Como Cuidar Do Lírio-Da-Paz Para Ter Flores Abundantes Todos Os Anos

como cuidar do lírio-da-paz

Originárias do clima tropical e de fácil cuidado, o Lírio-da-paz é uma opção perfeita para quem deseja ter leveza e elegância na decoração. Vou te mostrar neste artigo dicas de como cuidar do Lírio-da-paz de forma eficaz.

Uma curiosidade interessante é que o Lírio-da-paz não é um lírio verdadeiro, o nome se dá porque as flores são extremamente parecidas com o lírio.

Outra curiosidade a ser mencionada é que a flor dessa planta não é, como muitos acreditam, a parte branca, mas sim a espiga que nasce no meio. 

Curiosidades à parte, ela também pode ser cultivada em ambientes internos, podendo chegar até 40 cm de altura, sendo assim, considerada uma planta de pequeno porte. 

Confira a seguir dicas de como cuidar do Lírio-da-paz

Qual solo é ideal?

Como já citado, os Lírios-da-paz são nativos do clima tropical, onde há presença de restos de animais e de diversas outras plantas no solo. Dessa forma o solo característico é bastante fértil e rico em matéria orgânica. 

O substrato ideal é um solo à base de turfa, composto de pedaços de casca de árvores, restos vegetais e areia. 

A turfa tem a característica de manter o solo sempre fofo, impedindo o acúmulo de água para que não gere mofo. 

Luminosidade

O Lírio-da-paz floresce melhor com boa exposição à luminosidade e clima quente. Porém, requer bastante atenção para que não seja exposto diretamente, ou por muitas horas seguidas, a luz solar. Uma vez que, o contato direto com a luz do sol pode acabar por queimar suas folhas, deixando-as marrons e murchas. 

Nós falamos anteriormente aqui no Blog sobre como identificar problemas com as folhas do Lírio da Paz. Veja o artigo clicando aqui.

Sendo assim, o ideal é colocá-la no quintal em locais sombreados. Por outro lado, em espaços internos é indicado locais que estejam próximo às janelas, mas que não recebam luz solar direta constante.

Como cuidar do Lírio-da-paz em relação às regas

Em relação à rega, o cuidado deve ser redobrado. Isso porque sua plantinha pode vir a morrer por falta de água. Então sempre verifique o estado do solo e, percebendo que ele está seco, faça rega. 

Contudo, seja prudente no momento em que for regar para que não se forme poças de água. Pois, o acúmulo de água pode fazer com as raízes apodreçam e venham a morrer. Ou seja, nada de excessos!

Opte também por borrifar um pouco de água nas folhas, fazendo com que a umidade aumente e imite o clima das florestas. 

Fertilizantes

Os lírios são bem sensíveis e não necessitam de muitos cuidados além da rega e iluminação. Porém, se você prefere recorrer a fertilizantes, para uma melhor floração, opte por um fertilizante comum 20-20-20, aplicando metade da dose. Diminua a dosagem na próxima fase de crescimento que ocorre no verão e primavera.

Pragas e doenças

Como já citado, o excesso ou falta de água pode deixar sua planta doente, e até levá-la à morte.

Uma das pragas que pode acabar adoecendo o lírio é a cochonilha. A cochonilha são insetos minúsculos e amarelas que sugam a seiva da planta e liberam substância que pode atrair fungos, principalmente o fuliginoso. Assim, se tornam uma das pragas que pode dar fim a sua linda planta.

Para evitar as pragas e fungos, mantenha seu Lírio-da-paz sempre saudável com cuidados constantes. 

Como Fazer Horta: Começar Com Sementes Ou Mudas?

Como Decorar Escritório Em Casa Gastando Pouco

Sorvete De Melancia Refrescante Com Massinha “Croc Croc”

Como Fazer Muda De Morango Em Casa E Colher Seus Próprios Frutos

Você Tem 4 Motivos Para Ter Plantas Em Casa. Confira!

Gostou das dicas de como cuidar do Lírio-da-paz? Conte abaixo se você já tem ele em casa e logo depois aproveite e compartilhe com seus amigos. E então, deixe suas estrelinhas abaixo. Em seguida dê uma olhada nos outros artigos sobre plantas e decoração.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário