Como Fazer Muda De Azaleia Por Meio De Estacas

Como fazer muda de azaleia flores rosa com folhas verdes ao fundo

Você pode cultivar a azaleia através de sementes, mas esse processo é demorado e não garante que as novas plantas sejam semelhantes à planta mãe.  Assim, se você quiser saber como fazer muda de azaleia e conseguir clones da sua espécie favorita, continue a leitura.

O enraizamento por estacas assim como a germinação através das sementes são os principais métodos de propagação da azaleia. Um e outro produzirão novas mudas, mas sua aparência pode não ser parecida.

Propagação de Estacas da Azaleia

Se você quiser que sua planta se pareça com a planta mãe, faça mudas através de estacas.

O enraizamento por estacas de azaleia é um processo simples, que requer atenção aos detalhes que vamos comentar a seguir.

Escolhas galhos semicurados, ou seja, a haste escolhida deve estar entre o quebradiço e o macio. Descarte ramos muito novos e também os muito vigorosos. Isso significa que o ramo perfeito deve dobrar, mas não com muita facilidade.

Além disso, a planta escolhida deve ser regada generosamente no dia anterior. É uma maneira de evitar o estresse hídrico das estacas cortadas.

Assim, no dia seguinte, pela manhã, faça o corte das estacas com uma tesoura esterilizada e apropriada. Produza estacas de cerca de 10-15 cm de comprimento.

Assunto Relacionado: Como Cultivar Rosa Do Deserto Em Vasos: Receita De Substrato

Como Fazer Muda de Azaleia

Prepare os recipientes com furos de drenagem e preencha com uma mistura de substrato bem drenado e leve. Umedeça o substrato antes de colocar as estacas.

Pegue cada uma das estacas escolhidas e retire as folhas da parte inferior, a qual será enfiada na terra. Não mexa nas folhas da parte superior. Remova também todos os brotos que por ventura estiverem presentes no galho.

Importante: para favorecer o enraizamento, faça uma dobra leve no galho na metade da parte que ficará enterrada. Logo depois enfie no substrato e regue.

A muda deve ser protegida com um saco plástico transparente ou uma garrafa pet cortada ao meio. Essa proteção deve ficar sobre o recipiente até que a estaca enraíze. Isso deve acontecer por volta de dois ou três meses.

Nesse sentido, retire a proteção, tanto para regar como para renovar o oxigênio para a planta.

Durante esse período, a muda deve ser regada frequentemente para que o solo permaneça umedecido, sem deixar secar completamente.

Mantenha as mudas na sombra, porém em local com luz brilhante indireta.

Após oito ou nove semanas puxe delicadamente as mudas para verificar se o enraizamento já está forte.

Se você encontrar resistência, significa que as mudas já podem ser movidas para o sol da manhã. Além disso, a proteção de plástico pode ser retirada.

Espere de seis a nove meses para plantar sua azaleia no jardim. Assim, as mudas estarão fortes o suficiente para o ambiente externo.

Veja Também:

Gostou desse artigo sobre como fazer muda de azaleia? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.8/5 - (6 votes)

Deixe um comentário