado, se for cultivada como planta anual não há necessidade de adubação.

Dessa forma, fertilize o Coleus uma vez por mês, entre os meses de agosto a abril, se quiser cultivá-lo por mais tempo.

Coleus, Como Cuidar das Podas

Para ter uma planta bonita e compacta, faça podas no final do inverno ou no início da primavera. O corte pode ser de um terço do tamanho dos ramos.

Além disso, retire os ramos muito longos ou com poucas folhas. E para ter uma planta mais espessa, corte os brotos regularmente. Isso pode ser feito com a ponta dos dedos ou com uma tesoura afiada no caso de ramos mais grossos.

O Coleus é levemente tóxico, sendo assim, para evitar irritação da pele, utilize luvas para manusear a planta no momento da poda.

Como Propagar o Coleus

O Coleus ou Coração-magoado se multiplica facilmente através de estacas de ponteiro, que é uma forma de estaquia onde se retira a parte final dos ramos. A propagação pode ser feita tanto na água como também em solo mantido umedecido.

Estacas saudáveis, com 10 a 15 centímetros de comprimento e com ao menos 3 pares de folhas são suficientes para uma boa propagação.

Outra forma de propagar o Coleus é através de suas sementes. Elas devem ser colocadas no máximo a 1 centímetro de profundidade, em solo úmido e bem drenado.

Tanto na estaquia quanto na germinação por sementes, os brotos devem surgir com cerca de duas semanas.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre o Coleus, como cuidar? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

4.9/5 - (11 votes)

Deixe um comentário