As uvas estão presentes na casa de quase todos os brasileiros e, podemos arriscar dizer que para quem gosta da fruta, é quase impossível fazer a compra do mês sem adicionar a uva no carrinho. Esse é um dos motivos que estão fazendo as pessoas se interessarem pelas videiras e aprenderem a como plantar uva no quintal e até mesmo em vasos.
A uva faz parte da categoria de plantas trepadeiras. Dessa forma, assim como outras parreiras, a videira precisa de suporte de sustentação para haver o bom cultivo e desenvolvimento saudável da planta.
Preparando a Muda ou Estaca para Cultivar Uva
A melhor forma de ter uma videira produtiva é começando o cultivo através de uma muda ou por estaquia.
Ao adquirir uma muda, basta transplantá-la para o solo do seu quintal. Acompanhe o crescimento de forma a retirar todos os galhos laterais que vão surgindo. Conduza apenas o galho principal usando um apoio para que ela escale como trepadeira.
Ao contrário, se você tem uma estaca, deixe-a de molho na água por dois dias. Após esse tempo de hidratação, transfira a estaca para a terra, porém em um local sombreado. Desse modo ela irá enraizar e crescer.
Espere que a estaca tenha crescido ao menos 40 centímetros para então, aos poucos, acostumá-la ao sol.
Como Cuidar da Uva no Quintal
Alguns cuidados são fundamentais para que sua videira cresça saudável. Por exemplo a luminosidade e as regas corretas. Vejamos como conseguir equilibrar todos os fatores para o cultivo saudável da uva.
Tipo de solo para cultivar a uva
O solo vai depender do tipo de uva que quer cultivar. No geral, dê preferência ao solo do tipo arenoso, preparado com calcário. Além disso, é importante uma excelente capacidade de drenagem.
É importante estar atento aos locais com vento forte, pois isso pode prejudicar a saúde da sua planta. O vento traz fungos e doenças, além de quebrar os galhos e os cachos.
O solo deve ficar em condições ideais, pois a videira não tolera nem solos encharcados, nem muitos secos, sem irrigação ou ainda, solos que são muito salinos.
Luminosidade e temperatura para plantar a uva
A planta possui uma boa adaptação e se desenvolve bem em praticamente todo tipo de ambiente, desde que muito bem iluminado. As condições de temperaturas devem estar entre 15° e 30° Celsius.
Ao levar sua muda para casa, faça o processo de adaptação ao sol, gradativamente. Após esse período, recomenda-se locais com muita luz solar, pois é o sol que vai tornar possível o surgimento e a maturação da uva.
Quantidade de água adequada
O excesso de umidade é um grande inimigo das vinhas. Nesse sentido, a quantidade de água para a planta deve ser reflexo das condições climáticas do local.
Comumente, a rega uma vez na semana pode ser suficiente. Contudo, observe sua planta para que ela também não sofra com a falta de água.
Poda e colheita
A poda da parreira passa por dois estágios: o de formação e o de produção. O de produção tem a sua realização entre o plantio da muda e seu desenvolvimento de tamanho e formato desejado. É comum nessa fase conduzir a poda da parreira de modo que apenas a haste principal se desenvolva.
A poda tem o objetivo de manter o equilíbrio entre a vegetação e a frutificação. Sendo assim, faça a poda anualmente, sempre no período de repouso, no meio do ano.
O processo completo costuma demorar uma média de 85 a 200 dias. Todos os fatores podem influenciar no desenvolvimento, desde a quantidade de luz, temperatura, tipo de poda e irrigação.
Pragas e Doenças da Videira
O excesso de umidade que chega com as chuvas pode ocasionar o surgimento de vários tipos de doenças. Algumas são mais chatas para tratar, mas todas elas podem ser cuidadas para que sua videira fique saudável novamente.
A ferrugem é uma praga comum em períodos de grande umidade. Ela se caracteriza por deixar as folhas com muitos pontos amarelados, além de manchas escuras. Como se trata de uma espécie de pó, a ferrugem é facilmente alastrada para as outras partes da plantas através do vento.
Os pulgões podem prejudicar a saúde da sua parreira e para identificar é só verificar constantemente sua planta. Principalmente, folhas amarelas, atrofiadas e enroladas podem ser alguns sinais quando a infestação já está avançada.
Para combater os pulgões, as joaninhas são um excelente meio de controle. Elas comem não somente os pulgões adultos como também suas larvas.
O míldio e o oídio também podem aparecer nas videiras. Eles causam manchas nas folhas que são simples de identificar e a forma mais indicada de resolver é utilizando um fungicida. Aliás, os fungicidas podem ser utilizados de forma preventiva. Alguns exemplos são a calda bordalesa e o enxofre.
A podridão negra também pode atingir as videiras, mas pode ser facilmente controlada com a pulverização de fungicidas à base de cobre.
Enfim, com os cuidados certos você pode ter uma linda parreira no quintal, seja para sombrear seu jardim ou para colher deliciosas uvas. E se você gosta de frutas e tem pouco espaço, veja esse outro artigo sobre 5 Plantas Frutíferas em Vasos: Cultive-as aí Pertinho de Você.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas sobre como plantar uva no quintal? Compartilhe com quem você conhece e que também gosta de uvas. Então, deixe seu comentário e em seguida marque suas estrelinhas abaixo.