A colorida Lambari é uma planta de casa incrivelmente fácil de cuidar e que cresce abundantemente. Se você está procurando uma planta de sombra graciosa, mas não quer lidar com os cuidados complicados que outras espécies demandam, você vai adorar saber como cuidar da planta Lambari.
Nativas da América Central e do Norte, a Lambari (Tradescantia zebrina) pertence à família da Commelinaceae, a mesma do Dinheiro em Penca.
Ela possui cerca de 25 centímetros de altura e se destaca das outras espécies por causa de suas maravilhosas folhas. Elas são lanceoladas, levemente curvas, com cores verdes em dois tons listrados e com o verso e as bordas roxas. Recebe outros nomes populares como Trapoeraba-roxa e Lambari-roxo.
Como Cuidar da Planta Lambari
O sol pleno não é o ideal para essa espécie que prefere a meia-sombra ou os ambientes internos sombreados.
Ao ar livre, pode ser cultivada ao lado de plantas maiores que ofereçam sombra nos momentos mais quentes do dia. Dessa forma é uma excelente opção como planta de forração pois seu colorido deixa o jardim muito atraente.
Dentro de casa, escolha um local com boa luminosidade, do contrário, com pouca luz, as folhas roxas perdem a cor voltando ao verde natural.
A planta Lambari é muito sensível ao frio e às geadas. Elas se desenvolvem bem em temperaturas em torno dos 20° a 30° C.
Por ser uma planta rústica aceita os mais variados tipos de solo, desde que sejam bem drenados e férteis.
Para o plantio em vasos, escolha opções com a boca larga, pois seus ramos em contato com o solo se enraízam facilmente. Assim, você terá uma planta volumosa cheia de hastes. Lembrando que os vasos devem ter furos de drenagem para evitar o alagamento do solo.
Embora a Lambari goste de umidade, as regas devem ser moderadas, de forma que o solo deve estar seco antes de regar novamente. Como planta suculenta suporta um período pequeno de seca. Sendo assim, é sempre melhor molhar menos do que exagerar, pois as raízes não funcionam com o encharcamento.
A muda de Lambari pode ser feita por estacas, e é bem simples. Basta cortar uma haste que tenha ao menos dois nós. Coloque-a em um recipiente com água e em duas semanas a planta terá criado raízes. Assim, faça o plantio no local definitivo.
Veja Também:
Posts Recentes:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou desse artigo sobre como cuidar da planta Lambari? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.