Como Propagar Suculentas A Partir Das Características De Cada Planta

como propagar suculentas

As suculentas da família Crassulaceae são simples de reproduzir através de estacas das folhas. Outras suculentas não ramificadas geralmente formam brotos laterais que são usados para novas plantas. As espécies Lithops também são simples de reproduzir por divisão e podem ser plantadas imediatamente. Veja abaixo como propagar suculentas de acordo com a espécie.

Como Propagar Suculentas

Suculentas não Ramificadas

As suculentas não ramificadas formam brotos nas laterais da planta principal. Assim, eles emergem da base da suculenta e são simples de separá-las. É o caso da maioria das suculentas da família Xanthorrhoeaceae da qual pertencem as Gasterias e Haworthias.

Plante os brotos imediatamente em pequenos recipientes e ofereça o mesmo tratamento das plantas adultas.

Por outro lado, corte com uma faca limpa e afiada os brotos secundários, que estiverem presos com maior firmeza à planta mãe. Então, nesse caso, deixe a superfície cortada descansar por três dias antes do plantio.

Quando separados da planta mãe, não importa se os brotos já tem ou não raízes. Assim, mesmo um broto lateral que ainda não está enraizado, desenvolve muito rapidamente as raízes ao ser colocado em substrato umedecido com boas condições de luz e temperatura.

Estaca de Folhas de Suculentas

Na família Crassula uma simples folha pode dar origem a uma nova planta. Corte ou quebre a folha na base e deixe-a secar por dois ou três dias.

Em seguida, acomode a folha em substrato próprio, sem, contudo, enterrá-la. Já falamos anteriormente aqui no blog sobre o passo a passo de como fazer a propagação pela folha. Clique aqui para ver o artigo completo.

Suculentas Ramificadas

A propagação através de partes dos galhos ocorre no grupo de suculentas ramificadas.

O processo também é simples: após o corte do ramo escolhido, deixe secar por dois ou três dias a fim de secar a parte do corte.

Então prepare vasos pequenos com substrato umedecido e encaixe os ramos alguns centímetros no solo sem afundar muito. Arranje de forma que os galhos fiquem na vertical. Se não for possível amarre-os a uma haste curta.

Na propagação da Lithops, elas devem ser divididas e plantadas em pequenos recipientes.

Assunto Relacionado: Como Plantar Lithops, o Cacto Pedra Viva

Suculentas Propagação por Sementes

Embora existam muitas famílias de suculentas, a propagação por sementes é basicamente a mesma para todas elas.

Se for semear sementes de uma mesma espécie, coloque-as em pequenas sementeiras com cerca de 10 centímetros de diâmetro.

Da mesma forma, se escolher semear várias espécies diferentes ao mesmo tempo, use uma sementeira separada para cada espécie e identifique com rótulos respectivamente os nomes de cada espécie.

Veja Também:

como recuperar a babosa que está murchando
como recuperar a babosa que está murchando
Suculenta de meia-sombra
Suculenta de meia-sombra
Como cultivar a suculenta Príncipe Negro
Como cultivar a suculenta Príncipe Negro

Posts Recentes:

Gostou desse artigo sobre como propagar suculentas? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.9/5 - (8 votes)

Deixe um comentário