Uma folhagem que tem nuances de cores como amarelo, laranja, verde, roxo, vermelho e rosa não pode passar despercebida. O Croton é assim, uma vibração de cores tropicais. Nativa do Sudeste Asiático, esse arbusto gosta de ficar em locais com bastante claridade. Venha conhecer um pouco mais sobre a planta Croton, como cuidar e ter sempre uma planta colorida e exuberante em casa.
Sobre o Croton
O Croton (Codiaeum variegatum) ainda é conhecido por seu nome antigo, pois quando foi descrito pela primeira vez, ele pertencia ao gênero Croton e só mais tarde foi atribuído à sua família Codiaeum.
Elas podem se tornar bem grandes, sendo que algumas variedades chegam a atingir até 3 metros de altura. Existem centenas de cultivares, que podem variar pelo formato e cores das folhas.
Por exemplo, a variedade Croton ‘Majesticum’ com folhas amarelas e nervuras vermelhas ou a Croton ‘Spirale’ que tem as folhas retorcidas e vermelhas, a Croton ‘Brasileirinha’ que além de folhas alongadas é toda salpicada de amarelo e a Croton ‘Americano’ que tem uma gama de cores mais variada. Os nomes dos cultivares nem sempre são os mesmos em todas as regiões do país.
Croton e a Luminosidade
O Croton é uma planta tropical muito versátil que pode ser cultivada tanto em ambientes ensolarados como também dentro de casa, desde que seja em locais com luminosidade abundante.
Quanto mais sol a planta recebe, menor é o espaçamento entre uma folha e outra, o que deixa a planta mais compacta e cheia.
Em ambientes de sombra, acontece o contrário, pois a planta busca frequentemente a luminosidade, fazendo com que o crescimento em direção à luz deixe o espaçamento entre as folhas maior. O que deixa a planta, consequentemente com um porte mais alto do que quando cultivada no sol.
Além disso, o Croton quando cultivado como planta de sombra adquire folhas maiores e cores mais vivas. Por outro lado, no sol, as folhas tendem a ficar com menor contraste.
Se você pretende cultivar sua planta Croton no sol, faça a transição de luminosidade aos poucos, ao longo de alguns meses, para evitar a queima das folhas.
Croton, Como Cuidar
Eles não gostam do frio, temperaturas abaixo de 15°C, causam a queda das folhas e a debilidade da planta.
Como é uma espécie tropical, gosta de ambientes úmidos, sendo assim, ela pode inclusive ser cultivada também no banheiro, desde que com a luminosidade ideal.
As regas devem ser feitas sempre que a parte superior, os primeiros 3 ou 4 centímetros do vaso, estiverem secos. Evite a todo custo o excesso de água e o consequente alagamento das raízes, pois farão com que sua planta fique suscetível a fungos e doenças.
Da mesma forma, não deixe o substrato da sua planta Croton secar completamente, esse é o outro motivo que causa a queda das folhas e o stress na planta.
É recomendado a fertilização durante todos os meses do ano. Você pode utilizar adubos granulares de longo prazo. E o substrato deve ser de boa qualidade, muito rico em material orgânico e bem drenado.
Veja Também:
Posts Recentes:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou deste artigo sobre a Croton, como cuidar? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e conte se você tem uma Croton em casa. Além disso, compartilhe com alguém que você sabe que também gosta de plantas. E então, marque sua avaliação nas estrelinhas.