Como Funcionam os Fertilizantes? Conheça Todos os Nutrientes

Fertilizantes

Os fertilizantes são nutrientes que desempenham diversas funções nas plantas. Alguns deles são exigidos em grandes quantidades, estes são os macro nutrientes. Já os micronutrientes são aqueles necessários em quantidades muito pequenas.

Em contrapartida, além de fatores como a luz, á água e o gás carbônico, o desenvolvimento da planta depende diretamente dos nutrientes.

Como os fertilizantes funcionam?

Os fertilizantes funcionam suprindo as necessidades nutricionais de cada planta. Dessa forma, cada um desses nutrientes é absolutamente necessário nas funções celulares básicas da planta.

Em outras palavras, a falta ou a limitação de algum deles irá prejudicar o desenvolvimento geral da planta, mesmo se todos os outros nutrientes estiverem à disposição.

O principal sintoma que a planta apresenta quando está com alguma falta de nutrientes é, com efeito, a interrupção do crescimento.

Classificação dos fertilizantes

São aproximadamente 16 nutrientes considerados essenciais para atender todas as necessidades da planta.

Basicamente, em uma classificação simples, os fertilizantes são conhecidos como macro nutrientes ou micronutrientes.

  • Macro nutrientes: carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre, cálcio, manganês.
  • Micronutrientes: ferro, manganês, cloro, molibdênio, cobre, zinco, boro.
nutrientes

Como a planta reage na falta de nutrientes?

Os macro nutrientes são de necessidade vital para a planta. Sendo assim, as raízes os consomem em grandes quantidades. O que faz com que se esgotem primeiro.

Por exemplo, a falta do nitrogênio, que é um dos três principais macro nutrientes, causa o amarelamento e o enfraquecimento das folhas.

No entanto, na falta do fósforo, a planta tem o crescimento deficiente e os frutos e as sementes ficam atrofiadas.

Já na falta do potássio, a deficiência deixa caules e raízes mal desenvolvidos. Além disso, a planta perde folhas e a maioria delas ficam amareladas.

Por outro lado, a falta dos micronutrientes não é, de imediato, um problema maior. Esses elementos são usados em quantidades tão pequenas que na maioria das vezes eles já estão presentes no solo.

Os fertilizantes em vasos de plantas

Em relação às plantas que estão em vasos ou outros recipientes, por ser um local limitado, é tudo diferente. Ou seja, no ambiente muito reduzido, a não renovação do substrato em certo período de tempo, pode acarretar o esgotamento total do solo.

Por isso é tão importante observar a qualidade do solo do vaso. Leve em conta a espécie de planta e seus cuidados específicos. Aprenda mais sobre a sua planta e planeje o replantio de acordo com a demanda, com a época do ano, tamanho do vaso, floração e etc.

Se você quer saber mais sobre as plantas verifique alguns dos artigos abaixo:

4 Dicas de Como Fertilizar as Plantas de Dentro de Casa

Como Salvar a Planta Que Recebeu Muita Água

O Que Fazer Quando Tenho uma Planta Morrendo por Falta de Água

Agave Azul: Tenha em Casa a Planta da Tequila

Vou te Contar a Verdade Sobre a Planta Suculenta

Gostou destas dicas? Aproveite para conhecer mais sobre plantas lendo os outros artigos do nosso blog. Além disso, deixe seu comentário logo abaixo. Logo após, compartilhe com alguém que também gosta de plantas. E então, deixe sua avaliação nas estrelinhas.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário