As plantas além de embelezar a casa, ao mesmo tempo, melhoram a qualidade de vida e enriquecem o ar ambiente com umidade e oxigênio. Assim, o cuidado regular com as folhas das plantas permite que elas prosperem de forma saudável. Com as dicas a seguir de como limpar as folhas das plantas de casa, elas ficarão mais verdes e brilhantes.
Como Limpar as Folhas das Plantas de Casa
Favorecendo o Clima Interno do Ambiente
Enquanto as plantas propiciam uma maior umidade, o ambiente da casa fica mais saudável. Para que as plantas de interior possam cumprir de forma efetiva a sua função de umidificadores, elas precisam de cuidados especiais a cada duas ou três semanas durante os meses em que o acúmulo de sujeira é maior.
Assunto relacionado: Como Manter A Umidade Das Plantas Domésticas
Qual a Importância e o Papel das Folhas
Plantas como o Lírio da Paz, os Ficus e os Filodendros, por exemplo, têm folhas maiores, ficando evidente o acúmulo da poeira. As folhas são importantes indicativos da saúde da sua planta. Elas captam a luminosidade, absorvendo a luz disponível para assim, crescerem exuberantes.
Tirando a Poeira das Folhas
Para remover a poeira das folhas de suas plantas de casa é necessário um pano limpo umedecido ou um espanador.
Com o pano úmido deslize delicadamente pela superfície da folha, segurando a parte de baixo com a outra mão.
O espanador serve para limpeza rápida, de modo a retirar moderadamente a sujeira acumulada até que você tenha tempo de passar o pano umedecido.
Outra forma eficiente e que muitas pessoas preferem é carregar sua planta até o banheiro e colocar dentro do box, debaixo do chuveirinho. Dessa forma a limpeza é mais rápida e mais eficiente, além disso não corre o risco de rasgar as folhas. Use jatos suaves. Logo após, deixe sua planta descansar um pouco e escorrer o excesso de água, para só então retornar ao local de origem.
Folhas Complicadas de Serem Limpas
Algumas plantas de interior têm estruturas de folhas especiais e são, geralmente, muito difíceis de limpar. Folhas escamosas, peludas ou cerosas não devem ser limpas e nem lavadas.
Com essas plantas, use um pulverizador de água com névoa fina e logo depois chacoalhe a planta para tirar o excesso de líquido. Assim, você evita que plantas com folhas peludas apodreçam ou, aquelas que contêm cera, fiquem com suas camadas protetoras danificadas.
Veja Também:
Posts Mais Recentes
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
- Gerânio-Pendente (Pelargonium peltatum): Beleza e Colorido para o Seu Jardim
Gostou das dicas de como limpar as folhas das plantas? Logo após terminar a leitura, conte como você limpa suas plantas. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.