Como Plantar Pepino Em Vasos Na Varanda De Casa

como plantar pepino

Os pepinos cultivados na sua horta caseira têm um sabor que supera os pepinos de qualquer hortifruti ou mercado. Varandas ensolaradas também podem receber vasos para o cultivo de pepinos. Com algumas dicas e cuidados relevantes, cada pepino que nasce e cresce é um deleite a ser acrescentado na sua alimentação saudável. Conheça a seguir algumas instruções de como plantar pepino em vasos.

As orientações abaixo servem para o plantio dos tipos de pepino mais cultivados no país, que são popularmente chamados de pepino de conserva, aodai ou comum, pepino japonês e pepino caipira.

Como Plantar Pepino em Vasos

Para garantir uma boa colheita, escolha vasos com furos e de pelo menos 20 litros de volume. Se sua varanda permitir, aumente o tamanho do vaso, pois quanto maior o volume de solo melhor o pepino irá crescer. O vaso deve ser também profundo o suficiente, cerca de 40 centímetros, para o crescimento das raízes.

Prepare uma camada no fundo de cascalho ou argila expandida para garantir e escoamento das regas e evitar que as raízes fiquem em contato com a umidade do fundo do vaso.

Além disso, coloque uma treliça em volta do vaso para garantir que as hastes da planta tenham apoio, o que vai facilitar não só o manuseio como também evitar a deformação e a falta de coloração dos pepinos.

À medida que a planta cresce, é necessário fazer a amarração das hastes.

Os pepinos gostam de temperaturas entre 25°C e 30°C, um local ensolarado e se possível protegido da chuva.

Semeando o Pepino

Escolha a espécie preferida, por exemplo, pepino para conserva ou pepino para saladas. Como é uma quantidade pequena para os vasos, você encontra facilmente as sementes de pepino em saquinhos nas floras e mercados.

A época de plantio depende da região do país em que você mora e também do tipo do pepino. Nas embalagens das sementes você vai encontrar todas essas informações para decidir qual a melhor estação.

Feito isso, com as sementes já em casa, mergulhe-as em água por 24 horas. No dia seguinte, prepare um substrato leve, areno-argiloso, com boa drenagem e rico em matéria orgânica.

Coloque 3 sementes por cova, ao redor do vaso, a uma profundidade de 2 centímetros e cubra com terra. Regue. Elas germinam em uma semana.

Cuidados com o Pepino

No período seguinte, mantenha o solo sempre úmido até que as plantas alcancem ao menos 10 centímetros de altura. Se preferir descarte todas as espécies que parecerem fracas. Isso vai permitir que as espécies mais fortes não disputem nutrientes e espaço com as outras.

A partir de então, o solo deve ser mantido quase que totalmente umedecido. Sendo assim regue somente quando a parte superior da terra já estiver seca. Tenha um cuidado especial com as raízes, pois elas não podem ficar encharcadas.

E atenção com as folhas: evite a todo custo que elas fiquem molhadas com a rega. Dessa forma, use regador de bico fino e regue por baixo, mirando o solo.

Os pepinos consomem grande quantidade de nutrientes do solo, assim eles precisam de fertilizantes para seu desenvolvimento. Fertilizantes naturais são mais convenientes quando estamos tratando de plantas comestíveis.

Utilize por exemplo o adubo vegetal na fase de crescimento. Não exagere na fertilização depois que as flores surgirem, pois isso pode provocar um super desenvolvimento da folhagem, porém à custa de uma pequena colheita.

Com cerca de 50 dias você já poderá colher seus pepinos, desde que eles tenham uma boa aparência de consumo em tons de verde intenso.

Os pepinos não ficam crocantes e saborosos se armazenados. Assim, após a colheita, eles devem ser mantidos apenas por alguns dias antes de consumidos. Além disso, deixe-os longe das maçãs e dos tomates que emite um gás que acelera o processo de amadurecimento.

Erros de Manutenção no Cultivo do Pepino

Alguns erros comuns podem ocorrer no cultivo do pepino. Nesse sentido, fique atento se sua planta estiver murcha, o que indica falta de água para a planta. Além disso verifique se o solo não está muito compactado o que pode estar impedindo que a água chegue até as raízes.

Outro fator de alerta são as folhas amarelas, o que indica excesso de rega.

Por outro lado, se os frutos estiverem amarelos e morrendo antes da época do cultivo, pode ser falta de adubação ou ainda um comportamento inadequado de rega. O que pode causar doenças fúngicas. Nesse caso, retire todas as partes deterioradas da planta e corrija a rega e a fertilização.

Veja Também:

Posts Recentes:

Que tal as dicas de como plantar pepino na varanda da sua casa? A seguir, compartilhe com alguém que você conhece que também gosta de cultivar hortaliças. Então, deixe as estrelinhas abaixo.

Deixe um comentário