A Crassula Perforata é mais conhecida no Brasil pelo seu nome científico, contudo devido à diversa folhagem verde em hastes longas, ela ganha nomes como Corda-de-botões e Planta-de-pagode.
Sobre a Crassula Perforata
É uma planta nativa da África do Sul, pertencente à família Crassulaceae, com folhas grossas e triangulares que surgem espiraladas e empilhadas ao longo do caule comprido, que pode chegar a mais de 45 centímetros de altura.
Ela tem aparência muito charmosa, motivo do seu grande sucesso entre os gêneros Crassula.
Suas hastes, quando jovens são carnudas e eretas, adquirindo peso ao longo do tempo, tornam-se pendentes, o que confere um visual muito bonito também quando cultivadas em vaso suspenso.
Tem flores pequenas e amarelas que surgem na primavera.
Cuidados com a Crassula Perforata
Luminosidade
A Crassula Perforata, assim como outras espécies da família Crassula precisa de ambientes mais amenos. Nesse sentido, o cultivo em áreas protegidas do sol pleno, desde que com luminosidade abundante, resultam em maior sucesso.
Todavia, um pouco de sol do início da manhã ou fim da tarde colore lindamente as bordas de suas folhas com um tom avermelhado.
Desse modo, se você está na Região Sul do país, é possível o cultivo da Crassula Perforata ao ar livre, sem que as folhas sintam o calor severo do meio do dia.
Se achar que a planta está sofrendo com a luminosidade, em qualquer das situações, de excesso ou falta, a mudança de local deve ser gradual.
E quais são os sinais que a planta mostra quando está com problemas de iluminação? Por exemplo, o excesso de calor e de sol faz manchas marrons nas folhas da planta. Ao contrário, quando a planta está recebendo pouca luminosidade, ela fica estiolada. O estiolamento causa o crescimento da haste com folhas mais espaçadas entre elas.
Solo e Rega
O solo bem drenado é um fator primordial para a Crassula Perforata, de tal forma que suas raízes podem sentir rapidamente se o alagamento acontecer. A mistura pronta para cactos e suculentas, vendida em lojas de jardinagem e mercados é bem-vinda. Além disso, você pode acrescentar areia para melhorar a drenagem do solo comum e também pedriscos e perlita para contribuir com a aeração.
Assunto Relacionado: Saiba mais Sobre a Perlita e Como Usar nas Plantas
Faça regas contidas. A Crassula Perforata armazena água em suas folhas, assim não precisam de regas constantes. Dessa maneira, regue somente quando o solo estiver completamente seco. Se estiver na dúvida, o melhor é esperar alguns dias, pois as suculentas suportam algum período de seca.
Fazer a adubação mensalmente vai ajudar sua suculenta a se desenvolver. Escolha formulações de NPK com taxa de nitrogênio menor, ou adube com fertilizantes próprios para cactos e suculentas.
Propagação da Crassula Perforata
A propagação da Crassula Perforata pode ser feita por partes do caule e pelas folhas. Em ambos os casos, deixe que a parte destacada da planta seque por dois ou três dias antes de colocá-las no substrato.
A diferença entre os dois meios de propagação é que a parte cortada do caule deve ser inserida no substrato em até dois centímetros, sem as folhas inferiores.
Por outro lado, a estaca da folha não precisa ser enterrada no solo, apenas colocada no topo.
Deixe as mudas em luz clara sem ação direta do sol e regue regularmente até que estejam maduras.
Podas podem ser feitas para controlar o tamanho da planta, e por certo, você vai querer aproveitar as partes retiradas da planta para fazer novas mudas.
Veja Também:
Posts Recentes:
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
- Gerânio-Pendente (Pelargonium peltatum): Beleza e Colorido para o Seu Jardim
Gostou de ler sobre a Suculenta Crassula Perforata? Quais destas plantas você tem em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos e não esqueça de deixar o seu comentário