Saiba Como Plantar Alho Em Vaso Para Utilizar Nos Seus Temperos

Como plantar alho em vaso

Para plantar alho tudo que você precisa é de uma cabeça de alho fresca e um pouco de paciência. É um processo bem simples e contanto que você tenha uma janela que receba luz do sol, o cultivo em vaso é totalmente viável em casas e apartamentos. Veja as dicas a seguir de como plantar alho em vaso e tenha uma colheita saudável em alguns meses.

Como Plantar Alho em Vaso

Tipo de Alho

Existem ao menos 14 tipos de alhos cultivados regularmente no Brasil. Como jardineiros amadores, com o objetivo de plantar e colher alho em casa, o melhor é escolher uma espécie que apresenta um cultivo mais simples.

Mas se você está curioso, saiba que os tipos de alho são divididos em duas categorias em nosso país: alho nobre roxo e alho comum ou também chamado de tropical.

Os produtores do alho nobre estão no sul do país, uma vez que esse cultivar precisa de um período de luminosidade acima de 13 horas e temperaturas mais baixas. Além disso, eles têm um ciclo maior de cultivo, entre 100 e 180 dias dependendo da região.

Desse modo, o cultivo do alho nobre roxo quando é feito em outras regiões do país, naturalmente mais quentes, exige um processo chamado de vernalização. Isso significa que a planta é induzida a florescer através de um processo de exposição a temperaturas mais baixas.

Por outro lado, alhos comuns exigem menos tempo de luz ao mesmo tempo que aceitam temperaturas mais altas para desencadear o processo de bulbificação.

Como Escolher a Cabeça de Alho Boa

Os dentes de Alho (bulbilho) entram em período de dormência logo após a formação das folhas de armazenamento, isto é, logo depois de colhidos.

Sendo assim, para saber se o alho que você tem em casa está pronto para brotação, pegue a cabeça de alho e descasque um dos dentes de alho.

Em seguida, corte o dente de alho ao meio e perceba se já existe uma folha de brotação no interior. Ela é bem característica e fica proeminente em relação ao restante da massa.

Se a folha de brotação estiver presente, então você pode utilizar a cabeça de alho, uma vez que todos os dentes da mesma cabeça estarão prontos.

Como Fazer Muda de Alho

Para fazer muda de alho, coloque a barbicha inferior em contato com a água. Fica a seu critério, utilizar cada dente individualmente ou a cabeça toda do alho.

Prepare um copo ou algum outro recipiente e preencha com água. Acomode os dentes de alho de forma que apenas a parte das raízes fiquem submersas. Evitando assim que os dentes de alho fiquem em contato com a água.

Em aproximadamente 10 dias você terá já um broto verde e com muitas raízes. Agora é só transferir para o vaso.

Preparando o Substrato e o Vaso

O alho precisa de muitos nutrientes para se desenvolver e também precisa de espaço para crescer. Assim, prepare uma mistura de terra vegetal com húmus de minhoca, arroz carbonizado e se possível acrescente esterco de galinha por exemplo.

Para que o bulbo se desenvolva bem, é necessário um vaso com pelo menos 20 litros para cada dente de alho. Se o recipiente for menor, o que acontece é que o bulbo não desenvolve todo o seu potencial.

Depois de encher o vaso até quase a boca com o substrato preparado, coloque o broto de alho. Enterre todo o bulbo e deixe visível apenas a parte verde.

Na superfície, complete com uma cobertura morta de casca de pinus ou pedaços de madeira.

Regue e mantenha a umidade do solo durante todo o período de cultivo, que dura aproximadamente de 3 a 6 meses, dependendo da espécie. Sempre tendo o cuidado de não exagerar na rega a fim de evitar o excesso de água nas raízes e no bulbo.

Quando estiver se aproximando do período de colheita, suspenda totalmente as regas para que os bulbos comecem a secar.

Assunto Relacionado: O Que Significa Um Substrato Bem Drenado: Confira!

Colheita do Alho

Você vai saber o momento certo de retirar o alho da terra quando aproximadamente 2/3 das folhas estiverem amarelas ou secas. Depois de colhido, mantenha as folhas e as raízes e deixe o alho descansar no sol por no máximo 5 dias.

Em seguida, deixe pelo menos mais 20 dias à sombra. Esse tempo é necessário pois acontece uma nova movimentação de nutrientes a partir da parte aérea e das raízes para o bulbo.

Assunto Relacionado: Macro e Micronutrientes: Você sabe como eles agem nas plantas?

Veja Também:

Posts Recentes:

Gostou desse artigo sobre como plantar alho em vaso? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.9/5 - (27 votes)

Deixe um comentário