Como Plantar Cebolinha: Guia Rápido Para Uma Colheita Saudável

Como plantar cebolinha
Cebolinha-francesa (Allium schoenoprasum)

A cebolinha é da mesma família do alho e da cebola, a Alliaceae. Não preciso nem falar do sabor que elas acrescentam à nossa culinária, não é mesmo. Cultivar um pouco de cebolinha em casa, por certo vai trazer mais qualidade para os seus pratos. Veja abaixo algumas dicas de como plantar cebolinha tanto em vasos como na horta de casa.

Como Plantar Cebolinha

Preparo da terra

Se você estiver plantando na horta, o solo deve ser revolvido anteriormente para garantir uma boa drenagem. Além disso, se a terra ainda não está preparada, além de revolver, acrescente um pouco de calcário para corrigir a acidez do solo e consequentemente aumentar o pH.

No caso de hortas maiores, a análise química do solo é adequada para corrigir a fertilidade. Solo pobres em material orgânico, com poucos nutrientes, geram plantas fracas e com desenvolvimento precário.

Para o cultivo da cebolinha em vasos e jardineiras, escolha um substrato bastante rico em material orgânico, com boa drenagem e úmido.

Como Plantar Cebolinha Através da Semente

O primeiro passo é escolher o tipo de semente de sua preferência. A mais cultivada e conhecida no Brasil é a Allium fistulosum, embora existam outras variedades, como por exemplo a Cebolinha-francesa (Allium schoenoprasum). Esta, com aroma mais suave e folhas delicadas e menores.

Elas crescem melhor em sol pleno, sendo possível seu cultivo em vasos e jardineiras nas janelas de apartamentos e varandas que recebem pelo menos 4 horas de sol diário.

Contudo, fique atento para o clima da sua região, uma vez que o ambiente dentro do vaso e das jardineiras, quando expostos ao sol, chegam a temperaturas muito altas. Isso pode matar sua planta. Então, se a sua cidade é muito quente, tente expor o vaso com a Cebolinha ao sol do início da manhã.

Na horta, trabalhe o solo até uma profundidade de 15 a 20 centímetros. Semeie então as sementes com cerca de 4 centímetros de distância e com cerca de 1 cm de profundidade. Em seguida cubra com uma fina camada de terra.

Se você vai cultivar as sementes em vasos, escolha um que tenha a profundidade de ao menos 15 centímetros, pois apesar da Cebolinha possuir pequenos bulbos subterrâneos, é importante a quantidade e o volume de solo.

Quanto às sementes, devem ter também uma distância de 4 cm entre elas e apenas 1 cm abaixo do solo.

Assim, após cerca de 10 a 15 dias as sementes germinarão.

Cuidados com o Cultivo da Cebolinha

Embora a Cebolinha seja tolerante à seca, recomenda-se regas regulares e frequentes durante o período de crescimento, que ocorre ao longo dos 60 dias depois da semeadura.

Tanto o excesso de água como também a falta dela, prejudicam o desenvolvimento da cebolinha. A água em excesso, principalmente em vasos, encharca as raízes provocando o aparecimento de doenças fúngicas.

A Cebolinha tem pequenos bulbos que crescem muito próximos à superfície, então utilize meios de proteção para conservar a umidade do solo. A casca de pinus ou outra cobertura morta são boas opções.

Colhendo as Cebolinhas

Ao colher suas cebolinhas, corte as folhas até a base, com espaço de menos de dois centímetros do solo.

No primeiro ano, colha apenas cerca de 4 ou 5 vezes, e então nos anos seguintes, as plantas são consideradas maduras, e você pode colher mensalmente suas cebolinhas.

As Cebolinhas florescem na primavera ou no início do verão. As flores são comestíveis e tem um sabor melhor assim que desabrocham. São muito bonitas, e há quem cultive a Cebolinha pela beleza ornamental do conjunto, folhas longas e flores em formato de pompons. As cores das flores variam de acordo com a espécie cultivada, assim, brancas, vermelhas, rosas ou violetas.

Para quem cultiva em horta, as flores podem ser retiradas para que as sementes não se espalhem pelo jardim.

Divida os bulbos das cebolinhas após 3 ou 4 anos de cultivo. Elas são muito produtivas e separando esses bulbos em grupos menores, você terá novos cultivos depois de algumas semanas.

O excesso de folhas na colheita, não deve ser desperdiçado, pode ser congelado em sacos apropriados para ser usados mais tarde.

Veja Também:

Posts Recentes:

Gostou desse artigo sobre como plantar cebolinha? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.9/5 - (21 votes)

Deixe um comentário