Como Cuidar de Violetas em Vasos

como cuidar de violetas

As clássica Violetas decoram a maioria dos lares com uma floração longa e delicada. Suas folhas aveludadas formam uma roseta em volta de suas flores multicoloridas. Veja várias dicas abaixo de como cuidar de violetas para conseguir uma planta saudável em vasos.

Cultivando em local adequado, as Violetas se desenvolvem e florescem quase todo ano.

Em princípio, um clima quente e úmido, em ambiente sombreado é perfeito para o cultivo das Violetas.

Sobre a Violeta

  • Nome Botânico: Saintpaulia ionantha
  • Outros Nomes: Violeta, Violeta Africana
  • Origem: África
  • Família: Gesneriaceae
  • Flor: rosa, roxa, vermelha, branca, bicolor
  • Luminosidade: sombra, meia-sombra

Qual o melhor local para as Violetas

É importante que o local escolhido para sua violeta seja bem iluminado, porém sem luz direta do sol. Parapeito de janelas, cozinhas e banheiros são bons lugares para cultivo das plantas, uma vez que apreciam umidade. Desde que sempre estejam protegidas dos ventos e temperaturas abaixo de 15°C.

Como Cuidar de Violetas

Elas gostam de vasos pequenos que mantenham suas raízes apertadas. Sendo assim, escolha sempre um vaso que seja do mesmo tamanho ou menor que a copa das folhas.

Para regar procure nunca atingir as folhas com a água, pois elas são sensíveis, ficam manchadas e murchas. Regue apenas por baixo das folhas. Eventualmente, coloque o vaso dentro de uma bacia para que a planta possa absorver toda água que necessita.

Verifique o substrato antes de regar, ele deve estar ligeiramente seco na superfície. Desse modo, tenha especial cuidado com a drenagem dos vasos, pois a água em excesso podem apodrecer as raízes.

A umidade é muito importante para as violetas, desse modo quando perceber que o dia é seco e muito quente, coloque um recipiente de água próximo a sua planta.

A fertilização pode ser feita a cada 3 semanas com um adubo indicado para flores de boa qualidade. Proceda de acordo com a indicação do rótulo do fabricante.

Como Fazer Muda de Violetas

A maneira mais simples de reproduzir a violeta é por meio das folhas.

Primeiramente, escolha uma folha saudável e arranque-a com o caule. Coloque-o em substrato preparado somente a parte do caule, deixando toda a parte da folha de fora. Temperaturas acima de 20°C e muita umidade vão favorecer o aparecimento das raízes. Depois de cerca de 5 a 6 semanas, as primeiras raízes se formarão.

Como Plantar Cebola em Jardins e Vasos

Falsa Seringueira: Tenha essa Árvore Deslumbrante na Sua Sala

Planta Amarílis: Todos os Cuidados para um Flor Maravilhosa

Gostou destas dicas? Aproveite para conhecer mais sobre plantas lendo os outros artigos do nosso blog. Além disso, deixe seu comentário logo abaixo. Logo após, compartilhe com alguém que também gosta de plantas. E então, deixe sua avaliação nas estrelinhas.

Deixe um comentário