Muitas dúvidas surgem quando o assunto é sobre como regar as suculentas. Elas são sensíveis ao excesso de água e podem sucumbir rapidamente quando as raízes ficam sobrecarregadas. Separamos algumas dicas para facilitar sua avaliação na hora da rega das suculentas.
Dicas de Como Regar as Suculentas
1 – Recipiente Apropriado
Embora muito se alerte sobre a utilização de vasos com orifícios de drenagem no fundo, muitas pessoas não seguem essa regra.
A utilização de vasos, sem os furos no fundo, é para aquele jardineiro que já tem experiência suficiente para dosar a quantidade de água que a suculenta em questão precisa.
Sem dúvida, vasos pequenos e decorados, são uma fofura para acomodar as suculentas. Mas infelizmente, quando sem furos, podem prejudicar a sua plantinha.
2 – Substrato Drenado
O preparo de um substrato que facilite o escoamento eficiente da água permite o crescimento bem sucedido da sua suculenta. Como regra, o substrato da suculenta não pode ser uma bola compacta, nem mesmo quando molhado. Sendo assim, ele deve se desintegrar em muitas partes quando amassado com as mãos. Se não for este o caso, acrescente componentes grosseiros.
3 – Fase de Crescimento
Existem períodos de dormência entre algumas plantas e eles estão associados às condições ambientais. Durante esse período, a rega, na maioria das suculentas, deve ser quase nula, pois elas precisam reduzir a atividade metabólica para conservar energia.
Contudo, como no Brasil, existe uma variedade climática enorme entre as regiões, torna -se complicado criar uma regra. Observe e conheça melhor a suculenta que você tem para identificar as fases pelas quais elas passam.
4 – Espessura das Folhas
As suculentas que tem folhas e caules grossos precisam de menos água do que as suculentas com folhas e caules finos. Isso acontece porque os reservatórios de água das plantas com folhas mais finas não são tão grandes.
5 – Qualidade da Água
A água da torneira contém elementos como cloro e flúor que podem prejudicar algumas espécies mais sensíveis. Água de chuva é recomendada nesses casos. Outra forma é diminuir a concentração desses elementos deixando a água da torneira descansar de um dia para o outro antes de fazer a rega.
6 – Secar Entre as Regas
Deixe secar o solo da suculenta entre as regas, mas não totalmente. Faça o teste da umidade com os dedos para verificar o quão seco está o substrato.
7 – Escorrer o Excesso de Água
É comum pratinhos para segurar a água do vaso ou então cachepôs. Lembre-se sempre de escorrer essa água poucas horas depois de regar sua suculenta. Isso evita que as raízes fiquem continuamente molhadas.
8 – Pedra para Regar
Alguns arranjos de suculentas são bem lotados e talvez você não queira molhar a planta por cima. Nesse caso, adicionar uma pedra mais alta no vaso vai servir de local de rega, para que a água escorra da pedra para o solo. Escolha uma pedra que combine com o estilo do seu arranjo e seu vaso terá um super visual.
9 – Polêmica da Rega nas Rosetas
Algumas espécies, especialmente a Echeveria e a Aloe, não gostam de água parada entre suas folhas, pois isso pode levar ao apodrecimento.
Todavia, regas feitas com condições de temperatura que permitam a evaporação da água, não causam problemas.
Por outro lado, algumas espécies de suculentas ficam com folhas manchadas quando recebem água nas folhas. Assim, sempre pesquise sobre os cuidados da suculenta que você vai adquirir para entender melhor as características da planta.
Veja Também:
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
- Gerânio-Pendente (Pelargonium peltatum): Beleza e Colorido para o Seu Jardim
Gostou deste artigo sobre como regar as suculentas corretamente? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e conte se você tem suculentas em casa. Além disso, compartilhe com alguém que você sabe que também gosta de plantas. E então, marque sua avaliação nas estrelinhas.