Cycas Revoluta Ou Cica: Veja Como Cultivar

Cycas revoluta

A Cica, assim como as samambaias, pertence a um grupo de plantas muito antigo com mais de 270 milhões de anos. Sua aparência lembra uma pequena palmeira, mas são plantas arbustivas tropicais. A Cycas revoluta fica belíssima nos jardins e também plantada em vasos grandes. Conheça a seguir um pouco mais sobre esta espécie.

Sobre a Cycas Revoluta

Embora hoje, sejam encontradas apenas nas áreas tropicais e subtropicais da África Oriental, Madagascar, Sudeste Asiático e Japão, a distribuição da Cycas revoluta no mundo foi muito mais abrangente, sendo rastreada até mesmo no Ártico.

Ela pertence à família Cycadaceae e recebe outros nomes como: Cica, Palmeira-sagu e Sagu. É uma planta dióica, ou seja, tem os sexos feminino e masculino em plantas diferentes. As Cicas masculinas formam grandes espigas e as femininas carregam grupos de megásporos (sementes grandes).

A Cycas revoluta possui tronco grosso e curto que é com folhagem coriácea de cor verde escuro intenso. As folhas individuais são incisas resultando em um formato de penas.

Elas crescem muito lentamente, apesar de plantas adultas terem um crescimento um pouco mais rápido se comparado a planta jovem. Mesmo assim, não passam de 8 ou 10 centímetros ao ano. Aliás, isso explica o alto preço de tamanhos maiores da Cica.

Embora existam cerca de 100 espécies de Cycas, a Cycas revoluta e a Cycas circinalis são as mais comuns no nosso país.

Como Cuidar da Cycas revoluta

Elas gostam de sol pleno e quando cultivadas em meia-sombra, precisam de ao menos 6 horas diárias de luz direta. Suportam temperaturas mínimas de até 1°C.

Se adaptam bem à temperaturas elevadas, porém, dependendo da região do país onde você mora, as folhas da Cica podem ficar queimadas. Sendo preferível, nesse caso, o seu cultivo em vasos para que você possa gradualmente fazer a transição para o sol pleno.

Como é uma planta muito cultivada ao redor do mundo, em alguns países com invernos rigorosos é comum o seu cultivo dentro de casa. No entanto, isso causa o alongamento das folhas em busca de luz além da planta ficar mais suscetível a doenças.

A Cycas revoluta precisa de substrato extremamente permeável, que possibilite a rápida drenagem do solo. Se necessário misture um pouco de areia ou outro material drenante a fim de facilitar a rápida dispersão da água.

Quanto às regas, espere que o solo esteja seco antes de realizar a rega seguinte.

Para cultivar Cica em vasos é necessário escolher um recipiente grande, que tenha duas vezes o diâmetro do tronco. Antes de colocar o substrato prepare uma camada de drenagem no fundo do vaso. Modere as regas da Cica no vaso, pois a tendência é que o substrato demore mais tempo para secar.

Folhas velhas e amarelas são comuns na Cycas revoluta e devem ser retiradas para incentivar o crescimento das novas folhas. Alguns jardineiros preferem arrancar as folhas com as mãos movendo-as de um lado para o outro com um puxão vigoroso. Outros preferem cortar com ferramentas próprias, o que deixa o aspecto do tronco diferente em relação ao outro corte.

Assunto Relacionado: Conheça 5 Dicas De Como Regar As Plantas De Jardim No Verão

Adubo

Como seu crescimento é muito lento, a necessidade de fertilização da Cycas revoluta é baixa. Dê preferência à adubos orgânicos uma ou duas vezes ao ano.

Assunto Relacionado: Adubo Orgânico e Inorgânico: como escolher o melhor?

Propagação

A propagação por sementes é complicada e exige temperatura e umidade controladas. A melhor maneira para conseguir propagar a Cycas revoluta é retirando os brotos laterais que surgem ao pé da planta mãe.

Gostou desse artigo sobre a Cycas revoluta? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.8/5 - (11 votes)

Deixe um comentário