Como Cuidar Da Planta Buxinho – Buxus Sempervirens

Como cuidar da planta buxinho

O Buxinho é uma das plantas mais conhecidas para fazer topiaria; a arte na jardinagem que tem como finalidade formar esculturas com a poda conduzida da planta. Além disso, o Buxinho é muito utilizado como bordadura e também cercas vivas. De simples cultivo, conheça como cuidar da planta Buxinho.

São plantas estruturadas que dão simetria e harmonia ao jardim, pois sua versatilidade compõem os mais diversos estilos. Tem resultado com visual elegante quando plantadas também em vasos ou jardineiras.

Sobre o Buxinho

O clássico Buxinho recebe o nome botânico de Buxus sempervirens e pertence à família Buxaceae. É uma planta típica de climas temperado, tropical, subtropical e mediterrâneo.

É uma planta de crescimento lento com folhas pequenas e lisas, além de coloração verde intensa. As flores surgem na primavera, são amarelas em tons claros.

Como Cuidar da Planta Buxinho

O Buxinho é uma planta popular pois tolera condições consideradas difíceis de crescimento, como seca e poluição urbana. E embora sejam plantas que precisem da luz solar direta, eles toleram bem a sombra, desde que bem iluminada.

Embora seja uma planta resistente, as regas devem ser regulares durante todo o período da primavera ao outono. Não regue demais e também não deixe a planta passar por longos períodos de seca.

Dessa forma, a rega deve ser abundante, oferecendo muita água, porém espere o solo secar antes de fazer a próxima rega.

Durante o inverno, e nos períodos de maior umidade, ou seja, em épocas chuvosas, diminua a quantidade de água e também a regularidade das regas.

Eles gostam de solo bem drenado e fértil. Se for cultivar em vasos, faça o replantio a cada dois ou três anos. Aproveite para verificar as raízes. Corte aquelas com aparência estranha, por exemplo, escurecidas ou amolecidas. Sempre que replantar espere ao menos 3 meses antes de adubar.

Utilize fertilizantes durante o ano todo, em pequenas doses, ao menos uma vez por mês. Se o seu Buxinho está plantado em vasos, utilize o adubo em quantidade menor do que aquela indicada na embalagem. Além disso, evite os fertilizantes líquidos de ação rápida e alta concentração.

Assunto Relacionado: Como Funcionam os Fertilizantes? Conheça Todos os Nutrientes

Como Podar o Buxinho

Primeiramente, certifique-se de utilizar uma tesoura apropriada que esteja limpa para evitar possíveis ataques de fungos.

Uma maneira de limpar a tesoura é mergulhando-a em água sanitária diluída em água, ou então álcool.

Faça as podas na primavera e no verão. As flores podem ser retiradas para incentivar o crescimento saudável e forte da folhagem.

Gostou desse artigo sobre como cuidar do Buxinho? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.9/5 - (16 votes)

Deixe um comentário