Você provavelmente já viu o Gerânio em algum jardim, pois é uma planta muito vendida tanto floras como em mercados. Muitas pessoas se interessam em como cultivar o Gerânio por ser uma espécie com flores lindas e que florescem várias vezes ao ano.
Além dessa característica interessante, o Gerânio também tem flores bem perfumadas, são bem resistentes e fáceis de cultivar.
Vamos ver algumas sugestões de como cultivar o Gerânio para que você conheça melhor as particularidades da planta.
Luminosidade ideal
O Gerânio é uma planta que consegue florescer em todas as estações do ano. No entanto, isso não se aplica às regiões muito frias, onde a planta floresce apenas entre a primavera e o verão. Pois, nesses casos, os dias são mais curtos, ou seja, o tempo de luminosidade é menor.
O florescimento da planta é estimulado pela maior luminosidade. Assim, para que o Gerânio floresça é necessário, pelo menos quatro horas de sol por dia. Quanto maior o tempo de exposição ao sol, maior as chances de sua planta apresentar flores.
Adubação e Substratos para cultivar o Gerânio
No cultivo do gerânio é necessário ter vasos com muitos orifícios e substratos que tenham uma boa drenagem. Uma excelente opção é utilizar terra adubada com areia ou perlita. Já falamos anteriormente sobre a perlita no Blog. Clique aqui se você quiser saber mais.
O adubo ideal para o florescimento do gerânio tem que ser rico em fósforo. A frequência recomendada é de uma vez por mês. Contudo, ofereça o adubo somente no período do fim do inverno até o fim do verão.
Rega adequada
A rega é uma das principais causas de morte das plantas. E isso acontece porque o excesso pode contribuir para o apodrecimento das raízes e do caule. No entanto, a falta de água pode adoecer a sua planta também.
No caso do gerânio é necessário regar com uma média de 2 a 3 vezes por semana em regiões onde o calor é maior. Por outro lado, em clima úmido ou temperaturas mais baixas, verifique a necessidade de rega examinando o substrato. Enterre o dedo até a metade no vaso, e se ele sair sem sujeira de terra é porque está no momento de regar novamente.
A rega depende também do vaso em que está sua planta. O vaso de barro por exemplo absorve a água muito rapidamente. Além disso, outro fator que influencia na rega são os ventos fortes.
Dessa forma é sempre bom verificar a umidade do substrato antes de molhar o Gerânio para evitar alagamentos indesejados.
Tenha No Seu Jardim Plantas Que Florescem O Ano Todo
Incremente e Crie Uma Decoração Inusitada Para Sua Casa
Como Combinar A Decoração Preto e Branco Em Casa
Receita De Frango Com Molho De Laranja: Fica Pronto Em 25 Minutos!
Como Combinar As Plantas Gramíneas No Seu Jardim
Gostou das dicas de como cultivar o Gerânio? Logo após terminar a leitura, conte abaixo se você cultiva o Gerânio em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.