Existem vários tamanhos, cores e formas de beterrabas, tanto suas raízes como suas folhas são excelentes fontes de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Aprenda como cultivar beterraba para acrescentar mais sabor às suas receitas.
Como Cultivar Beterraba
Embora a beterraba prefira temperaturas mais frias, entre 10° C e 23° C, ela cresce bem em todos os tipos de climas. Algumas espécies como a beterraba açucareira, por exemplo, não apreciam os climas mais quentes.
A beterraba-roxa (Beta vulgaris var. conditiva) com raízes arredondadas e de cor vermelho escuro, é a mais conhecida e comumente encontrada nos mercados.
São plantas bienais e podem ser semeadas diretamente no local definitivo de cultivo, não havendo assim a necessidade de transplante, uma vez que as raízes são sensíveis.
Escolha o Melhor Local para Cultivar a Beterraba
Inicialmente, elas precisam de pelo menos 6 horas diárias de sol para prosperar. Sendo assim, escolha um bom local na sua horta, com solo rico em matéria orgânica, que seja solto e leve. Dessa forma, não haverá necessidade de fertilização adicional durante o período de cultivo.
Evite pedras e torrões de terra para que a raiz da beterraba não fique deformada ao se desenvolver.
Semeando a Beterraba
As sementes da beterraba estão contidas nos glomérulos de frutos e cada um deles possui cerca de 6 sementes.
Antes de colocar as sementes na terra, mergulhe-as em água por cerca de 30 minutos para aumentar as taxas de germinação. Coloque-as então, em espaços de até 10 centímetros de distância entre elas, respeitando o intervalo entre as linhas de pelo menos 15 centímetros. Cultivares maiores precisam de mais espaço entre si e as linhas.
Em seguida cubra com uma camada de 1 centímetro de terra e regue cuidadosamente. Mantenha o substrato sempre úmido até que sua beterraba germine, o que vai acontecer cerca de 15 a 30 dias após a semeadura.
Colhendo as Beterrabas
Você vai colher suas beterrabas após 2 ou 3 meses do plantio. Assim, plante sementes a cada poucas semanas para ter uma colheita contínua.
O solo umedecido mantém a beterraba macia e evita a descoloração. Se as raízes começarem a surgir acima do solo, complete com terra para que elas não sequem e fiquem duras. Além disso, não deixe passar o tempo da colheita pois suas beterrabas ficarão amadeiradas.
Ao colher sua beterraba evite cortar a haste fina do fundo da raiz, isso evita o “sangramento” e mantém a umidade. Armazene suas beterrabas em sacos plásticos na geladeira.
Receitas com Beterraba
Enfim, prepare suas beterrabas em saladas e acompanhadas com outros vegetais. Veja nossas duas receitas que usam a beterraba como ingrediente principal:
Massa de Beterraba para Pizza ou Palitinhos Aperitivos
Faça Deliciosos Chips de Beterraba Para Lanche Saudável
Veja Também:
Posts Mais Recentes
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas de como cultivar beterraba na horta de casa? Conte abaixo quais hortaliças você cultiva em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos. Logo depois marque suas estrelinhas.