As lesmas são moluscos terrestres que se alimentam de folhas e flores, deixando um rastro de mucosa por onde passam. Além disso, elas podem causar danos irreparáveis às plantas do seu jardim. Ter uma lesma ou outra nas plantas não é problema. No entanto, quando elas são numerosas nas plantas do jardim você deve agir. Separamos algumas técnicas para acabar com as lesmas nas plantas do jardim e mantê-lo saudável e bonito.
Conhecendo melhor as Lesmas
Antes de começar a combater as lesmas no jardim, que tal saber um pouco mais sobre elas? As lesmas são moluscos terrestres que medem de 2 a 20 centímetros de comprimento. Seu corpo é mole e úmido, e deixam um rastro de mucosa e fezes por onde passam.
Só no continente Americano já foram identificadas cerca de 40 espécies diferentes. Como animais hermafroditas, elas têm a capacidade de se auto fertilizar. Isso porque esses animais possuem os dois órgãos genitais, feminino e masculino, no mesmo indivíduo.
Os ovos são colocados sob as folhas ou protegidos no solo e permanecem capazes mesmo em condições climáticas adversas. Em seis meses as lesmas atingem idade adulta e podem viver por até 20 meses.
Elas se alimentam de folhas, talos, raízes, flores e frutos, mas sobretudo de brotos, a parte mais macia das plantas. As lesmas são mais ativas durante a noite ou em dias nublados e úmidos. Durante o dia elas se abrigam em locais úmidos para se protegerem.
Como Acabar com as Lesmas nas Plantas
Separamos as dicas em duas frentes para facilitar a sua escolha no combate as lesmas. Primeiramente através de métodos naturais e em segundo com a ajuda de produtos químicos.
Métodos naturais para acabar com as lesmas no jardim
Uma forma de acabar com as lesmas no jardim é usando métodos naturais. Trata-se de uma forma mais segura não só para as plantas do jardim como também para os moradores da casa, pois evita a aplicação de produtos com formulação química.
Acompanhe algumas formas naturais para acabar com as lesmas:
- Armadilhas: você pode usar armadilhas para capturar as lesmas. Basta enterrar um copo de plástico ou vidro no solo e colocar cerveja ou açúcar com água dentro dele. Leite também funciona. As lesmas serão atraídas pelo cheiro e cairão dentro do copo, onde ficarão presas.
- Barreiras: você pode criar barreiras no solo ao redor das plantas como forma de impedir que as lesmas se aproximem. Por exemplo, use cascas de ovo, serragem ou cinzas ao redor das plantas. Como o corpo da lesma é composto por uma camada fina, elas se sentem incomodadas por rastejar em cima desses elementos.
- Plantas repelentes: algumas plantas são repelentes naturais de lesmas. Por exemplo, plante manjericão, alecrim, tomilho ou salsa perto das plantas que você quer proteger.
- Atraentes naturais: ao contrário do item anterior, use plantas como cebolinha ou alface para atrair as lesmas. Depois, remova as plantas com as lesmas para longe do seu jardim.
- Umidade: corte ao meio um legume aquoso como o chuchu ou a abobrinha para usar como isca. Em seguida, deixe as metades próximo às plantas afetadas. As lesmas tendem a procurar por umidade durante o dia. Assim, é só catá-las na manha seguinte.
Métodos químicos para acabar com as lesmas no jardim
Se os métodos naturais não funcionarem, você pode recorrer a métodos químicos para acabar com as lesmas no jardim. No entanto, é importante lembrar que esses métodos podem ser prejudiciais ao meio ambiente e às plantas do jardim, como os fungicidas por exemplo. Sendo assim, use-os com cautela.
Veja abaixo alguns métodos químicos:
- Iscas tóxicas: as iscas tóxicas são um tipo de veneno que atrai as lesmas e as elimina. Essas iscas são vendidas em lojas especializadas em jardinagem e devem ser usadas com cuidado.
- Fungicidas: alguns fungicidas também podem ser usados para matar as lesmas. Entretanto, é importante ler as instruções do rótulo com cuidado e seguir as doses recomendadas.
- Spray de sabão: um spray de sabão é uma opção natural e eficaz para matar as lesmas. Basta misturar água e sabão líquido na proporção de 5 para um. Use um recipiente spray e pulverize as lesmas diretamente. O sabão irá sufocá-las.
- Ácido cítrico: o ácido cítrico é uma opção menos tóxica do que os venenos químicos, mas deve-se evitar a ingestão acidental e o contato direto com os olhos. Para aplicar no jardim, basta misturar uma colher de sopa de ácido cítrico em um litro de água e pulverizar as plantas afetadas pelas lesmas.
Como Prevenir o aparecimento de Lesmas no Jardim
Além de acabar com as lesmas que já estão no jardim, é importante tomar medidas para prevenir o aparecimento delas no futuro.
Sendo assim, tente manter o jardim limpo e bem cuidado, removendo folhas e galhos caídos e mantendo as plantas saudáveis.
Evite regar as plantas à noite, pois isso pode criar um ambiente úmido e favorável ao aparecimento de lesmas. Nesse sentido, é bom manter o solo seco, especialmente em áreas onde as lesmas são mais comuns.
Enfim, as lesmas podem ser um verdadeiro pesadelo quando infestam nosso jardim. Por isso é tão importante identificá-las e escolher o método de combate rapidamente. E para prevenir o aparecimento de lesmas no futuro, mantendo seu jardim limpo e bem cuidado.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas para acabar com as lesmas nas plantas do jardim? Compartilhe com alguém que está enfrentando esse problema em casa. Então marque suas estrelinhas a seguir.