Crassula Muscosa: Suculenta De Folhas Em Escamas

Crassula muscosa com hastes verdes eretas e folhas em escamas

A Crassula muscosa tem um interessante trançado, tão perfeitamente construído que nos remete ao fino trabalho das correntes da ourivesaria tradicional. Não por acaso seu nome popular no exterior é “Watch Chain” (corrente de relógio) e “Zipper plant” (planta zíper).

Sobre a Crassula Muscosa

A Crassula muscosa é um subarbusto perene, nativo da África do Sul e da Namíbia. Ela pertence à família Crassulaceae, a mesma de outras suculentas muito cultivadas no Brasil. Por exemplo a Crassula ovata e a Crassula perforata, ambas já comentadas aqui no nosso site.

É uma planta densamente ramificada com hastes finas e eretas que podem chegar de 10 a 50 cm de altura.

As folhas são sobrepostas, em forma de escamas, dispostas em 4 fileiras ao longo de cada haste.

As flores surgem nas plantas adultas e bem adaptadas. São muito pequenas e têm tom amarelado.

Assunto Relacionado: 7 Plantas Pequenas Para Interiores

Como Cuidar da Crassula Muscosa

Embora a Crassula muscosa aprecie a luz solar, a exposição deve acontecer nos momentos mais frescos do dia.

Luz e Temperatura

Para o desenvolvimento saudável da Crassula muscosa são necessárias algumas horas de luz solar direta. A luminosidade abundante faz com que ela fique mais compacta e com as cores mais claras.

Contudo, é preciso diferenciar a exposição solar de acordo com a região do país em que você está. Em regiões com temperatura elevada, acima de 22°C é preciso manter a Crassula protegida do sol forte.

A luminosidade indireta pode ser uma solução nesses locais, desde que você mantenha sua planta em local claro e próximo das janelas e varandas. Nesse caso, a aparência da Crassula pode ficar um pouco mais aberta e o verde mais clarinho.

Por outro lado, ela é bem resistente aos locais frios, suportando temperaturas de até 5°C.

Rega e Substrato

A Crassula Muscosa tem as mesmas necessidades de rega de uma típica suculenta. Nesse sentido, as regas devem ser abundantes, mas sempre que o solo estiver completamente seco.

A quantidade de água varia muito a depender do tamanho da planta, clima e tipo de vaso, por exemplo. Logo, fazer uma rega a cada semana pode ser suficiente.

Observar as hastes da planta é uma boa maneira de avaliar a necessidade de água da planta. Quando ela sente sede é comum que a haste vá se tornando mais afinada.

Infelizmente, esse é um sintoma que aparece quando a Crassula já está com estresse hídrico há algum tempo. Mas, quase sempre ainda é possível a recuperação.

Aliás, a poda pode ser realizada sempre que você quiser conduzir o crescimento. Qualquer parte pequena da haste que se agarre ao solo, logo cria raízes.

O substrato deve ser leve e muito bem drenado, composto por elementos que permitam a aeração e o rápido escoamento da água da rega.

Adubo

A Crassula muscosa é uma suculenta muito resistente e não requer grande quantidade de adubação ao longo do ano.

Mas as plantas que são cultivadas em vasos, sempre precisam de uma atenção maior por causa do esgotamento dos nutrientes disponíveis.

Assim, utilize um adubo próprio para suculentas ou mesmo uma formulação padrão de NPK 10-10-10. Ofereça entre a primavera e o outono cerca de 4 ou 5 vezes ao ano.

Veja Também:

  • Alocasia Amazonica e Seus Segredos de Jardinagem

    Alocasia Amazonica e Seus Segredos de Jardinagem

    A Alocasia Amazonica, uma planta híbrida tropical, encanta com suas folhas grandes e veias contrastantes, é uma espécie que se tornou muito popular para o cultivo interno em locais sombreados e de luz indireta.


  • Espaços Reduzidos: Dicas de Plantas para Jardins Pequenos

    Espaços Reduzidos: Dicas de Plantas para Jardins Pequenos

    Em espaços reduzidos é necessário um bom planejamento e escolher com cuidado as plantas para jardins pequenos de forma que tanto as condições de luz quanto as opções de cultivo sejam observadas.


  • Samambaia-Confete: Um Toque de Bom Gosto

    Samambaia-Confete: Um Toque de Bom Gosto

    Conheça a graciosidade da Samambaia-confete, uma espécie de cultivo simples, com folhas arredondadas que preenchem com elegância vasos suspensos e de piso.


  • Aglaonema Commutatum ‘Silver Queen’: Folhas Primorosas

    Aglaonema Commutatum ‘Silver Queen’: Folhas Primorosas

    Aglaonema commutatum ‘Silver Queen’ é uma planta de interior elegante, com folhas prateadas e verde-claras. Aprecia luz indireta, umidade moderada e solo bem drenado. Propaga-se por divisão ou estacas.


  • Flores Roxas para Cenários Deslumbrantes

    Flores Roxas para Cenários Deslumbrantes

    As flores roxas podem adicionar uma camada de elegância e profundidade a qualquer espaço, seja ele um jardim externo ou um cantinho aconchegante dentro de casa.


Gostou desse artigo sobre a Crassula muscosa? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

Deixe um comentário