Como Plantar Camomila Por Sementes

como plantar camomila

A Camomila é amplamente conhecida seja por suas qualidades medicinais ou sua aplicação em produtos cosméticos. Existem dois tipos de Camomila, a alemã e a romana. Ambas são plantas europeias e possuem flores perfumadas. Vamos ver aqui como plantar camomila e mantê-las por muito tempo.

Sobre a Camomila

  • Nome Botânico: Matricaria recutita, Chamaemelum nobile
  • Outros Nomes: Camomila romana, Camomila alemã, Camomila falsa, Camomila verdadeira
  • Origem: Europa
  • Família: Asteraceae
  • Flor: Branca
  • Luminosidade: sol pleno e meia-sombra

Com efeito, vale comentar que as camomilas lembram as Margaridas, com pétalas brancas e o centro amarelo.

A Camomila cresce rapidamente tanto plantadas por sementes quanto por brotos.

Acima de tudo, a maior diferença entre as duas camomilas é que a romana é uma planta perene e muito perfumada. Pelo contrário, a camomila alemã é uma planta anual, porém produz um maior número de flores.

A saber, as flores devem ser colhidas quando estiverem totalmente abertas.

Solo e Luminosidade

O substrato precisa ser nutritivo, rico em matéria orgânica. A Camomila sobrevive relativamente bem em solos mais pobres, contudo seu caule ficará com aparência de mais frouxos.

Elas precisam da luz solar direta ou no máximo de meia-sombra, desde que obtenha pelo menos 6 horas de sol por dia.

Regas

As plantas jovens devem ser regadas pelo menos duas vezes na semana. À medida que ficam adultas, se tornam tolerantes a períodos de seca. Contudo, em períodos de muito calor, convém oferecer maior quantidade de regas na semana.

Sendo assim não há necessidade de manter a umidade do solo, pois é preferível que ele seque quase totalmente antes da próxima rega.

Como Plantar Camomila a Partir de Sementes

Primeiramente, cultive as sementes dentro de casa durante quatro semanas antes de jogá-las no solo do jardim, da horta ou no vaso escolhido.

Prepare uma sementeira com substrato orgânico e coloque as sementes a uma profundidade de meio centímetro. Então pressione levemente com os dedos. Cerca de duas semanas você verá a germinação. Espere mais 2 ou 3 semanas até jogá-las no local definitivo.

Sua colheita deve acontecer a partir do terceiro mês. Colha apenas quando as flores estiverem totalmente abertas. Porém não deixe que as flores fiquem velhas pois perdem muito do seu aroma.

Finalmente é bom saber que todas as partes da Camomila são comestíveis, tanto as folhas como as flores.

Se consumidas como chá, você pode deixar as folhas de fora e utilizar apenas as flores. Dessa forma terá um sabor mais doce e menos amargo.

5 Bons Motivos Para Ter Um Jardim na Sua Varanda ou Terraço

Planta Amarílis: Todos os Cuidados para um Flor Maravilhosa

Palmeira Areca: Aposta Certa Como Planta de Interior

Gostou deste artigo sobre a Camomila? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e conte se você tem uma dessas em casa. Além disso, compartilhe com alguém que você sabe que também gosta de plantas. E então, marque sua avaliação nas estrelinhas.

5/5 - (4 votes)

Deixe um comentário