Como Cultivar Sálvia

Como cultivar Sálvia

Vai plantar a Sálvia no jardim? Prepare-se para a beleza das flores que surgem na primavera. Prefere o cultivo em vasos ou jardineiras? É só colocar no sol que você também verá a linda floração dessa maravilha de planta. Seja como tempero, uso medicinal ou ornamental, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre como cultivar Sálvia em casa.

A Sálvia tem aroma e sabor finamente amargos e é utilizada há tempos como tempero culinário, seja em carnes, peixes, saladas, manteigas, molhos de queijo e tantos outros pratos. Além disso, ela é utilizada largamente como erva medicinal por causa de suas propriedades antimicrobianas, antifúngicas e anti-inflamatórias.

Sobre a Sálvia

A Sálvia (Salvia officinalis) pertence à família Lamiaceae e é uma planta originária do Mediterrâneo ou Região Sul da Europa, que como tal se adequou muito bem ao clima brasileiro.

É uma planta perene, aromática com folhas simples e rugosas de tom verde acinzentado. Atingem cerca de 30 a 60 centímetros de altura.

Suas flores surgem agrupadas em longas espigas terminais em cores diferentes, dependendo da espécie, como por exemplo, roxo, azul, branco e rosa.

Embora existam dezenas de variedades de Sálvia, nem todas elas são de uso culinário. Inclusive, no hemisfério norte é muito comum o uso de diferentes espécies como planta ornamental.

A Sálvia recebe outros nomes populares como Salva, Salva-comum, Erva Sagrada, Salva-das-boticas, Salva-dos-jardins, Salveta e Chá da Grécia. Seu nome vem do latim “salvare” e “salvus” que significa salvar ou curar.

Como Cultivar Sálvia

Temperatura e Luminosidade

A Sávia precisa de sol pleno, porém em nosso clima, locais com altas temperaturas podem prejudicar o desenvolvimento da planta. Nesse sentido, se você mora em uma região muito quente, tente cultivar a Sálvia à meia-sombra, protegida do sol escaldante do meio do dia.

A temperatura ideal para o cultivo da Sálvia está entre 15°C e 21°C. Sendo assim, especialmente, se for realizar o cultivo a partir de sementes, a temperatura não deve estar abaixo dos 15°C pois o frio compromete o desenvolvimento da muda.

Contudo, após estabelecidas, as plantas adultas suportam até mesmo algumas noites de geadas.

Substrato e Rega

A Sálvia prospera em substrato muito bem drenado, que seja rico em nutrientes e umedecido levemente quando a planta ainda está jovem, ou seja até um ano e meio.

Após o amadurecimento da planta, a Sálvia só precisa de rega quando o solo já estiver seco. Isso pode variar de acordo com o clima e a temperatura da região onde você mora. Por esse motivo, não existe um padrão de rega.

Sendo assim, o jeito de determinar se está na hora de regar a Sálvia é testando o substrato com as mãos para verificar se ele já está seco.

Como Plantar Sálvia

A Sálvia é uma planta resistente que não precisa de cuidados especiais. Ela cresce espessa e resistente por vários anos. Desse modo, após 4 ou 5 anos, se perceber a queda na produção de folhas, significa que está na hora de renovar sua planta.

No plantio, o cultivo através de sementes exige um pouco de paciência, pois até que a planta amadureça e tenha folhas para coleta, é necessário esperar cerca de 12 a 18 meses. Além disso, a melhor estação de plantio das sementes é entre março e abril.

Assim, prepare vasos ou sementeiras para cultivar suas mudas. Após preparar o substrato leve e bem drenado, semeie de 3 a 4 sementes de Sálvia por vaso. Cubra com uma fina camada de terra de modo que não ultrapasse 1 centímetro de espessura.

Mantenha o substrato úmido por todo o período de crescimento da Sálvia, bem como providencie um local ensolarado.

Se for levar as mudas para sua horta no jardim, prepare intervalos no solo de 35 centímetros entre as mudas.

Se for fazer o plantio perto de outras ervas, plante a Sálvia junto do Alecrim, pois são plantas companheiras que não disputam nutrientes. Além disso, o Alecrim tem a vantagem de manter duas pragas afastadas, a mosca-da-cenoura e a borboleta-da-couve.

Outros bons companheiros para a Sálvia são o repolho e a cenoura, mas mantenha os pepinos e as abóboras afastados.

A coleta das folhas maduras da planta deve ser feito sempre nas partes inferiores dos talos.

Como Armazenar a Sávia

Você pode remover as folhas, conforme o seu uso e necessidade. Assim, o excesso de produção pode ser armazenado tanto na geladeira, como também no freezer. Outra forma de guardar a planta é como erva seca, que veremos mais abaixo.

Para guardar na geladeira, o ideal é envolver as folhas em um pano úmido, pois elas duram até duas semanas.

Por outro lado, se quiser congelar as folhas, a maneira mais simples é lavar uma por uma na água corrente e depois deixar secar. Em seguida, guarde em sacos plásticos e lacre.

Como Secar a Sálvia

Para armazenar a Sálvia o melhor é secar a planta sem lavar. Antes de separar as partes que serão secas, faça a retirada de qualquer elemento estranho, como restos de terra ou pedaços de outras plantas.

Além disso, elimine as partes da planta que estiverem com aspecto ruim, estragado, manchado ou danificado.

Para a secagem das folhas, uma maneira de preservar a qualidade e facilitar o manuseio, é conservá-la com seus talos.

Nesse sentido, se for fazer a secagem de outras partes da planta, como por exemplo raiz ou flores, deve-se fazer cada parte separada, e em seguida também armazenar cada um deles individualmente.

Você pode secar livremente a Sálvia em pequenos buquês, deixando-os amarrados dentro de sacos de papel em local ventilado. Veja os detalhes desta maneira de secar ervas no link do artigo abaixo.

Assunto Relacionado: Como Fazer Ervas Secas Em Casa Utilizando Um Método Natural

Outra maneira de secar a Sálvia é no forno. Espalhe as folhas individualmente sobre o papel manteiga em um tabuleiro. Então ligue o forno no mínimo e deixe a porta ligeiramente aberta para permitir que a umidade escape.

Pragas e Doenças

Algo muito comum na Sálvia é o apodrecimento do caule devido à umidade. Isso gera fungos que podem matar a planta.

Esteja sempre atento à pulgões, cochonilhas, moscas brancas e lesmas. 

Gostou desse artigo sobre como cultivar Sálvia? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.8/5 - (15 votes)

Deixe um comentário