Jardim de Suculentas no Chão: Dicas Preciosas

jardim de suculentas no chão

As suculentas são espécies de plantas que conseguem viver com pouca quantidade de água, não reclamando assim, muitos cuidados. Agrupar algumas espécies e montar um jardim de suculentas no chão pode ser simples. Mas alguns detalhes são importantes para que o cultivo tenha sucesso. Vejamos a seguir.

Como Montar um Jardim de Suculentas no Chão

Primeiramente, comece agrupando as suculentas por espécies que suportam quantidade de água e luz semelhantes.

Algumas espécies de suculentas preferem climas mais amenos e se desenvolvem melhor nas regiões serranas do Sul e Sudeste do Brasil. Locais típicos de temperaturas mais baixas que não ultrapassam os 30°C.

São exemplos de suculentas para climas mais amenos: Agave geminiflora, Parodia ottonis, Aeonium arboreum, Crassula multicava, Echeveria agavoides, Graptopetalum paraguayense, Euphorbia tirucalli, Aloe Vera, Portulaca grandiflora, Sedum makinoi, Petrosedum rupestre, entre outras.

Naturalmente, a maioria das espécies preferem locais com períodos de chuva e seca mais definidos. Mesmo a região tropical, caracterizada por maior umidade, tem possibilidade de um amplo cultivo de suculentas.

Nesse caso, fique atento a dois pontos relevantes:

  • Solo: ter um solo bem drenado faz toda a diferença em regiões com maior umidade.
  • Verão: nosso verão pode ter temperaturas extremamente elevadas, dependendo da região do país. Providencie sombreamento para suculentas mais sensíveis ou dê preferência para espécies nativas que suportam os verões quentes.

Veja algumas suculentas que se adaptam ao nosso clima tropical: Echeveria lilacina, Kalanchoe fedtschenkoi, Pachypodium lamerei, Agave lophantha, Beaucarnea recurvata, Cereus repandus, Cereus jamacaru, Arrojadoa rhodantha, Aloe reitzii, Aloe aculeata, Euphorbia milii, Euphorbia ingens, Kalanchoe beharensis, Stenocereus pruinosus, Mammillaria compressa, Melocactus ernestii, Opuntia robusta, entre tantas outras.

Assunto Relacionado: Saiba Como Montar Um Jardim Pequeno Sem Gastar Muito

Jardim de Suculentas no Chão

Veja esse exemplo de jardim de suculentas plantadas em meio a rochas e protegidas por sombra de uma árvore maior.

Perceba que além das suculentas, existem também algumas espécies tropicais, como as samambaias.

As espécies de suculentas que podemos identificar nesta foto são: Euphorbia characias “Silver Swan”, Crassula ovata, Aeonium arboreum, Aeonium castello-paivae Variegata, e Senecio serpens.

Seja criativo, lembre-se de verificar o solo, atente-se à luminosidade e escolha dentre as suas suculentas preferidas a que melhor se adapta ao local que você tem no seu jardim. Sucesso!

Veja Também:

Gostou de saber um pouco mais sobre o jardim de suculentas no chão? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.8/5 - (9 votes)

Deixe um comentário