Como Podar Pé De Tomate

mão mostrando o jeito correto de segurar o broto da planta para saber como fazer a poda do pé de tomate

Os cuidados com o pé de tomate vão além de regar, eliminar pragas e fertilizar, eles incluem também o corte. A remoção regular de alguns brotos não só aumenta o rendimento da planta como também envia mais energia para que os tomates cresçam mais aromáticos. Acompanhe nossas dicas de como podar pé de tomate e ter uma produção mais saborosa.

Por que Podar o Pé de Tomate?

Embora o desenvolvimento de ramificação ampla seja definitivamente desejável para o tomatinho-cereja, as espécies maiores precisam ser “beliscadas” para render tomates maiores.

Assim, os brotos laterais que surgem no pé de tomate devem ser retirados do caule principal para que os tomates sejam mais saudáveis. Além de roubar energia que seria destinada ao fruto, a grande quantidade de folhas presente nos brotos traz o risco dos temíveis fungos que podem atacar a planta.

Assunto Relacionado: Jardim Com Frutas: Veja Como Plantar Pé de Maracujá

Como Podar Pé de Tomate

A melhor maneira para fazer a poda do pé de tomate é deixar a tesoura e a faca de lado e utilizar os dedos. Por mais cuidadoso que você seja, as ferramentas de corte podem danificar o caule principal.

Para retirar os brotos laterais, segure o caule principal com uma das mãos e com a outra use as unhas do polegar e do indicador para quebrar o broto bem na base. Eles ainda são novos e flexíveis, o que facilita a retirada. Se tiver dificuldade, mova-o de um lado para outro, sempre segurando com os dedos, até que se solte.

Procure os brotos mais finos que se formam acima das axilas das folhas, ou seja, entre o broto principal e a folha. Remova-os completamente para evitar que doenças se espalhem para o tronco.

É preciso cuidado pois muitas vezes o tronco principal não é tão estável e pode quebrar se manuseado de forma bruta.

Comece a poda assim que as primeiras flores surgirem, além disso dê preferência para os brotos que ficam abaixo das flores.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre como podar o pé de tomate? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

5/5 - (9 votes)

Deixe um comentário