Como Usar Bokashi Nas Plantas De Casa

Como Usar Bokashi

Você sabe como usar o adubo Bokashi nas plantas de casa? Embora seja considerado um dos melhores fertilizantes naturais, o Bokashi ainda é pouco popular. E sua utilização acaba gerando algumas dúvidas.

Inegavelmente o Bokashi é um excelente condicionador de solo com inúmeros benefícios para suas plantas e seu jardim, além disso, ele pode ser utilizado em qualquer espécie. Contudo, assim como qualquer outro fertilizante, ele deve ser usado nas medidas corretas.

Separamos a seguir algumas dicas de como usar Bokashi nas suas plantas de casa. Além disso, saiba como ele age nas plantas e veja porque ele é considerado uma das melhores opções de adubo orgânico.

Como Funciona o Bokashi nas Plantas

Ao contrário da compostagem tradicional, o Bokashi utiliza na sua composição, além de elementos vegetais, elementos de origem animal. Em termos de composição ele é bastante variado, pois existem vários ingredientes diferentes que podem servir como base para a fabricação do Bokashi.

Contudo, o ponto em comum em qualquer receita de Bokashi é a presença de Microrganismos Eficazes (EM).

São eles os responsáveis pelo processo de fermentação da matéria orgânica, deixando os nutrientes disponíveis mais rapidamente para a absorção das raízes da planta. Assim, quando eles morrem, o processo para.

É por esse motivo que o Bokashi tem um tempo menor de validade se compararmos com outros adubos.

Você vai encontrar nas lojas de jardinagem tanto a composição do Bokashi no formato líquido quanto em farelo. Ele acelera o processo de fertilização da planta, garantindo o funcionamento do metabolismo vegetal.

Só lembrando, os macro nutrientes disponíveis são nitrogênio, fósforo e potássio, que compõem os mais importantes para as plantas, além de cálcio, magnésio e enxofre. E todos os micronutrientes, sendo boro, cloro, molibdênio, cobre, ferro, zinco e manganês os principais.

Assunto Relacionado: Macro e Micronutrientes: Você sabe como eles agem nas plantas?

Como Usar Bokashi nas Plantas

1 – Uso do Bokashi junto com o Substrato

Inicialmente, prepare o vaso para receber a planta como de costume. E no momento de colocar os elementos do substrato adicione também o Bokashi em farelo.

Se preferir siga nosso passo a passo:

  • Escolha um vaso com furos e que seja um pouco maior que o torrão da raiz da sua planta
  • No fundo coloque uma tela, cacos ou argila expandida para funcionar como drenagem
  • Logo após, em uma bacia prepare o substrato de acordo com a espécie de plantas que você tem
  • Então coloque uma medida de Bokashi proporcional ao tanto de terra e de acordo com a indicação da embalagem do produto
  • Agora, misture bem e coloque uma primeira metade de terra no vaso
  • Insira o torrão com a planta
  • Preencha as laterais com mais substrato
  • Por fim, cubra o substrato com uma camada de casca de pinus, folhas secas, aparas de grama ou pedriscos, de acordo com a planta que você vai cultivar.

2 – Bokashi com Plantas que estão em Vasos  

Certamente, você já tem um vaso pronto que não está no momento do replante. Ou simplesmente se você não quer causar um estresse na planta agora. Sem problemas.

Apenas fique atento a alguns detalhes:

  • Retire a cobertura do solo, seja casca de pinus ou pedriscos
  • Revolva um pouco a terra superficial do substrato
  • Aplique então o Bokashi e misture com o substrato o máximo que puder
  • Em seguida recoloque a proteção de cobertura do vaso
  • Por fim, faça a rega de acordo com a espécie de planta. Isso é fundamental para que o adubo comece a agir.

3 – Bokashi em Plantas Penduradas ou Pendentes

Quando se trata de uma planta que já está em vasos pendentes ou que estão em árvores ou outros suportes, o melhor a fazer é usar o Bokashi líquido.

Por exemplo, se você tem samambaias, chifres de veado, rendas portuguesas ou tillandsias e não quer mexer no substrato, borrife o Bokashi junto com a água da rega.

Assunto Relacionado: Chifre de Veado: Como Cultivar Essa Espécie Exuberante em Casa

Coloque água e Bokashi na quantidade indicada na embalagem do produto em um pulverizador ou borrifador.

Logo após, pulverize as plantas. Lembre-se que as plantas absorvem o produto também pelo verso da folhagem, por isso não se esqueça de pulverizar todas as partes da planta.

Em pouco meses você vai perceber plantas mais saudáveis e bonitas. É bom saber que não existe restrição ao uso de adubo Bokashi, podendo ser aplicado em todas as espécies de plantas, inclusive orquídeas. Nós falamos sobre elas aqui: Como Usar Bokashi Nas Orquídeas.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre como usar Bokashi nas plantas? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

4.8/5 - (13 votes)

Deixe um comentário